Buscar

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Nesta, é proposto que a avaliação de instituições, de cursos e de desempenho dos estudantes, deve assegurar: "I - avaliação institucional, interna e externa, contemplando a análise global e integrada das dimensões, estruturas, relações, compromisso social, atividades, finalidades e responsabilidades sociais das instituições de educação superior e de seus cursos; II - o caráter público de todos os procedimentos, dados e resultados dos processos avaliativos; III - o respeito à identidade e à diversidade de instituições e de cursos; IV - (...)".
Assinale a alternativa que abrange o inciso IV do artigo segundo da referida lei:
A participação do corpo discente, docente e técnico-administrativo das instituições de educação superior e da sociedade civil por meio de suas representações.
Cipriano Luckesi (1995, p. 43) afirma que a avaliação trata-se de "instrumento dialético do avanço, terá de ser o instrumento de identificação de novos rumos. Enfim, terá de ser o instrumento do reconhecimento dos caminhos percorridos e da identificação dos caminhos a serem perseguidos". Assinale a alternativa que melhor representa a frase do pesquisador:
A avaliação, para ser formativa, precisa ser diagnóstica.
Leia o fragmento a seguir e Assinale a alternativa que complementa o escrito:
No início dos anos de 1990, surge uma nova tentativa de avaliar o ensino superior no Brasil, que teve o apoio da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) e da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM). Dessa tentativa, resultou o Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB), que contava com a adesão voluntária das universidades. Por meio desta, seriam recolhidas informações necessárias para realização de avaliações externas ou reavaliações, entretanto, a importância do PAIUB vai além de sua adesão e avaliações externas, pois proporcionou às instituições:
A possibilidade de se avaliar institucionalmente, ou seja, internamente.
CONSULPLAN - CFESS - Analista - 2017)
''Os resultados do Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA, na sigla em inglês), divulgados na manhã desta terça-feira (6), mostram uma queda de pontuação nas três áreas avaliadas: Ciências, Leitura e Matemática. A queda de pontuação também refletiu uma queda do Brasil no ranking mundial: o país ficou na 63ª posição em Ciências, na 59ª em Leitura e na 66ª colocação em Matemática.''
Sobre a prova do PISA é correto afirmar que:
É uma iniciativa de avaliação, para estudantes na faixa dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países.
Os indicadores fazem parte de etapas fundamentais do acompanhamento e da gestão do desempenho organizacional e compõem o sistema que fornecerá informações para a gestão. Sobre o sistema de mensuração composto por indicadores, é correto afirmar:
Os indicadores escolhidos devem ser fortemente vinculados às metas estratégicas, organizacionais e departamentais.
Os objetivos estratégicos organizacionais e/ou governamentais (sejam de entidades públicas ou privadas) devem ser:
Mensuráveis, comunicáveis e gerenciáveis.
Questão de concurso (Analista Judiciário - Pedagogia/2012/FCC)
O censo escolar é realizado em âmbito nacional com informações referentes à educação básica em seus diferentes níveis (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio). Um dos objetivos deste processo é:
Gerar informações para a formulação, implementação e monitoramento das políticas educacionais no país.
Questão de concurso (Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES/2016/CONSULPLAN)
É notável que as grandes transformações na educação brasileira, em termos de universalização do acesso e consolidação de um projeto de educação para todos, tenham ocorrido muito recentemente. No final da década de 1970 e início da de 1980 iniciou-se a expansão da rede pública de ensino no Brasil. A Constituição Federal de 1988, com todas as contradições enfrentadas, ajudou a consolidar e projetar a ideia política de uma educação republicana e democrática. No Brasil, destaca-se, a partir da década de 1990, a estruturação dos elementos centrais que possibilitaram a expansão e a consolidação da educação básica pública: diretrizes, financiamento e avaliação. Nesse sentido, são marcos importantes, EXCETO:
Implantação do programa cultural do MOBRAL, criado com o objetivo de dar prosseguimento à formação acadêmica do indivíduo. Vislumbrava a disseminação da cultura, valorizava e preservava os valores vigentes.
A avaliação institucional interna no Ensino Superior é um espelho dos debates levados para a Educação Básica, mas as duas têm funções diferentes. Enquanto a segunda visa gerar políticas públicas para o investimento e as direções da Educação Básica, o ciclo SINAES no Ensino Superior tem por objetivo:
I. Dar sentido à autonomia das instituições, visando sua melhoria e a garantia aos cidadãos sobre o cumprimento dos padrões mínimos necessários para que os cursos sejam reconhecidos.
II. Ordenar as Instituições de Ensino Superior, ofertando aos alunos oportunidade de notar as melhores instituições e as que se adequam a seu perfil.
III. Criar mecanismos contínuos de pesquisa e melhorias das Instituições Superiores, visando o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão dessas instituições.
Estão corretas as afirmativas:
I e III.
A avaliação institucional interna deve envolver:
I. A comunidade acadêmica.
II. A sociedade do entorno.
III. Os alunos.
IV. Os funcionários administrativos.
Estão corretamente apontados como envolvidos na avaliação institucional interna:
Todas as alternativas.

Continue navegando