Buscar

O indivíduo, a sociedade e a organização personalidade, papéis e valores.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Comportamento Organizacional – Unidade 1 Seção 1.1
O indivíduo, a sociedade e a organização: personalidade, papéis e valores
O comportamento organizacional tem por objetivo estudar as relações humanas dentro das organizações. Desse modo, trata da relação do indivíduo com o desempenho organizacional, com a produtividade, com a qualidade do trabalho, com os produtos e serviços oferecidos e também com a qualidade de vida dos colaboradores dentro de uma organização.
Todo indivíduo ao nascer é cercado por outros indivíduos. Inicialmente, convivemos apenas com a família e amigos muito próximos, o que já vai modelando nosso comportamento de acordo com as características deste grupo social ao qual estamos inseridos. Durante o nosso desenvolvimento, nosso grupo de convivência social vai sendo ampliado e nosso aprendizado também. No entanto, apesar de todos os estímulos que recebemos do ambiente externo que vão aos poucos moldando nossas atitudes e personalidade, cada indivíduo é único e seu padrão de percepção, emoção, motivação e comportamento também é singular.
O comportamento define como a pessoa reage aos estímulos que encontra no ambiente, de acordo com suas percepções, valores, estado emocional, personalidade e a visão que ela tem de si mesmo. As diferenças individuais fazem com que os comportamentos de cada indivíduo sejam distintos, uma vez que cada um teve suas experiências de vida e sua personalidade e valores moldados de maneira única.
A sociedade é outro ponto de estudo importante, pois os estímulos que recebemos do meio social onde estamos inseridos e os papéis sociais que desempenhamos ao longo da vida são importantes no desenvolvimento da nossa personalidade e acabam definindo nosso padrão de comportamento tanto pessoal quanto profissional. Cada grupo social tem suas características próprias, de acordo com seus valores e normas. São estes estímulos que recebemos dos grupos sociais aos quais pertencemos que vão moldando nossa personalidade e, consequentemente, nosso comportamento.
As organizações nada mais são do que um conjunto de pessoas que combinam seus esforços para alcançar um objetivo comum e chegarem a resultados que não teriam condições de conquistar individualmente.
Atitudes podemos definir atitude como a forma de agir ou reagir de uma pessoa frente a um estímulo, que pode tanto ser uma pessoa ou objeto, uma ideia ou uma situação. As atitudes de um indivíduo estão diretamente ligadas à sua percepção, sua personalidade e suas motivações, e influenciam seu comportamento e seus relacionamentos no ambiente organizacional.
As atitudes possuem três componentes: cognitivo, afetivo e comportamental.
Personalidade pode ser definida como a forma de pensar, sentir, se expressar e agir, que combinados transformam-se em padrões únicos de comportamentos de cada pessoa, tornando cada indivíduo em único. Esses processos geralmente são estáveis e são determinantes das características das tendências comportamentais de cada pessoa ao longo da sua vida.
As características mais duradouras que definem a nossa personalidade são chamadas de traços de personalidade, que descrevem nossas principais qualidades e particularidades, que acabam por definir nosso comportamento, tais como, agressividade, timidez, preguiça, ambição, submissão, lealdade, espontaneidade, dentre outras.
Os valores pessoais de um indivíduo começam a ser aprendidos na infância, e vão se moldando de acordo com os valores dos grupos sociais em que ele está inserido, que são aqueles mesmos grupos que moldaram sua personalidade. Em geral, esses valores são aprendidos com base em pessoas próximas ou personalidades que admiramos e tomamos como modelo e passamos a nos identificar. Esses valores pessoais dizem respeito às crenças que são importantes para que o indivíduo oriente sua vida, guiando sua conduta.
Cada pessoa possui sua escala de valores de acordo com o que aprendeu em sua vida e o que considera importante. Essa escala de valores norteia todas as decisões que cada pessoa toma na sua vida, sejam elas decisões pessoais ou profissionais.
Os valores podem ser classificados em dois tipos: 
Valores Terminais: que se referem aos objetivos finais desejáveis.
Valores Instrumentais: que dizem respeito aos meios para alcançar estes objetivos finais, ou seja, como atingir os valores terminais.

Continue navegando