Buscar

Exercício aula1 PEDAGOGIA NAS INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES

Prévia do material em texto

PEDAGOGIA NAS INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	CEL0380_A1_201904026079_V1
	
	
	
	
		Aluno: MARIANA VIEIRA VIDIGAL CÂMARA
	Matr.: 201904026079
	Disc.: PEDAG. INST N ESCOLA 
	2021.3 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Na conjuntua atual a sociedade é considerada como a do conhecimento.(...). Está se acentuando o poder pedagógico dos meios de comunicação: TV, imprensa, escrita, rádio etc. (...). A mídia se especializa em fazer cabeças, não apenas no campo econômico, político; especialmente no campo moral, vemos diariamente a veiculação de mensagens educativas, a disseminação de saberes e modos de agir através de programas, vinhetas e chamadas sobre educação ambiental, AIDS, drogas, saúde. Há práticas pedagógicas nos jornais, nas rádios, na produção de material informativo,(...) guias de turismo, mapas, vídeos, revistas;(...) nas empresas, há atividades de supervisão do trabalho, orientação de estagiários, formação profissional em serviço.(...)".
Escolha dentre os itens abaixo apenas aqueles que representam as novas habilidades exigidas ao trabalhador atualmente
I. Mais capacidade de abstração.
II. Mais capacidade de atenção.
III. Mais atenção ao processo de escolha do trabalhador.
IV. Mais flexibilidade no comportamento profissional.
 
	
	
	
	 I, II, III e IV
	
	
	II, III e IV
	
	
	I e IV
	
	
	I,II e IV
	
	
	I,II e III
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A dicotomia entre professores e especialistas marcou, ao longo da história, as discussões sobre a identidade do pedagogo. A partir dos anos 1990 uma determinada perspectiva sobre essa identidade foi fortalecida. Ela está nas Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Pedagogia/Licenciatura, promulgadas em 2006.
 
Qual destas afirmações expressa essa concepção?
 
	
	
	
	O pedagogo deve optar entre dedicar-se à docência das séries iniciais ou à gestão educacional.
	
	
	 A investigação educacional é tarefa das universidades e sua aplicação é papel dos pedagogos.
	
	
	A identidade do pedagogo se afirma por sua condição de especialista.
	
	
	A docência é a base identitária do pedagogo, além da gestão escolar, de sistemas e de programas não escolares.
	
	
	O planejamento e a avaliação dos sistemas educacionais cabem aos administradores e a gestão escolar aos pedagogos.
	
Explicação:
A partir dos anos 1990 a perspectiva da identidade docente esteve bastante em voga nos debates políticos e acadêmicos
e tendeu para o fato de a docência ser o elemento de identidade do pedagogo mas não o único, pois contempla, também, a gestão escolar, de sistemas educacionais e programas não-escolares.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A pedagogia é um processo sustentado em que uma ou mais pessoas adquirem novas formas ou desenvolvem formas existentes de conduta, conhecimento, prática e critérios, destinadas a ser um provedor e avaliador apropriados, do ponto de vista ou do adquirente ou de alguma(s) outra(s) pessoa(s), ou de ambos. (BERNSTEIN, 1999a apud DANIELS, 2003, p.15). Esta concepção de Pedagogia: (Concurso para Pedagogo ¿ Universidade do Piauí-2011)
	
	
	
	(D) explicita uma natureza naturalista ou do senso comum da pedagogia.
	
	
	(C) afirma que as teorias que subsidiam o discurso pedagógico permanecem tácitas ou são atribuídas ao senso comum;
	
	
	(A) enfatiza a prática pedagógica envolvendo-se somente com as questões de habilidades, métodos e técnicas no processo educativo;
	
	
	(E) toma a prática pedagógica como um acontecimento isolado do contexto social dentre os quais se destacam a individualização dos conhecimentos
	
	
	(B) afirma que os processos de desenvolvimento e aprendizagem devem levar em consideração questões cognitivas, afetivas e de criação de possibilidades.
	
Explicação:
A pedagogia tem como objeto de investigação a educação como prática social. Diferencia-se das demais ciências da educação não só porque investiga a problemática educativa na sua totalidade e historicidade, mas também e, principalmente, porque busca elaborar uma diretriz orientadora para a ação educativa. É uma ciência prática. Parte da prática e a ela se dirige. A pedagogia, então, busca ser um instrumento para a ação dos educadores. Ela não apenas explica ou descreve os fenômenos como as demais ciências da educação, mas orienta a ação, formulando enunciados teóricos da e para a prática educacional. Tem, portanto uma dimensão praxiológica.
A pedagogia realiza uma reflexão sobre as práticas educativas, de modo a orientar o trabalho educativo. Tem como campo de estudo os elementos da ação educativa e sua contextualização. Assim, estuda-se: o educando (o aluno, o aprendiz) enquanto sujeito do processo de socialização e aprendizagem; os agentes de formação (o professor, os educadores); as situações em que se dão os processos formativos; o saber como objeto de transmissão/assimilação e o contexto das instituições (escolas e salas de aula). Em síntese, estuda-se o comportamento do educador e dos educandos, os saberes e os contextos em que se dá a prática educativa. Quaisquer que eles sejam.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Está associada à qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver algum assunto ou tarefa.
	
	
	
	Negação
	
	
	Aptidão
	
	
	Congruência
	
	
	Competência
	
	
	Inteligência
	
Explicação:
Desenvolvimento necessário na área educacional e profissional.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Com relação às modalidades de educação informal, não-formal e formal, é correto afirmar que:
	
	
	
	a educação não-formal é uma educação não-intencional.
	
	
	a educação não-intencional é chamada também de educação informal, ou ainda, educação paralela.
	
	
	a educação formal se aplica apenas à educação escolar.
	
	
	educação não-formal são as atividades com caráter de intencionalidade e com alto grau de estruturação e sistematização.
	
	
	não há interpenetração entre educação informal, não-formal e formal, já que são modalidades distintas.
	
Explicação:
As práticas educativas não se realizam apenas nos espaços escolares. Elas acontecem na sociedade como um todo (na família, no trabalho, na rua, nos meios de comunicação, nos hospitais, na política, nas fábricas, nos museus, etc.) e estão cada vez mais presentes na contemporaneidade. A pedagogia, portanto, não se refere apenas ao ensino e à escola, mas ao conjunto das práticas educativas.
As práticas educativas ocorrem em todos os contextos e âmbitos da existência individual e social, em instituições ou não, sob várias modalidades. Algumas práticas acontecem de forma dispersa, nas quais o processo de construção/reconstrução de saberes ocorre de forma não intencional, configurando a educação informal. Outras práticas educativas ocorrem em instituições não convencionais de educação, mas incluem um certo nível de intencionalidade e sistematização, tais como as que ocorrem nas empresas, nos meios de comunicação, nas ONGs. Trata-se de educação não-formal. Por fim, existem as práticas educativas com maior intencionalidade, sistematização e institucionalização. São as que se realizam nas escolas ou em outras instituições de ensino, compreendendo a educação formal
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A ação pedagógica e a ação docente não são a mesma coisa, não são sinônimos, embora correspondam a dois conceitos que guardam relações entre si.
Tendo em vista a ação pedagógica e a ação docente, assinale com um "V" as alternativas verdadeiras e com um "F" as falsas.
 
(  ) A ação pedagógica corresponde ao processo intencional de transmissão/ apropriação ativa de saberes e modos de ação, considerando os objetivos da formaçãohumana em cada contexto histórico e social.
(   )  A ação didática se refere especificamente ao trabalho docente, à teoria e prática do ensino e aprendizagem, considerando o ensino como um tipo de prática educativa, uma das modalidades da ação pedagógica.
(   )  O trabalho pedagógico não se reduz ao trabalho escolar e docente, embora todo trabalho docente seja um trabalho pedagógico.
(   )  A base da identidade profissional do educador, do pedagogo, é a ação pedagógica, não a ação docente.
 
Assinale a opção que indica a seqüência correta de afirmativas verdadeiras e falsas sobre as afirmativas anteriormente apresentadas:
	
	
	
	V/F/V/V
	
	
	F/F/V/V
	
	
	V/V/V/V
	
	
	F/V/V/V
	
	
	V/V/F/V
	
Explicação:
Para Libâneo (1996, p.120) o trabalho pedagógico não se reduz ao trabalho escolar e docente, embora todo trabalho docente seja um trabalho pedagógico. O trabalho docente é pedagógico porque é uma atividade intencional, implicando uma direção. Todo ensino supõe uma direção pedagógica, intencional, consciente, organizada.
Nessa perspectiva, é possível distinguir ação pedagógica de ação didática. O didático se refere especificamente ao trabalho docente, à teoria e prática do ensino e aprendizagem, considerando o ensino como um tipo de prática educativa, uma das modalidades de trabalho pedagógico.
Entretanto, os conteúdos da educação são, antes de mais nada, conhecimentos pedagógicos, não necessariamente relacionados ao ensino estritamente escolar. A base da identidade profissional do educador é, portanto, a ação pedagógica, não a ação docente. Para o autor, a ação pedagógica corresponde ao processo intencional de transmissão/apropriação ativa de saberes e modos de ação, considerando os objetivos da formação humana em cada contexto histórico e social
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A respeito da pedagogia social, identifique e marque a alternativa incorreta.
 
	
	
	
	Desdobra-se de uma discussão sobre a valorização e a defesa de direitos sociais de minorias.
	
	
	Ocorre na perspectiva do assistencialismo e de ações salvacionistas
	
	
	Assume o viés de uma pedagogia crítica e emancipadora dos indivíduos
	
	
	Área de atuação do pedagogo situada no âmbito da educação não-formal
	
	
	Está voltada para o desenvolvimento social e formação política dos envolvidos.
	
Explicação:
A socio-pedagogia está vinculada aos ideais de emancipação humana e deixou de assumir o caráter salvacionista e reprodutor das relações sociais vigentes.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A respeito da atuação empresarial do pedagogo é correto afirmar que:
	
	
	
	A Pedagogia empresarial é um ramo muito antigo da Pedagogia e tem sua origem no próprio surgimento desta ciência.
	
	
	 
A finalidade é a melhoria (pela via educativa) na qualidade dos serviços que a empresa oferta.
	
	
	A formação dos trabalhadores da empresa é tarefa individual, não sendo necessária a presença de um pedagogo.
	
	
	Os processos de planejamento, capacitação e treinamento não integram o cotidiano de empresas, pois o foco é o atendimento ao cliente
	
	
	É prescindível a presença do pedagogo nas empresas por não haver processos educativos que sejam compatíveis com sua atuação.
	
Explicação:
A excessão da alternativa correta as outras opções apresentam percepções equivocadas a respeito da atuação do pedagogo em espaços não escolares.

Continue navegando