Buscar

COMPETÊNCIAS GERENCIAIS 10

Prévia do material em texto

COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	GST1674_A10_202003188174_V1
	
	
	
	
		
	
	
	
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		A liderança não ocorre no isolamento, ou seja, não há líderes sem seguidores. Atualmente, ela estabelece uma atuação que adapte uma gestão mais participativa, ou seja, com maior afinco às pessoas de modo a influenciar o alcance de objetivos e metas que são importantes para a organização e para si próprios. De acordo com a aula 10 qual o tipo de liderança que podemos atribuir a este contexto?
	
	
	
	Liderança por Resultados
	
	
	Liderança Coercitiva
	
	
	Liderança Democrática
	
	
	Liderança Autocrática
	
	
	Liderança Liberal
	
Explicação:
A Liderança Democrática envolve os subordinados nos planos, políticas, procedimentos e metas empresariais, facilitando as discussões e a produtividade.
Esse perfil de liderança tem maior eficácia e traz bons resultados em situações como:
· Na rotina de cada dia de trabalho;
· Quando houver maior necessidade de comprometimento por parte das pessoas;
· Desenvolvimento dos subordinados em termos de comportamento e no estabelecimento de um relacionamento baseado em confiança.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Dentre as principais atividades dos gestores clássicos, podemos citar:
	
	
	
	Lidam com complexidade; Planejam e organizam;
	
	
	Produzem mudanças; Criam valores;
	
	
	Alinham pessoas; Enfatizam transformações;
	
	
	Estabelecem direção;
	
	
	Estabelecem estratégias;
	
Explicação:
Ao pensarmos na expressão "Gestores Clássicos", podemos nos remeter a um período passado e que apresentava uma premissa de atuação baseada na centralização e no planejamento, o que contribuia para que o conhecimento de todo o processo pudesse ser específico de quem assumia o poder e conhecia toda a complexidade do processo.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Henry Mintzberg fez um mapeamento do que CEOs de companhias realizavam em seus trabalhos. O resultado de sua pesquisa mostrou que as tarefas clássicas de planejamento, controle e contratação de funcionários não eram o enfoque desses líderes. Assinale, dentre as alternativas a seguir, aquela que demonstra os três papéis principais desses líderes.
	
	
	
	 
    Interpessoal (lidar com relacionamentos), Informatização (informatizar as organizações) e Decisão (tomar decisões).
 
	
	
	 
    Atendimento (atender os clientes), Informação (transferir informação) e Decisão (tomar decisões).
 
	
	
	 
    Interpessoal (lidar com relacionamentos), Informação (transferir informação) e Decisão (tomar decisões).
 
	
	
	 
    Avaliação (criar as avaliações), Informação (transferir informação) e Decisão (tomar decisões).
 
	
	
	 
    Interpessoal (lidar com relacionamentos), Informação (transferir informação) e Orientação (orientar os colaboradores).
 
	
Explicação:
 
Henry Mintzberg fez um mapeamento do que CEOs de companhias realizavam em seus trabalhos, a fim de averiguar se as noções clássicas de gestão eram mapeadas contra o comportamento real dentro das organizações. O resultado de sua pesquisa mostrou que as tarefas clássicas de planejamento, controle e contratação de funcionários não eram o enfoque desses líderes. Em seu lugar foram encontrados três papéis principais: Interpessoal (lidar com relacionamentos), Informação (transferir informação) e Decisão (tomar decisões).
 
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Da mesma forma que o mapeamento de Mintzberg, John Kotter realizou uma pesquisa com os mesmos objetivos com vários gestores em diversas indústrias. Seus resultados, próximos aos de Mintzberg, não conseguiram mapear as características clássicas de gestão às ações reais. Seus achados apontavam para dois desafios e dilemas básicos no trabalho de gestão. Aponte a única alternativa que apresenta 1(um) destes desafios:
	
	
	
	Prever o quantitativo de empregados necessários para a área de sistemas de informação, para os próximos 3, 6 e 12 meses.
	
	
	Realizar ações com grupos grandes e diversos de pessoas sobre as quais se tem pouco controle direto.
	
	
	Estabelecer políticas referentes a área de cargos, salários e benefícios, visando a retenção de talentos.
	
	
	Elaborar previsão de produção de equipamentos, visando atender aos clientes das regiões sul e nordeste, até dezembro de 2020.
	
	
	Monitorar ações de prevenção de acidentes, visando a integridade física dos empregados das áreas administrativa e de produção.
	
Explicação:
Uma das características do processo coletivo de trabalho na contemporaneidade, está associada à possibilidade de grandes grupos de pessoas interagindo para a realização de uma única tarefa, ainda que dimensionada por etapas e cada uma deslas seja cuidada por um grupo específico.
Isto passa a ser um grande desafio para o gestor atual, já que ele precisará ter uma dimensão maior do seu envolvimento com estas pessoas e, efetivamente, contribuir para que elas conheçam o fluxo de todo o processo e saibam o valor do trabalho de cada uma/equipe, para a realização do todo.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Pesquisas na área de liderança levaram a uma série de classificações sobre seus estilos. Kurt Lewin identificou três tipos de liderança distintos nas organizações em relação ao uso do poder e da autoridade (MAXIMIANO, 2006). Quais são os três tipos de liderança em questão? Marque a opção correta:
	
	
	
	Estilo visionário; Estilo democrático e Estilo afetivo.
	
	
	Estilo coaching; Estilo autoritário e Estilo liberal.
	
	
	Estilo diretivo; Estilo participativo e Estilo modelador.
	
	
	Estilo afetivo; Estilo coaching e Estilo autoritário.
	
	
	Estilo autocrático; Estilo democrático e Estilo liberal.
	
Explicação:
Na liderança autocrática, o líder centraliza totalmente a autoridade e as decisões, e os subordinados não têm nenhuma liberdade de escolha. A figura do ¿chefe¿ se sobressai e as pessoas recebem ordens, possuindo pouco espaço para questionamentos ou sugestões. O líder autocrático costuma: Ser dominador
Neste modelo de liderança, o líder permite total liberdade para a tomada de decisões individuais ou em grupo, participando delas apenas quando solicitado. A liderança liberal enfatiza somente o grupo. A Liderança Liberal permite que os indivíduos detenham a liberdade na execução dos seus projetos, já que o líder é visto como facilitador do processo sendo o responsável por transmitir as informações e estimular a criatividade dos membros. Dessa forma, a supervisão não constante permite que as pessoas possuam maior responsabilidade no projeto e o líder seja o agente transmissor de informações.
A Liderança Democrática envolve os subordinados nos planos, políticas, procedimentos e metas empresariais, facilitando as discussões e a produtividade.
Esse perfil de liderança tem maior eficácia e traz bons resultados em situações como:
· Na rotina de cada dia de trabalho;
· Quando houver maior necessidade de comprometimento por parte das pessoas;
· Desenvolvimento dos subordinados em termos de comportamento e no estabelecimento de um relacionamento baseado em confiança.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O líder conduz e orienta o grupo incentivando a participação das pessoas. Líder e subordinados desenvolvem comunicações espontâneas, francas e cordiais. Há umagrande integração grupal dentro de um clima de satisfação. Neste caso estamos lidando com o estilo de liderança conhecido como:
	
	
	
	liberal
	
	
	democrático
	
	
	visionário
	
	
	paternalista
	
	
	autocrático
	
Explicação:
O líde democrático estimula a interação e integração do grupo, valoriza os processos relacionais, incentiva a comunicação, favorece o compartilhamento das ações e, viabiliza a participação do grupo com proposições de soluções para as dificuldades do processo.

Continue navegando