Buscar

Prova METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Tortola (2016), em sua tese de doutorado, realizou experiências com crianças utilizando a modelagem matemática. Em uma de suas experiências, abordou um tema que envolvesse higiene pessoal dos alunos e utilizou desenhos e operações matemáticas simples para que os estudantes apresentassem modelos matemáticos que representassem a situação proposta pelo pesquisador e respondessem a problemática proposta.
TORTOLA, E.; ALMEIDA, L.M.W. A Formação Matemática de Alunos
do Primeiro Ano do Ensino Fundamental em Atividades de Modelagem Matemática:
uma Perspectiva Wittgensteiniana. Revista EduMat.Vol.11.n.25. UFMS:2018. Disponível em: < http://docplayer.com.br/125137424-A-formacao-matematica-de-alunos-do-primeiro-ano-do-ensino-fundamental-em-atividades-de-modelagem-matematica-uma-perspectiva-wittgensteiniana.html>. Acesso em 13 junho 2019.
 
 Com base nos estudos realizados na Unidade 1 e de acordo com o trecho acima, o tema proposto no experimento realizado por Tortola com as crianças foi:
o crescimento das unhas.
 
A percepção de espaço é algo que deve ser desenvolvido na infância. Existem etapas para que essa percepção seja desenvolvida, que envolvem o momento em que a criança precisa estar em movimento e deslocamento no espaço físico, a experimentação e o estabelecimento de relações espaciais por meio de representações.     
 
O excerto acima refere-se às fases de aquisição do conhecimento da geometria na infância, que são chamadas de: 
topológica, projetiva e euclidiana.
A interação das crianças é feita a partir da exploração do ambiente a temas relacionados ao seu mundo social e natural. O jogo é um recurso didático para o ensino da Matemática através do método de resolução de problemas, que auxilia no desenvolvimento do raciocínio lógico da criança.
De acordo com excerto acima e conhecimentos adquiridos ao longo da Unidade 1, sobre a associação e relações lógicas, é correto afirmar que: 
o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) diz que fazer matemática é expor ideias próprias, escutar as dos outros, formular e comunicar procedimentos de resolução de problemas.
  
É possível encontrar no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) várias informações sobre a prática docente infantil. Uma delas seria em relação às medidas e grandezas com o dia a dia das crianças, trazendo práticas que utilizam essa temática para a sala de aula como, por exemplo, a culinária.
 
Dadas as afirmativas abaixo:
I) As crianças entre zero a três anos de idade devem estabelecer relações de aproximação com o universo matemático, tais como a contagem e as relações espaciais.
II) As crianças de quatro a seis anos precisam atuar com noções espaciais.
III) Podem ser usadas medidas não convencionais para o aprendizado como pedaços de barbante, tampinhas de garrafa ou palitos de picolé.
 
A opção que contém as afirmativas corretas, segundo as práticas indicadas no RCNEI é a:
I, II e III.
Os materiais didáticos correspondiam aos livros didáticos, apostilas, cartilhas, listas de exercício, bem como o uso de giz e quadro. Não havia nenhuma referência, era uma aprendizagem cunhada por recursos didáticos eficientes, uma vez que os materiais disponíveis eram vistos e utilizados de maneira desarticulada e descontextualizada. O professor era o centro do conhecimento e da aprendizagem e o aluno um mero receptor do que era transmitido.
 
O processo didático a que se refere o trecho acima é conhecido como:
Teoria Tradicional.
O uso de blocos lógicos na Educação Infantil agrega-se ao uso metodológico de ensino relacionado aos jogos, pois cada estrutura de aplicação matemática dos blocos interage de forma dinâmica e lúdica com os modos específicos de pensar da criança.
A respeito dos blocos lógicos na Educação Infantil, é correto afirmar que:
permitem às crianças o desenvolvimento e a ampliação do raciocínio hipotético-dedutivo.
 
Os jogos matemáticos têm sido muito usados durante as aulas na Educação Infantil para entreter e facilitar o aprendizado das crianças. Eles se configuram como uma estratégia metodológica indispensável no ensino da Matemática no Jardim de Infância.
A opção que contém apenas jogos matemáticos infantis é a: Dominó, Conte os Cubos, Bingo de Tabuada.
Existem dois tipos de inteligência que influenciam o comportamento do indivíduo consigo mesmo e em sociedade. Essas inteligências, se bem desenvolvidas, possibilitam ao sujeito um entendimento mais profundo do seu “eu interior”, controle total de suas emoções, facilidade ao lidar com outras pessoas, administrar projetos e liderar pessoas com louvor.
As duas inteligências múltiplas que o excerto acima se refere são:
intrapessoal e interpessoal.
A avaliação é o processo que vai demonstrar os principais conhecimentos adquiridos pelas crianças. Identificar os conceitos e quais tipos de avaliação correspondem à Educação Infantil é papel primordial do professor que deseja atuar com crianças na faixa etária entre zero e cinco anos de idade.
A respeito da avaliação na Educação Infantil, é correto afirmar que:
a avaliação na Educação Infantil necessita de uma perspectiva avaliativa que enfoque na qualidade do processo de ensinar e aprender.
O ensino da Matemática evoluiu muito com o Movimento da Matemática Moderna e com as reformas curriculares ocorridas no país. Foram desenvolvidas novas formas de ensino com o foco no dia a dia das pessoas, na tecnologia e na sociedade.
A Lei das Diretrizes e Bases da Educação (LDB) 9.394 de 1996, no artigo 62, atribui algumas responsabilidades para com a formação do professor da Educação Infantil. A lei diz que:
A formação dos docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena de universidade e institutos superiores de educação.

Continue navegando