Buscar

Microbiologia AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV1- 2011.2- MICROBIOLOGIA BÁSICA TEÓRICA- SDE0524
1 - O vírus da gripe (Influenza Vírus) é um vírus cujo material genético é o RNA . Segundo Levinson e Jawetz (2002), o vírus influenza A apresenta um genoma de RNA de fita simples segmentado (oito segmentos), de polaridade negativa; um nucleocapsídeo helicoidal e um envelope externo lipoprotéico. De acordo com a composição viral citada para o Influenza Vírus, pode-se concluir que a montagem das partículas virais no interior das células hospedeiras ocorre: 0,5
na membrana celular.
no citoplasma
no Retículo Endoplasmático
no núcleo celular
nas mitocôndrias
2 - Segundo fonte do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br ) , dezenas de instituições públicas de diversos países fazem parte da rede global de vigilância da influenza. Este grupo de laboratórios coleta amostras de secreção respiratória de pacientes e envia à OMS informações sobre os tipos de vírus da gripe encontrados. Com base nesses dados, a organização informa aos países a composição da vacina contra a gripe sazonal, que sempre utiliza os três vírus que mais circulam em determinada parte do mundo. Sobre a atividade ou modo de ação da vacina contra a gripe, podemos afirmar que: 1
ela promove a inibição da integração do genoma viral ao genoma da célula hospedeira, bloqueando a infecção viral.
ela promove a inibição da enzima transcriptase reversa, uma vez que o vírus Influenza é um retrovírus.
ela promove a formação de anticorpos que fagocitam os vírus ainda na corrente sanguínea.
ela promove a formação de anticorpos que impedem a adsorção das partículas virais nas células-alvo.
ela promove o ataque aos vírus contidos no interior das células-alvo infectadas.
3 - Em relação à classificação ou não dos vírus como seres vivos, dúvida que persiste no meio científico, podemos ler, no site http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/biovirus.php , o seguinte trecho:
“ Os vírus preenchem alguns critérios que são característicos de seres vivos: são parte de linhagens contínuas, reproduzem-se e evoluem em resposta ao ambiente, através de variabilidade e seleção, como qualquer ser vivo. Porém, não têm metabolismo próprio, por isso deveriam ser considerados "partículas infecciosas", ao invés de seres vivos propriamente ditos. O fato de não terem metabolismo próprio deve-se principalmente à seguinte condição: 1
não possuem material genético.
não possuem mitocôndrias.
não possuem envoltório de proteínas.
não possuem ribossomos.
não possuem núcleo.
4 - Um indivíduo apresentou-se ao clínico queixando-se de cansaço, edema, dor abdominal, cefaléia. Segundo seu próprio relato ele teria pego um tipo de "gripe estomacal" após nadar em uma lagoa. O clínico, percebendo o cliente ictérico, solicitou exames de sangue com provas de função hepática e sorológica. Nos resultados foram observados: níveis elevados de transaminases e presença do AgHBs. Esses resultados, juntamente com os dados clínicos indicam fortemente um determinado diagnóstico. Sobre esse caso, assinale a única alternativa que contém: o diagnóstico possível para esse caso clínico e a classificação como sendo correta ou incorreta a suspeita do cliente sobre a sua possível forma de contaminação, com a devida justificativa: 1
diagnóstico: hepatite B ; suspeita do cliente: correta, pois a hepatite B pode ser transmitida por água ou alimentos contaminados, além da via sanguínea (parenteral).
diagnóstico: hepatite C ; suspeita do cliente: correta, pois a hepatite C pode ser transmitida por água ou alimentos contaminados.
diagnóstico: hepatite A ; suspeita do cliente: errada, pois a hepatite A apresenta transmissão por via sexual e não pode ser transmitida por água contaminada.
diagnóstico: hepatite A ; suspeita do cliente: correta, pois a hepatite A apresenta transmissão por via oro-fecal, podendo ser transmitida por água contaminada.
diagnóstico: hepatite B ; suspeita do cliente: errada, pois a hepatite B não pode ser transmitida por água contaminada.
5 - Células bacterianas são procarióticas enquanto que células animais (inclusive as humanas) são eucarióticas. Abaixo são feitas algumas afirmativas sobre esses tipos celulares. Analise cada uma das afirmativas verificando se estão corretas ou não :
I As células bacterianas não apresentam estruturas formadas por membranas, como Retículo Endoplasmático e Complexo de Golgi.
II As células bacterianas apresentam núcleo cuja forma em geral, acompanha a forma externa da célula.
III As células humanas possuem parede celular mais fina do que a existente na célula bacteriana.
IV Nas células bacterianas, os ribossomos são os responsáveis pela síntese de proteínas, assim como nas células eucarióticas. Assinale a alternativa que preenche corretamente as proposições acima: 0,5
-somente a alternativa III está correta.
estão corretas as alternativas I, II e IV.
apenas as alternativas I e IV estão corretas.
apenas as alternativas III e IV estão corretas.
estão corretas as alternativas I, II e III.
6 - Espécies bacterianas dos gêneros Salmonella e Shigella provocam quadros de infecção intestinal geralmente com presença de sangue nas fezes (diarréias sanguinolentas). Esse quadro pode gerar uma complicação grave como um quadro de sepse pois esses agentes infecciosos podem atingir a corrente sanguínea e produzir infecção generalizada, levando à morte. O fato de haver aparecimento de sangue nas fezes nos leva a concluir que: Pontos da Questão: 1
essas espécies têm muita afinidade com sangue e fazem com que este seja liberado pelos capilares sanguíneos da mucosa intestinal.
essas espécies apresentam variação antigênica na superfície celular e isso provoca uma intensa hemorragia na mucosa intestinal.
essas espécies liberam enterotoxina que causa intensa irritação da mucosa intestinal com consequente vasodilatação e ruptura dos capilares na mucosa intestinal.
essas espécies liberam invasinas que lhes permite adentrar as células de revestimento do epitélio intestinal e provocar a sua destruição.
essas espécies possuem glicocálix muito desenvolvido, aderem fortemente à superfície da mucosa intestinal, que, para se livrar das bactérias, faz um processo hemorrágico.
7 - A poliomielite é uma doença causada por um enterovírus, denominado poliovírus (sorotipos 1, 2 e 3). É mais comum em crianças ("paralisia infantil"), mas também ocorre em adultos. Uma pessoa que se infecta com o poliovírus pode ou não desenvolver a doença. Quando apresenta a doença, pode desenvolver paralisia flácida (permanente ou transitória), meningite ou, eventualmente, evoluir para o óbito. A poliomielite ainda é considerada endêmica pela Organização Mundial da Saúde na Nigéria, Índia, Afeganistão e Paquistão. Existem perspectivas de erradicação, mas elevado número de pessoas que deslocam de e para áreas endêmicas fazem com que o risco de reintrodução da poliomielite seja preocupante e, enquanto existirem áreas endêmicas no mundo, permanente. Não sem razão, entre 2003 e 2005, a doença foi reintroduzida, através de casos importados, em 25 países de onde fora anteriormente eliminada. No Brasil, a vacina contra a poliomielite faz parte do Calendário Básico de Vacinação, e é aplicada aos 2, 4, 6 e 15 meses de idade. 
Na doença Poliomielite os vírus (Poliovírus), atingem o organismo tendo como porta de entrada: 0,5
a pele íntegra
ferimentos profundos
os olhos
a mucosa genital
a mucosa oral (boca)
8 - A teoria da Biogênese foi amplamente debatida no século 19, sendo defendida por Lazzaro Spallanzani, e organizada como teoria por Rudolf Virchow , em 1858. Após muitos debates, o cientista LouisPasteur provou definitivamente sua validade. Essa teoria dizia que: Pontos da Questão: 0,5
os microrganismos causavam doença
os microrganismos não eram os causadores de todas as doenças.
os seres vivos poderiam resultar de matéria orgânica em decomposição
os seres vivos eram unidades autônomas
um ser vivo sempre provinha de outro ser vivo
9 - Neisseria meningitidis é um tipo de bactéria classificadacomo diplococo Gram negativo. É um tipo bacteriano dotado de fímbrias que lhe permite colonizar a mucosa da orofaringe. Nesse sítio anatômico, esse tipo bacteriano não causa doença. Na localização citada nesse caso, essa espécie deve ser considerada: Pontos da Questão: 1
Microbiota Transitória
Microbiota Protetora
Microbiota Residente
Microbiota Condicional
Microbiota Supérflua
10 - Algumas espécies bacterianas possuem a capacidade de produzir ESPOROS. Esporos da espécie Bacillus anthracis foram utilizados em episódios de bioterrorismo, enviados através de cartas a membros do Senado dos EUA em 2001. Como resultado houve cerca de duas dezenas de casos de antraz e cinco mortes. Os esporos bacterianos, tais como os do B. anthracis são extremamente resistentes ao calor e à desidratação. Essa resistência deve-se principalmente a presença de: 1
peptidoglicana
LPS , lipopolissacarídeos
lipídeo A
dipicolinato de cálcio
ácido micólico
1 - Os fagos são muito utilizados em Engenharia Genética para funcionar como vetores de genes, “carregando” os genes que se deseja inserir numa determinada célula, que será, após o processo, denominada “transgênica”. O termo fago refere-se a: Pontos da Questão: 0,5
um vírus que parasita células bacterianas.
um vírus que parasita células animais.
um vírus cujo material genético é o RNA.
um vírus envelopado.
um vírus que parasita células vegetais.
2 - Um determinado grupo de antibióticos, os beta-lactâmicos, age especificamente sobre uma estrutura bacteriana denominada PAREDE CELULAR, impedindo a sua síntese durante o processo de divisão celular. O impedimento da síntese da parede celular pode provocar a morte das bactérias devido a: Pontos da Questão: 1
a ausência de parede celular impede as trocas entre o interior da célula bacteriana e o meio externo e isso paralisa o metabolismo e a bactéria morre.
a ausência de parede celular impede a célula bacteriana de realizar síntese protéica e ela morre.
a ausência de parede celular impede a expressão dos genes da bactéria e, sem comando central, o metabolismo fica paralisado e ela morre
a ausência de parede celular não permite o desdobramento de energia para manter o metabolismo bacteriano.
a ausência de parede celular torna a bactéria suscetível à lise osmótica e ela ¿estoura¿ (sofre lise).
3 - “ A natureza trabalha em ciclos – “nada se perde, tudo se transforma”. Animais, excrementos, folhas e todo tipo de material orgânico morto se decompõem com a ação de milhões de microrganismos decompositores, como bactérias, fungos, vermes e outros, disponibilizando os nutrientes que vão alimentar outras formas de vida.”
O trecho acima, obtido em http://www.idec.org.br/biblioteca/mcs_lixo.pdf, diz respeito à uma importantíssima função dos microrganismos: a decomposição da matéria orgânica, sem a qual, a vida em nosso planeta não seria mais possível...
Assinale a alternativa que contenha outras ações benéficas à humanidade produzidas por microrganismos (assinale a alternativa em que TODAS as ações ou produtos sejam feitos por microrganismos): Pontos da Questão: 0,5
produção de álcool etílico, plásticos e acetona.
produção de iogurte, arroz e metanol.
produção de : vinagre, álcool etílico e iogurte.
produção de vinagre, vinho e plásticos.
produção de saquê, iogurte e milho.
4 - A ocorrência de lesões vesiculares (lesões em que há aparecimento de vesículas com líquido no interior) , que depois evoluem para úlceras (feridas abertas) nos casos de herpes labial deve-se à seguinte ação dos vírus herpes simples (HSV 1): Pontos da Questão: 1
Ciclo viral lisogênico nas terminações nervosas ao redor e propagação da infecção para estruturas internas
Ciclo viral lisogênico promovendo ruptura (lise) das células epiteliais atingidas .
infecção lítica em terminações nervosas levando à recorrência (lesões repetitivas) das lesões.
ciclo viral lisogênico que permite a amplificação do número de vírus nas células atingidas e disseminação da infecção.
infecção lítica nas células epiteliais, promovendo lise nessas células e a formação das úlceras.
5 - Janela imunológica é conceitualmente definida como o período compreendido entre a exposição de um indivíduo susceptível à fonte de infecção e o aparecimento de algum marcador sorológico detectável por testes sorológicos disponíveis comercialmente. Para a hepatite B este período pode variar de 30 a 60 dias, quando o HBsAg se torna detectável. Informação obtida em : Secretaria de Vigilância em Saúde/MS http://bvsms.saude.gov.br/bvs/politicas/hepatites_aconselhamento.pdf
Os Bancos de Sangue, ao receberem cadastro e doação de sangue, fazem um longo questionário sobre hábitos do doador para excluir a possibilidade de obter sangue contaminado por HBV de indivíduo que se encontre no período de “janela imunológica”.
Podem ser considerados “suspeitos“ ou “em possível janela imunológica” os indivíduos que tenham: Pontos: 1
se alimentado em redes de fast-food e freqüentado piscinas públicas.
recebido transfusão sanguínea há mais de um ano e freqüentado a praia no último final de semana.
relações sexuais desprotegidas com vários parceiros ou feito ¿piercing¿ há menos de 2 meses.
relações sexuais desprotegidas com parceiro conhecido e freqüentado a praia regularmente.
feito tatuagens há pelo menos 1 ano e bebido água sem filtrar.
6 - Na prática clínica observamos com freqüência que medicamentos utilizados para erradicação de certos tipos de microrganismos são mais “tóxicos” para o organismo humano que medicamentos utilizados para eliminar outros tipos de microrganismos. Dessa forma, de modo geral, os antimicóticos (medicamentos para eliminar fungos) são mais tóxicos que os antibióticos (medicamentos para eliminar bactérias). Podemos concluir que isso está relacionado ao seguinte fato: Pontos: 1
as células bacterianas são eucarióticas enquanto que as células fúngicas são procarióticas, mais parecidas com as células humanas.
ambos os tipos de microrganismos (bactérias e fungos) são constituídos por células procarióticas, muito diferentes das células humanas.
as células fúngicas são procarióticas e as células bacterianas são eucarióticas, mais parecidas com as células humanas.
ambos os tipos de microrganismos (bactérias e fungos) são constituídos por células eucarióticas, muito diferentes das células humanas.
as células bacterianas são procarióticas enquanto que as células fúngicas são eucarióticas, mais parecidas com as células humanas.
7 - Células bacterianas são procarióticas enquanto que células animais (inclusive as humanas) são eucarióticas. Abaixo são feitas algumas afirmativas sobre esses tipos celulares. Analise cada uma das afirmativas verificando se estão corretas ou não:
I As células bacterianas não apresentam estruturas formadas por membranas, como Retículo Endoplasmático e Complexo de Golgi.
II As células bacterianas apresentam núcleo cuja forma em geral, acompanha a forma externa da célula.
III As células humanas possuem parede celular mais fina do que a existente na célula bacteriana.
IV Nas células bacterianas, os ribossomos são os responsáveis pela síntese de proteínas, assim como nas células eucarióticas.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as proposições acima: Pontos 0,5
apenas as alternativas III e IV estão corretas.
somente a alternativa III está correta.
estão corretas as alternativas I, II e III.
apenas as alternativas I e IV estão corretas.
estão corretas as alternativas I, II e IV.
8 - A infecção pelo Herpes simples é recorrente, ela vai e volta espontaneamente. Em geral, o quadro é de múltiplas vesículas (pequenas bolhas) agrupadas, com áreas de inflamação na base e ao redor. As lesões são muito dolorosas e podem vir acompanhadas de mal estar, linfonodos (gânglios) aumentados e febre. A infecção acontece com maior frequência na área de vermelhão do lábio e na pele adjacente dos lábios. Pode-se citar como fatores desencadeantes das recorrências: estresse, febre, trauma físico, luz ultravioleta, menstruaçãoe imunossupressão. http://www.fepecs.edu.br/revista/Vol18_4art05.pdf
► Lesões de herpes labial são recidivantes (= recorrentes) porque: Pontos: 0,5
os vírus ficam latentes em gânglios nervosos.
o lábio é muito sujeito a pequenas fissuras, principalmente em ambientes secos.
esse tipo de vírus é muito freqüente na população e o indivíduo ¿pega¿ novamente.
a pele não se recupera totalmente.
os vírus voltam a atacar o indivíduo sensível.
10 - Um indivíduo submetido a tratamento com antibióticos por 15 dias apresentou um quadro de candidíase oral (infecção pela levedura = fungo= Candida albicans). Essa infecção apareceu após o término da antibioticoterapia. Assinale entre as alternativas seguintes a que pode explicar o aparecimento da candidíase: Pontos da Questão: 1
provavelmente houve o desenvolvimento de um caso de resistência bacteriana ao antibiótico.
a antibioticoterapia prolongada provocou a seleção de germes resistentes ao antibiótico e eles se tornaram mais adaptados ao meio.
a imunidade do paciente ficou grandemente reduzida com diminuição dos anticorpos, o que motivou esse episódio subseqüente de processo infeccioso.
a antibioticoterapia prolongada diminuiu a atividade das células de defesa e o paciente ficou sujeito a todos os tipos de infecção.
a antibioticoterapia prolongada desequilibrou a composição da Microbiota e ocorreu uma infecção oportunista causada por um germe que proliferou intensamente.

Outros materiais