Buscar

Microbiologia de Alimentos 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O processo de deterioração dos alimentos ocorre de forma natural devido à ação de microrganismos que utilizam os nutrientes presentes nesses alimentos para sua sobrevivência e crescimento. Conhecendo as possíveis alterações que esse processo pode causar no alimento, indique a alternativa correta.
	Resposta Selecionada:
	c. 
Ao se desenvolverem em um determinado alimento, os microrganismos desencadearão modificações de cor, odor, sabor, textura e aspecto devido à multiplicação microbiana e alterações químicas do alimento.
	Respostas:
	a. 
Os alimentos apresentam apenas alterações químicas, devido ao alto crescimento microbiano com o aumento da liberação de ácido graxo pela degradação de cadeias peptídicas.
	
	b. 
A principal alteração dos alimentos em deterioração é a alteração de cor, devido ao processo de oxidação e do consumo de aminoácidos presentes nesses alimentos.
	
	c. 
Ao se desenvolverem em um determinado alimento, os microrganismos desencadearão modificações de cor, odor, sabor, textura e aspecto devido à multiplicação microbiana e alterações químicas do alimento.
	
	d. 
A alteração da textura do alimento não pode ser considerada um processo de deterioração, pois também se notam mudanças nesses aspectos quando o alimento é armazenado de forma incorreta.
	
	e. 
O processo de deterioração é caracterizado apenas pela alteração física do alimento, ou seja, apenas quando o alimento apresenta alteração de cor e sabor, mesmo após o processo de esterilização.
	Comentário da resposta:
	Resposta: C
Comentário: O processo de deterioração dos alimentos, que ocorre de forma muito natural e comum, inclui as mudanças relativas aos diferentes aspectos do alimento: cor, sabor, textura, odor e aspecto. Essas alterações ocorrem por mudanças químicas que são decorrentes do crescimento microbiano no alimento, ou seja, o consumo de nutrientes e a produção de lixo metabólico durante o crescimento microbiano alteram a composição natural do alimento.

Outros materiais