Buscar

Avaliação Final (Objetiva) Individual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sindicalismo e Negociação Coletiva
Avaliação Final (Objetiva) – Individual
1 Normas Coletivas são instrumentos negociados entre sindicatos representativos de categorias profissionais e sindicatos econômicos/patronais que conferem condições de trabalho aplicáveis aos trabalhadores, como meio de criar ou ampliar benefícios, além de estatuir obrigações e deveres às partes, privilegiando as relações negociais.
Com relação às normas coletivas de trabalho, assinale a alternativa CORRETA:
A)  O processo de prorrogação de Convenção ou Acordo será automático, desde que não haja manifestação expressa em sentido contrário da Assembleia Geral dos sindicatos convenentes.
B)  Acordo Coletivo de Trabalho é o acordo de caráter normativo pelo qual se estipulam condições de trabalho aplicáveis, no âmbito das respectivas representações, às relações individuais de trabalho.
C)  Os sindicatos representativos de categorias econômicas ou profissionais e as empresas, inclusive as que não tenham representação sindical, quando provocados, não podem recusar-se à negociação coletiva.
D)  Convenção Coletiva de Trabalho é o acordo de caráter normativo pelo qual se estipulam condições de trabalho aplicáveis, no âmbito da empresa ou das empresas acordantes, às respectivas relações de trabalho.
2 (ENADE, 2009) A Metalúrgica Ferro e Aço está com dificuldades financeiras devido à forte concorrência no mercado. Sônia, sua gerente de recursos humanos, foi encarregada de negociar com o sindicato de classe a melhor saída para evitar demissões em massa. Para levar avante as negociações, de modo satisfatório tanto para a empresa quanto para os empregados, optou pela negociação denominada coletiva. Nesse caso, o que a negociação escolhida conduz?
A)  A uma solução integradora quando os interesses em conflito são importantes demais para uma solução de meio termo, e o objetivo principal é aprender.
B)  A uma decisão que especifica a responsabilidade de cada uma das partes para um período definido de dois ou três anos.
C)  A uma discussão de um bolo fixo e focaliza a obtenção da máxima participação ou da maior fatia desse bolo, apenas para uma das partes.
D)  A uma parte contar à outra o que ela deseja, baseando-se em uma situação incerta e sob pressão, o que pode conduzir a um acordo aceitável.
3 Cabe ao Estado, a partir da Constituição de 1988, autorizar a fundação dos sindicatos, mas não interferir em sua organização. Com isso, os sindicatos ganharam algumas garantias referentes à liberdade sindical. Dentro desse contexto, analise as sentenças a seguir:
 I Cabe ao sindicato o direito de eleger seus dirigentes de modo livre.
 II- Cabe ao sindicato a liberdade sindical, mas esta não exclui a fiscalização estatal nas eleições sindicais.
 III- Cabe ao sindicato sua organização e gestão, mas com a ingerência do Estado.
 IV- Cabe ao sindicato desenvolver seus estatutos e regulamentos. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A)  As sentenças II e III estão corretas.
B)  As sentenças I e IV estão corretas.
C)  As sentenças I, II e III estão corretas.,
D)  As sentenças III e IV estão corretas.
4 A realização da greve é um mecanismo utilizado pelos trabalhadores de diferentes partes do mundo para alcançar melhorias em sua situação de trabalho, como em questões de segurança, benefícios trabalhistas ou salariais. Sobre a greve, assinale a alternativa INCORRETA:
A)   A paralisação pode ser total ou parcial e em caráter individual, o que não poderá significar a dispensa por justa causa.
B) As greves eram eventos raros no século XIX, principalmente porque eram ilegais.
C)  No Brasil, para que haja o exercício da greve, é obrigatória a participação do sindicato da categoria, uma vez que é atribuição dele a defesa dos interesses individuais e coletivos dos trabalhadores que fazem parte dele.
D)  A greve é um direito do trabalhador. Se for decretada não abusiva, a paralisação é justa, devendo haver o pagamento dos salários aos trabalhadores.
5 A greve encontra respaldo na história, pois em uma visão capitalista o trabalhador encontra-se em um nível inferior em relação aos empregadores. Com isso, a greve significa uma luta de classes entre as partes e na tentativa de impor sua vontade perante o outro. Nesse sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 (v ) No Brasil, a realização de uma greve pode acontecer mediante a participação do sindicato da categoria. 
( ) Mesmo em serviços essenciais para a sociedade, como o fornecimento de energia, os trabalhadores podem fazer greve e parar totalmente a prestação desses serviços. 
(v ) Greve é um instrumento utilizado para resolver as diferenças entre funcionários e empregadores. 
(f ) A comunicação sobre a greve aos empregadores deve ser realizada pelo sindicato por meio de um simples aviso com 24 horas de antecedência. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)  V - F - V - F.B)  V - F - V - V.C)  F - V - F - F.D)  V - V - F - F.
6 Na disciplina de Sindicalismo e Negociação Coletiva você estudou, entre outros assuntos, sobre um dos direitos fundamentais de todo trabalhador: a greve. Esse assunto é tão importante que merece ser revisado com quatro termos tratados durante toda a disciplina: Acordos Coletivos; Convenções Coletivas; Comissão de Representantes dos Empregados; e Plano de Contingência.
Qual foi criada para normatizar a liberdade sindical e a proteção ao direito de sindicalização, formada por apenas 21 artigos que contêm normas para a garantia da não interferência das autoridades públicas nas associações sindicais?
A)  Convenção nº 98 de 1949.
B)  Convenção nº 151 de 1978.
C)  Convenção nº 87 de 1948.
D)  Convenção nº 154 de 1981.
7 De acordo com artigo 510-A da CLT, nas empresas com mais de duzentos empregados, é assegurada a eleição de uma comissão para representá-los, com a finalidade de promover-lhes o entendimento direto com os empregadores. Esse artigo reforça o que já estava previsto na Carta constitucional, mas que até então não era colocado em prática. Sobre essa comissão de representantes, assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: http://jusbrasil.com.br/topicos/173000092/artigo-510a-do-decreto-lei-n-5452-de-01-de-maio-de-1943. Acesso em: 31 mar. 2020.
A)  Essa comissão de representantes pode realizar convenções e acordos coletivos de trabalho.
B)  Essa comissão de representantes consiste em uma forma não sindical da união dos empregados.
C)  Essa comissão de representantes tem poder para assegurar o entendimento direto com o empregador em questões exclusivamente sindicais
.D)  Essa comissão de representantes é considerada uma entidade sindical legitimada pelo ordenamento jurídico.
8 Toda empresa que possuir mais de 200 funcionários deverá instituir uma comissão de representantes dos empregados para promover o diálogo entre eles e os empregadores, visando garantir o cumprimento de seus direitos e garantias, bem como os deveres das partes, dentro da relação laboral. Sobre a formação da comissão representantes dos empregados, assinale a alternativa CORRETA:
A)  A quantidade de membros da comissão varia de acordo com o número de funcionários, sendo que em empresas com mais de 5 mil empregados a comissão deve será composta por sete membros
.B)  A quantidade de membros da comissão varia de acordo com o número de funcionários, sendo que uma comissão deverá ser composta de no mínimo cinco membros.
C)  A comissão é formada somente por membros eleitos tanto pelos empregados como também pelos empregadores.D)  Não é permitido a criação de mais de uma comissão dentro da mesma empresa, mesmo que esta tenha empregados realizando atividades laborais estando em distintos do país.
9 Durante uma greve em serviços ou atividades essenciais, existe a obrigação por parte dos sindicatos, dos empregadores e dos trabalhadores em garantir que, durante o período da greve, a prestação dos serviços indispensáveis e inadiáveis à comunidade sejam mantidos. Com base nos termos da lei que assegura o exercício do direito de greve, sobre os serviços que são considerados essenciais,assinale a alternativa INCORRETA:
A)  Guarda, uso e controle de substâncias radioativas, equipamentos e materiais nucleares.
B)  Atividades escolares do ensino fundamental.
C)  Assistência médica e hospitalar.
D)  Distribuição e comercialização de medicamentos e alimentos.
10 Quando falamos sobre a organização e a função dos órgãos do sindicato, podemos trazer à tona o conselho fiscal. Sobre ele, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Responsável pela gestão financeira do sindicato.
(    ) Composto por, no mínimo, três, e, no máximo, cinco membros, com estabilidade.
( v   ) Membros eleitos pela Assembleia Geral.
(  v  ) Pronunciamento sobre dissídio do trabalho.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)  V - F - V - F.
B)  F - V - F - V.
C)  F - F - V - V.
D)  V - V - F - F.
11 É responsável pela gestão da Organização, sendo imputado a esse o dever de elaborar e controlar a execução das políticas adotadas pela Organização. Também será formado por representantes dos Estados, dos empregadores e dos trabalhadores, da forma que consta no Artigo 7º, da Constituição da OIT; inclusive sendo o presidente e os dois vice-presidentes.
A que estamos nos referindo?
A)  Conferência Geral.
B)  Conselho de Administração.
C)  Repartição Internacional do Trabalho.
D)  Conferência Internacional.

Outros materiais