Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA - AOL 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA – TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS – AOL 5
TEXTO: 
Primeiramente, os métodos de conservação são processos que buscam a extensão da qualidade, validade e propriedades vitais dos alimentos. Existem diversos métodos de conservação que podem ser utilizados, sendo eles, calor, frio, fermentação, aditivos, defumação, entre outros. A escolha irá depender de fatores como tempo de conservação, custo, e principalmente da natureza do alimento. A conservação pelo calor consiste na destruição térmica de microrganismos e na prevenção da recontaminação. Um dos processos, que envolvem este método é o de Pasteurização, utilizada no processo de conservação de diversas bebidas, como leites e sucos, a pasteurização se mostra muito eficiente para líquidos, eliminando por volta de 99-99,5% dos microrganismos, sendo realizado o aquecimento e resfriamento dos alimentos, aumentando seu prazo de validade por criar um ambiente hostil para os microrganismos. Ainda, tem-se a desidratação que irá remover a água dos alimentos em forma de vapor, aumentando a vida útil do alimento pois irá reduzir a sua atividade de água, essa perda de água irá resultar em um aumento da concentração dos nutrientes presentes, como os carboidratos, proteínas e gorduras. Também temos o método de conservação pelo frio, que irá manter as propriedades do alimento fresco, estando sob refrigeração. Um dos processos de conservação deste método é o congelamento, sendo considerado um dos melhores métodos disponíveis para conservação dos alimentos a longo prazo, por que ele mantém praticamente todas as características naturais do alimento, neste método, ele impede que a maior parte de água seja aproveitada pelos microrganismos. Ainda, outro método de conservação é pelo sal, um dos processos mais antigos, em caso de carnes, consiste na retirada de certa quantidade de água do músculo, sendo parcialmente substituído pelo sal, que irá desidratar o produto pela diferença da pressão osmótica. Trazendo para o dia a dia, podemos ver o processo de salga na carne de sol, no bacalhau, esses alimentos tem um grande teor de sal, justamente por terém passado por esse processo de conservação, normalmente antes de consumi-los se faz o processo inverso, coloca os alimentos na água para que ela perca parte do sal presente para que possa ser consumido. E ainda, muito utilizado também, o processo de congelamento, em carnes, frutos do mar, os alimentos in natura, sempre são guardados no refrigerador, para que sejam mantidos por mais tempo todos os seus nutrientes, até o momento em que ele será consumido. Sendo assim, não se pode pensar que os métodos de conservação se aplicam apenas na indústria, muitas vezes na própria residência estamos aplicando esses métodos sem que tenhamos conhecimento, mas mantendo a qualidade do alimento, por isso é tão importante saber a propriedade deles, para que o melhor método seja escolhido.
Referências: 
LEONARDI, Jéssica Gabriela; AZEVEDO, Bruna Marcacini. Métodos de conservação de alimentos. Revista Saúde em Foco, v. 10, n. 1, p. 51-61, 2018.
VASCONCELOS, Margarida Angélica da Silva; MELO, Filho Artur Bibiano de. Conservação de alimentos. 2016.
AZAMBUJA DE FREITAS, Jakeline Marcela et al. Salga seca e úmida de filés de pacu (Piaractus mesopotamicus). Semina: Ciências Agrárias, p. 613-620, 2011.

Continue navegando

Outros materiais