Buscar

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO (TEC GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS ORIENTAÇÕES)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividades Complementares de Graduação - ACGS
As Atividades Complementares de Graduação - ACGS proporcionam flexibilidade à medida que o Centro Universitário Doctum de Teófilo Otoni – UNIDOCTUM, instituiu o componente curricular Atividades Complementares, atendendo ao que preconiza o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, através de uma gama variada de atividades a seus alunos para que consigam atingir às competências e habilidades previstas no Projeto Pedagógico do Curso. Estão previstos no curso o componente curricular de flexibilização, através da Escola de Oportunidades, articulando ensino, pesquisa, e a extensão. Como parte do currículo as Atividades Complementares de Graduação constituem parte importante do currículo do curso superior de tecnologia em gestão ambiental na modalidade à distância e a sua carga horária conta para a integralização da carga horária total do curso. Os alunos devem desenvolver no mínimo a carga horária de 120 horas de Atividades Complementares, até o final do curso de graduação.
São objetivos gerais das Atividades Complementares: 
I.	Propiciar o enriquecimento dos conteúdos curriculares; 
II.	Auxiliar a construção do perfil profissional almejado; 
III.	Favorecer a integração vertical e horizontal de disciplinas do curso de Administração; 
IV.	Favorecer a integração entre cursos de graduação; 
V.	Estimular a integração com os projetos de pesquisa da graduação e da pós-graduação; e, 
VI.	Estimular a participação do aluno em programas de extensão comunitária.
As atividades complementares incluem a prática de estudos e atividades independentes, ações de extensão junto à comunidade, não podendo ser confundidas com estágio curricular obrigatório. Não serão consideradas como Atividades Complementares aquelas já computadas no estágio curricular. 
Cabe ao aluno participar de Atividades Complementares que privilegiem a construção de comportamentos profissional relacionado ao curso. As Atividades Complementares têm por objetivo enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, privilegiando as atividades de iniciação científica, tecnológica e de formação profissional. As atividades poderão ser desenvolvidas na própria Faculdade ou em organizações públicas e privadas, que propiciem a complementação da formação do aluno, assegurando o alcance dos objetivos previstos.
Na avaliação das Atividades Complementares, desenvolvidas pelo aluno, serão consideradas a compatibilidade e a relevância das atividades desenvolvidas, de acordo com os objetivos do curso superior de tecnologia em gestão de recursos humanos na modalidade à distância e o total de horas dedicadas às atividades. O que caracterizará este conjunto de atividades será a flexibilidade de carga horária semanal, com controle do tempo total de dedicação do estudante no decorrer do curso. 
As atividades complementares serão divididas em grupos: atividades de ensino, pesquisa e extensão.
As Atividades Complementares de Graduação caracterizam-se por uma gama variada de atividades, de livre escolha do aluno, a serem ofertadas por iniciativa da Instituição ou por solicitação dos interessados, envolvendo:
I - atividades de pesquisa, sob a forma de iniciação científica;
II - atividades de extensão em suas formas variadas de cursos de atualização e aperfeiçoamento e projetos de consultoria e de ação comunitária;
III - atividades de monitoria e disciplinas em outros cursos da Instituição;
IV - palestras, seminários, congressos e conferências, inclusive os realizados em outras instituições;
V - atividades genéricas na área do curso.
Ao fim de cada semestre os alunos devem apresentar, ao coordenador de curso, através do sistema Ecossistema Doctum, através de Requerimento adequado, cópia original dos certificados das Atividades complementares executadas pelo estudante. Estas atividades são computadas e arquivadas durante toda a graduação do aluno no curso de Administração na modalidade à distância do UNIDOCTUM. 
As ACGs são regidas por normas próprias contidas nas Normas Gerais de Graduação e manual específico do Centro Universitário Doctum de Teófilo Otoni – UNIDOCTUM.
Atividades obrigatórias
No curso superior de tecnologia em gestão de recursos humanos na modalidade à distância do Centro Universitário Doctum de Teófilo Otoni – UNIDOCTUM os alunos devem desenvolver no mínimo a carga horária de 120 horas de Atividades Complementares, até o final do curso de graduação, para integralização da carga horária total do curso.

Continue navegando