Buscar

portifolio 5 ciclo ginatica de academia

Prévia do material em texto

Educação Física Bacharel 6º semestre
Ginástica de academia
Trabalho referente ao portfólio 05 ciclo de aprendizagem
Marcelio Alves pinheiro Ra 8024542
Descrição da atividade 
Elabore um texto abordando a seguintes questões:
1)Qual a influência da mídia na escolha das atividades em academia, apontando dois exemplos de atividades que, nos últimos anos, passaram a ser praticadas por grande número de adeptos.
 2)Apresente duas implicações, uma positiva e outra negativa, do papel da mídia como influenciadora para a prática de novas atividades em academia. 
3)O profissional de educação física está preparado ou se preparando para essas “novas tendências”?
TEXTO
 Uma das características marcantes da atual sociedade é ter a mídia como tendência de comportamento. A busca para atingir certos padrões de beleza pode trazer sérios riscos à saúde, quando os limites fisiológicos são desrespeitados, além de geralmente serem atribuídas a resultados rápidos com pouco esforço. O presente artigo tem como objetivo discutir as relações entre a influência da mídia na aquisição de aparelhos de atividade físicos não monitorados e a utilização sem o devido acompanhamento profissional. O método de pesquisa consiste analise de uma propaganda e questionário de profissionais de Educação Física, especializados em trabalhar em academias de ginástica e musculação, apontando possíveis riscos detectados à saúde dos usuários, que não há resultados comprovados da utilização dos aparelhos, não há preocupação com a saúde e supervalorização da estética. Uma das características marcantes é ter a mídia como “o agente difusor do culto ao corpo como tendência de comportamento”. No Brasil, principalmente a mídia televisiva tem uma forte participação na construção de tendências, padrões e valores sociais relativos ao corpo, e busca conseguir isto através de técnicas de marketing, por vezes apelativas, conhecedoras de seu público-alvo, Aponta como atividades que vem crescendo dentro das academias nos últimos anos o Crossfit, devido à intensidade em que acontece o treino, auxiliando aos seus praticantes de maneira mais efetiva na parte do emagrecimento e o treinamento funcional, que vem crescendo muito devido à capacidade que ele tem de oferecer um trabalho individualizado, sobretudo em época de pandemia, onde as atividades em grupo estão proibidas, dependendo do local. , entre as atividades que são bastante praticadas nas academias são as aulas de zumba, e spining, step, são alguns exemplos. A mídia têm se mostrado uma grande aliada no sentido de informar os benefícios da atividade física, alimentação e hábitos de vida saudável, em contrapartida ela detém o controle das pautas a serem discutidas é ela quem determina o que deve ser noticiado pelos veículos de informação, logo, a própria mídia pode excluir aquelas questões/informações que possam vir a contestá-la, pois a padronização da sociedade é de grande interesse da mídia, tendo em vista que, uma massa uniforme é muito mais fácil de ser conhecida e assim manipulada para um modo de vida capitalista. O profissional de educação física este sim preparado para novas tendências do mercado fitnes,ate mesmo para si enquadra no mercado ou ate mesmo fazer uma reciclagem para si inteirar.
 Referencia bibliográfica:
*BAYER, S. A.; CARLINI, C. A. Diretrizes básicas para o funcionamento de uma academia de giná stica. Ágora R. Divulg. Cient., v. 17, n. 2, p. 117-129, 2012. Disponível em: <http://www.periodicos.unc.br/index. php/agora/article/view/187>. Acesso em: 27 jan. 2020
*COELHO FILHO, C. A. A. O discurso do profissional de ginástica em academia no Rio de Jan eiro. Movimento, Ano 6, n. 12, 2000/2001. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2496>. Acesso em: 27 jan. 2020. 
*GOMES, I. R.; CHAGAS, R. A.; MASCARENHAS, F.A indústria do fitness, a mercantilização das práticas corporais e o trabalho do professor de Educação Física:o caso Body Systems.Movimento, Porto Alegre, v. 16, n. 4, p. 169-189, o ut./dez. 2010. Disponível e m: <http://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/14561/10850>. Acesso em: 27 jan. 2020.

Continue navegando