Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO CLÍNICO
1º ETAPA – AVALIAÇÃO DE ESTÉTICA
MHS, 30 anos, professora do ensino fundamental, possui biótipo ginóide, tecido com aspecto “casca de laranja” e lipodistrofia localizada nas regiões da coxa e glúteos. Por ter tido uma gestação há um ano, apresenta estrias rubras e hipotonia tissular moderada no abdome. Na avaliação, relata diabetes controlada, pouca ingestão de água e não realiza atividade física. 
a) Qual a alteração estética que tem como sinal clínico o “aspecto casca de laranja” e qual grau de acometimento. 
R: A alteração é a FEG – Fibroedemagelóide, também chamado de celulite, que depois da puberdade atinge a maioria das mulheres. O acometimento é de grau III, pois fica mais perceptível independentemente da posição da paciente, o que causa transtornos como dor na região, sensibilidade ao toque e perda de temperatura.
b) Qual protocolo de tratamento é indicado nas regiões de coxa e glúteos. Explique. 
R: O protocolo indicado na intradermoterapia é que os ativos intramusculares sejam aplicados nos glúteos e no vasto lateral da coxa, único ponto. Ocorrendo para que possa depositar a medicação de forma profunda no tecido muscular, que é vascularizado e pode absorver a substância de modo rápido. Também porque a via fornece uma ação sistêmica veloz e absorve doses relativamente grandes, como 5mL em locais que são adequados. Sendo assim, nessa área específica os fármacos podem ser o DMAE que é eutrófico (aplicado em qualquer área que tenha flacidez de pele, a partir de 30 anos) e BCAA, usado para ganho de massa magra, pois aumenta a força muscular, aumenta a síntese proteica muscular e ainda ajuda no desempenho físico.
c) Quais procedimentos biomédicos podem ser utilizados no tratamento de estrias e hipotonia tissular? Explique a ação de um destes procedimentos. 
R: Os procedimentos biomédicos que podem ser utilizados no tratamento de estrias são: radiofrequência fracionada, laser ablativo fracionado CO2, micrrodermoabrasão (peeling de cristal), subcisão, ácido retinóico, carboxiterapia, luz pulsada e intradermoterapia. 
O tratamento na intradermoterapia é recomendando para pacientes que tem estrias profundas de muito tempo. Nessa técnica, são injetadas substâncias na pele que atinge o organismo, incentivando e estimulando a formação de colágenos nessas áreas que são afetadas. As substâncias que podem ser aplicadas são: x-adene, trissilinol, vitamina C e gás CO2. O procedimento é feito sob anestesia havendo 10 ou 12 sessões por semana para garantir o bom resultado final. Também pode ser indicado para combater a flacidez ou a perda de gorduras localizadas. Já no tratamento de hipotonia tissular pode ser usado ácidos, crioterapia, microcorrente, Home Care e radiofrequência.

Mais conteúdos dessa disciplina