Buscar

Atividade Reflexiva- Unidade 1 BNCC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome Completo:Katheryn Cristine Flor Feitosa 
	RGM: 30274222
	Instituição:Cruzeiro do Sul Virtual
	Data:20/03/2022
	Curso:Pedagogia
	Disciplina:Prátia de ensino dos anos iniciais do ensino fundamental
	Atividade: Atividade reflexiva I
 Atividade Reflexiva – Unidade I
- Apresentação da Metodologia de trabalho e da(s) competência(s) da BNCC.
- Análise crítica da metodologia apresentada, levando-se em conta as competências gerais da BNCC.
Hoje, com a tecnologia cada vez mais presente na vida cotidiana dos alunos a um movimento de mudança no âmbito da educação, é preciso pensar em metodologias ativas segundo a BNCC que consigam prender a atenção dos alunos .Uma vez que eles têm cada vez menos aderência a aulas apenas expositivas. Precisam também desenvolver competências e habilidades exigidas pelo mercado de trabalho como: criatividade, proatividade, flexibilidade, saber trabalhar colaborativamente e ser capaz de criar soluções para os problemas à medida em que eles forem surgindo. Diante deste cenário como trabalhar os conteúdos, garantir a aprendizagem, desenvolver competências e habilidades e tornar o processo de ensino atrativo para o aluno? O professor e pesquisador José Moran defende que: “A tecnologia traz hoje é integração de todos os espaços e tempos. O ensinar e aprender acontece numa interligação simbiótica, profunda, constante entre o que chamamos mundo físico e mundo digital. Não são dois mundos ou espaços, mas um espaço estendido,uma sala de aula ampliada, que se mescla, hibridiza constantemente. ”Este tipo de metodologia está de acordo com o objetivo geral número cinco da BNCC “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”.
As atividades em sala de aula devem envolver uma quantidade significativa de questionamento, resolução de problemas e de outras atividades de aprendizagem ativa, obrigando o aluno a recuperar, aplicar e ampliar o material aprendido online s (BACICH e MORAN, 2018).
Referências:
Universidade Cruzeiro do Sul EaD. Apostila - Unidade I – Prática de Ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental e o Estágio Supervisionado.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual. v. 10.1. Brasília, DF, 1997a. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro101.pdf>. Acesso em: 31 mai. 2019.

Outros materiais