Buscar

Educação e Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva)
Educação e Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino na Área de Língua Portuguesa 
1 - Todos os dias somos confrontados a uma atividade rotineira na sociedade tecnológica: a leitura. Segundo o dicionário, "leitura" é: "Ação de ler, ato de decifrar o conteúdo escrito de algo; ação de compreender um texto escrito: sua leitura foi perfeita". Disserte sobre a leitura como um processo cognitivo e não meramente resultado de uma ação.
FONTE: https://www.dicio.com.br/leitura/. Acesso em: 19 out. 2020.
RESPOSTA: 
A leitura é uma aptidão natural, diferente da escrita que é uma habilidade. A leitura se desenvolve com a compreensão da humanidade e dos recursos da palavra escrita. E o processo cognitivo do cérebro faz o reconhecimento dos signos e os interpreta, e isso faz com que o sentido 
se forme, se recorre a comparações, agrupamentos em frases e parágrafos. A leitura não é só um processo de decodificação de símbolos linguísticos, mas também de fato, interpretar e compreender o que se lê e é também um processo interativo. A compreensão de um texto é o processo de conhecimento que o leitor adquire durante toda sua vida. Esse conhecimento ocorre mediante a interação com vários níveis de conhecimento, como o conhecimento linguístico, textual e conhecimento de mundo. Esse conhecimento abarca o conhecimento que vamos acumulando em nossa memória ao longo de nossa vida e que é explorado no entendimento dos textos lidos. 
2 - A prática da escrita em sala de aula pode representar algumas dificuldades para o professor de língua portuguesa. Os alunos digitais podem mostrar-se reticentes, com efeito, a uma prática que mobiliza várias competências e habilidades, além de demandar atenção e introspecção. Para contornar essa dificuldade, além do desejo de aulas dinâmicas e produtivas, disserte sobre alternativas pedagógicas, citando exemplos de recursos/aplicativos à disposição do professor de Língua Portuguesa para atividades de escrita em sala de aula.
RESPOSTA: 
A escrita eletrônica é comumente tratada como um aparato textual aberto, a conversa escrita através do celular, a escrita com ares de desenho, existem múltiplas possibilidades nas formas de interação através da escrita. O hipertexto é um exemplo, o qual permite o cruzamento entre escrita e oralidade. E também o e-mail, o chat e o wattsApp são agora a escrita, que é a forma de expressão predominante, embora apresente variações com relação à norma, com as abreviações, imagens criadas a partir de justaposição de sinais diacríticos, pontuações e outros recursos 
disponibilizados pelos teclados. O professor pode usar esses recursos para que os alunos troquem informações tratadas na aula e assim chamar mais atenção e interesse dos alunos.

Continue navegando