Buscar

AV2 -Oficina de Letras II (Português)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Módulo A - 68641 . 7 - Oficina de Letras II (Português) - D1.20221.AC
AV2
Questão 1 - OFICINA DE LETRAS II
Código da questão: 99153
O conceito de coerência é compreendido como um termo que se estabelece na interação, via interlocução. Tal método anuncia o sentido textual para os sujeitos que estão conectados à inteligibilidade do texto. Deste modo, analise cada assertiva: se V (verdadeiro) ou F (falso) e marque a única alternativa correta sobre as sequências das referidas informações acerca da coerência.
(...) A coerência é um processo ininterrupto de sentidos, cuja interpretabilidade do texto aconteça de maneira compreensível, lógica. 
(...) A coerência trata dos aspectos de organização e estabilização do sujeito no texto, tendo por base a continuidade de sentidos no contexto de ativação das ideias textuais. 
(...) a coerência traz em si uma forma multifacetada, cujos conhecimentos linguísticos, de mundo e dos aspectos pragmáticos e interacionais são basilares para tal essência conceitual.
(...) Os referidos fatores pragmáticos são fundamentais ao envolver o contexto situacional: sociocultural, circunstancial, os sujeitos interlocutores, suas crenças e vontades comunicativas, construindo uma lógica e continuidade textualmente semântica.
(...) Conforme Platão e Fiorin, há distintos níveis de coerência, a saber: coerência narrativa; argumentativa; figurativa; espacial; temporal; e a coerência no nível da linguagem
A)V, V, V, V, V
B)F, F, V, V, F
C)V, V, F, F, V
D)F, V. V, F, V
E)V, V, V, V, F
Questão 2 - OFICINA DE LETRAS II
Código da questão: 99131
Nos dizeres de Lima (2021), os aspectos das Análises Interfrásicas e Gramaticais do texto embasam a fase inicial da Linguística Textual, dos 60 até a década de 70, anunciando os conceitos gerativistas, estruturalista e funcionalista, que tratavam o texto como uma sequência de unidades linguísticas. Isto posto, analise cada assertiva: se V (verdadeiro) ou F (falso) e marque a única alternativa correta sobre as sequências das referidas informações. 
(...) Destacam-se, nesse contexto, Halliday & Hasan (1976), ao desenvolverem os processos de correferências anafóricas e catafóricas, conceitos que permitem objetivar se uma série de sentenças é ou não um texto, afinal são suas relações, via coesão, que forjam sua textura.
(...) Os estudos de Isemberg (1968) e de Vater (1979) acerca das anáforas do tipo associativas, cuidado das partes maiores ou menores de um texto, sem a totalidade, são também importantes. 
(...) Neste contexto, vem a necessidade de ampliar, via as gramáticas textuais, embasados nos estudos de Chomsky. 
(...) O texto, agora, elevado a uma unidade linguisticamente superior, daí vozes fundamentais como a de Weinrich (1971), Petofoli (1973) e Van Dijk (1972).
(...) Após esta fase, veio a abordagem semântica, cabendo a ela a explicação das estruturas dos significados do texto, além das relações de sentido. Dentre os nomes a destacar, se tem: Dressler (1972); Charolles (1978) e as macrorregras da coerência textual; Filmore (1969), entre outros.
A)V, V, V, V, F
B)V, V, F, F, V
C)F, F, V, V, F
D)V, V, V, V, V
E)F, V. V, F, V
Questão 3 - OFICINA DE LETRAS II
Código da questão: 99162
Segundo Geraldi (1997), observa-se que, ao se objetivar os textos escolares, há “muita escrita e pouco texto”, e afirma que para produzir um texto é fundamental alguns preceitos basilares. Analise cada assertiva e marque a única falsa sobre o referido tema.
A)Tais características não podem fazer o(a) escritor(a) definir-se pelo gênero textual adequado à situação sociocomunicativa, quer o texto artístico, quer acadêmico ou técnico.
B)Que se escolha as estratégias para realizar as referidas ações anteriores.
C)Cabe ao locutor se constituir como tal, enquanto sujeito que diz o que diz, e para quem diz.
D)Ter um motivo para dizer o que se tem a dizer.
E)Ter o que dizer.
Questão 4 - OFICINA DE LETRAS II
Código da questão: 99156
Todo texto é produzido com a intenção de ser lido e compreendido por um(a) receptor(a) da comunicação, o rema a ser trabalhado (conforme Koch (2014), é a informação nova, a partir de um tema dado), e deve tratar, fundamentalmente, de contextos acessíveis ao leitor(a). Analise cada assertiva e marque a única falsa sobre os referidos conceitos.
A)A Intencionalidade revela o esforço do(a) produtor(a) textual ao elaborar uma comunicação eficiente, capaz de proporcionar um discurso, quer coerente, quer coeso e, assim, satisfazer os objetivos de ambos os interlocutores.
B)A Situacionalidade direciona o sentido do discurso, quer em sua produção, quer também em seu entendimento, e consequentemente interfere diretamente na produção textual. A função desse critério de textualidade é adequar o texto à situação em que há uma comunicação.
C)A Aceitabilidade não se conecta à Intencionalidade, pois anuncia a atitude do(a) receptor(a) do texto. Há uma dialética com a pragmática, já que diz respeito à expectativa do(a) receptor(a), daí a problemática em estabelecer os seus limites.
D)A Intencionalidade anuncia uma ideia acerca do que o texto e o(a) autor(a) pretendem tratar durante todo o desenvolver do enunciado, ou seja, a intencionalidade está conectada aos objetivos pretendidos pelo(a) autor(a).
E)A Situacionalidade anuncia a adequação do ato de se manifestar linguisticamente, em determinada situação comunicativa do texto, anuncia tal conceito, e este se relaciona ao contexto, sempre se referindo ao fato de relacionar o evento textual à determinada situação comunicativa.
Questão 5 - OFICINA DE LETRAS II
Código da questão: 99140
Sobre as contribuições que a Linguística Textual promove para o ensino de Língua Portuguesa no ambiente educacional, há uma perspectiva sociointeracionista da linguagem, anunciada em uma “interação” entre os sujeitos sociais, conforme Ingedore Koch (1999), plenos de atividades sociocomunicativas. Deste modo, analise cada assertiva: se V (verdadeiro) ou F (falso) e marque a única alternativa correta sobre as sequências das referidas informações acerca de cada fase.
(...) Compreendemos o contexto, não só dialogando com o cotexto, mas como relação de interação (sociopolítica), bem como o contexto entre os interlocutores.
(...) O cotexto é um dos principais processos de solução das eventuais ambiguidades ou da heterogeneidade de sentido dos enunciados
(...) Diferencia-se do contexto, este usado para denominar as instâncias enunciativas e os elementos extra-linguísticos fundamentais para a compreensão de um texto ou de um discurso
(...) São fundamentais os conhecimentos presentes, via memória dos sujeitos, na verbalização de seus discursos. 
(...) Os conhecimentos relevantes, são: o linguístico, enciclopédico, situacional, superestrutural (os gêneros e os tipos textuais), o estilístico e, por fim, a intertextualidade.
A)V, V, V, V, V
B)F, V. V, F, V
C)V, V, F, F, V
D)V, V, V, V, F
E)nao F, F, V, V, F
Questão 6 - OFICINA DE LETRAS II
Código da questão: 99145
Gumperz (apud KOCH, 1999) teoriza sobre as pistas de contextualização: os referenciais verbais e os não-verbais usados pelos falantes/ouvintes, ou na interação face a face, organizando o que é dito em determinado tempo e certo lugar ao conhecimento adquirido através da experiência e vivência dos sujeitos, objetivando detectar as pressuposições em que se devem fundamentar para manter o envolvimento conversacional e ter acesso ao sentido pretendido. Deste modo, analise as assertivas a seguir e marque a alternativa correta acerca das conceituações do referido autor:
I A prosódia (no tocante à entonação, acento de intensidade, mudanças de clave). 
II Os sinais paralinguísticos (pausas, hesitações, sobreposições de turnos, tom e volume de voz; escolha do código ou do registro).
III As formas de seleção lexical ou expressões formuladas.
IV Os gestos, expressões fisionômicas, movimentos de corpo ou dos olhos.
V Os gestos, expressões fisionômicas, movimentos de corpo ou dos olhos, que podem significar apoio, oposição, ironia ou sarcasmo, ênfase, aborrecimento, entre outras intenções.A)Somente as II, III, V
B)I, II, III, IV, V
C)Somente as I, III, IV
D)Somente as I, IV, V
E)Somente as II, IV, V
Questão 7 - OFICINA DE LETRAS II
Código da questão: 99163
Os estudos de Neuza Gonçalves Travaglia (1993), no Brasil, foram o início acadêmico de tal abordagem da Linguística. Travaglia fundamenta que traduzir envolve alguns critérios, quer linguísticos, quer textuais. Analise as assertivas a seguir e marque a alternativa correta acerca dos referidos critérios. 
I O conhecimento linguístico, o conhecimento de mundo; o conhecimento partilhado.
II A informatividade; a relevância.
III A focalização; a inferência.
IV Os fatores pragmáticos; a situacionalidade, a intertextualidade.
V a intencionalidade e a aceitabilidade.
A)Somente as II, IV, V
B)I, II, III, IV, V
C)Somente as I, IV, V
D)Somente as I, III, IV
E)Somente as II, III, V
Questão 8 - OFICINA DE LETRAS II
Código da questão: 99135
Em Linguística de texto – o que é e como se faz, obra de Luiz Antônio Marcuschi, o autor diz que se interessa muito mais pela prática do que pelas teorias acerca da Linguística de Texto, objetivando o ensino da língua, via perspectiva textual. Isto posto, analise as assertivas a seguir e marque a alternativa correta acerca das conceituações de Marcuschi.
I Fatores de contextualização: contextualizadores (assinatura, localização, etc.) e perspectivos (título, início, autor(a), etc.).
II Fatores de conexão sequencial (coesão): repetidores, substituidores, sequenciadores e moduladores.
III Fatores de conexão conceitual-cognitiva (coerência): relações lógicas e modelos cognitivos globais.
IV Fatores de conexão de ações (pragmática): intencionalidade, informatividade, situacionalidade, aceitabilidade e intertextualidade.
V Fatores de conexão de ações (pragmática): situacionalidade, aceitabilidade e intertextualidade.
A)I, II, III, IV, V
B)Somente as I, IV, V
C)Somente as II, IV, V
D)Somente as I, III, IV
E)Somente as II, III, V
Questão 9 - OFICINA DE LETRAS II
Código da questão: 99159
O Hipertexto: de maneira inovadora, se virtual, traz a inserção de um texto dentro de outro. Se origina da Rede de Informações, via tecnologia, não linear e interativa, via os links presentes nos textos on-line. Analise cada assertiva e marque a única falsa sobre o referido conceito.
A)Por tratarmos de linguagem, língua, comunicação, interação, a concepção de textos lineares ou multilineares é antiga, e bem anterior aos computadores.
B)Vivemos em duas instâncias de uso da linguagem: a “real” e a virtual. As atividades mediadas pela linguagem, “em interações face a face ou mediadas por papel, áudio ou vídeo, podem, hoje, ter sua contrapartida na Internet”, isto é, pela mediação do computador.
C)Nas Enciclopédias e Dicionários tal essência já se fazia presente, ou nos jogos para crianças, via interação na contemporaneidade, cuja virtualidade ampliou a relação sensorial.
D)Tal perspectiva de leitura e dialética com o texto virtual não possibilita novas produções textuais e informações, nem reinventa a relação de leituras, não mais estáticas ou direcionadas, multiplicando, visual, sonora, tátil o universo do público leitor atual.
E)A Internet “oferece tecnologias que permitem a criação de textos graficamente mais criativos e novas formas de comunicação e interação que superam limites de tempo e espaço”.
Questão 10 - OFICINA DE LETRAS II
Código da questão: 99150
O processamento textual é organizado por um modelo cognitivo, no dizer de Van Dijk (apud KOCH, 1999), um modelo cognitivo de contexto. Há, segundo o autor referido, neste tema, diversos fatores. Deste modo, analise cada assertiva: se V (verdadeiro) ou F (falso) e marque a única alternativa correta sobre as sequências das referidas informações. 
(...) Dentre os fatores apontados por Van Dijk: papeis, posições e relações sociais dos sujeitos que interagem, no tocante aos objetivos, propósitos, interesses, expectativas, opiniões destes; somados aos contextos das relações de grupos sociais a que pertencem (via idade, etnia, gênero, classe social, profissão).
(...) Dentre os fatores apontados pelo referido autor: ideologias, ampliando para os gêneros textuais, variedade das línguas, preferências culturais e momentos relativos ao tempo, lugar, objetos e tipos de intervenção.
(...) Se por um lado os modelos cognitivos: frames, scripts, cenários, modelos episódicos, esquemas, modelos mentais, são responsáveis por controlar o conteúdo semântico do texto, os modelos de contexto controlam o como, o modo que os interlocutores formulam os conteúdos em diálogo com o contexto e a relação de interação dos sujeitos.
(...) Van Dijk reforça o papel dos modelos de contexto, pois estes controlam o fluxo de informações entre os demais modelos e o texto. 
(...) Segundo o autor há a monitoração relativa à interação total, mais uma vez o “balanceamento” entre o implícito e o explícito, e a leitura em contexto para a busca de sentido.
A)V, V, F, F, V
B)V, V, V, V, V
C)F, V. V, F, V
D)V, V, V, V, F
E)F, F, V, V, F

Outros materiais