Buscar

Relatório de Visita Técnica em Cozinha Comunitária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNINASSAU 
PROF. DRA. KARLA KALIGIA SILVA BORBA 
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA 
 
 
 
Equipe: listar nome, sobrenome e matrícula dos membros da equipe. 
 
María de Cássia Lopes de Lima: Matrícula: 03037516 
 
 
 
 
 
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA 
Local da visita: 
Segunda cozinha: Comunitária 
Sem industrial. 
 
 
 
 
 
 
 
JOÃO PESSOA,27/10/ 2021. 
 
1. INTRODUÇÃO 
 
(aqui vocês deverão fazer uma apresentação breve de como foi a visita (local, horário, quem compareceu, quem nos recebeu, etc.). Também devem relatar à qual público atende, e quais foram os seus objetivos da visita. 
Em nossa visita técnica, fomos recebidos pelo Nutricionista que explicou qual o intuito da cozinha comunitária, No local tem uma coordenadora, um cozinheiro e alguns auxiliares. O fluxo de uma cozinha nesse seguimento necessita de um bom planejamento, organização e logística para que tudo saia conforme foi implementado, Nesse aspecto podemos dizer que apenas com a observação nosso objetivo ali já estava sendo de muito aprendizado. Todos os processos necessários para elaborar os alimentos eram feitos dentro do que estamos vendo em sala de aula.
 
2. DESENVOLVIMENTO 
2.1. Estrutura física 
 A cozinha dispõe de 20 mesas, banheiro feminino e masculino, pia para higienização das mãos antes do almoço que é servido no local, tem um passador por onde fazem entrega das bandejas, o local tem boa iluminação e ventilação. Antes de servir os alimentos, eles são pesados obdecendo a mesma quantidade e assim evita-se o desperdício de alimentos. Na área externa é colocado tudo o lixo para retirada pela coleta do município, mantendo assim ó espaço sempre limpo.
2.1. Cardápios e fluxo de produção 
(aqui vocês deverão relatar sobre a produção: quais as refeições, número de refeições, cardápio, etc.), tudo o que diz respeito ao fluxo de produção (recebimento de insumos, armazenamento, produção e distribuição – como ocorrem).
A cozinha dispõe de uma dispensa para o estoque de secos, além de geladeira para hortifrutis, laticínios e um freezer para as proteínas.
Toda manipulação de alimentos é feita na cozinha sobre uma bancada de inox com pia, onde apois a distribuição do almoço, são lavadas as louças, nesse espaço tem também um fogão industrial com forno acoplado, e gás encanado, panelas e utensílios de cozinha onde o cozinheiro faz a cocção dos alimentos sendo auxiliado pela sua equipe. O cardápio e rotativo então ele não se repete durante a semana, sendo elaborado. Pelo nutricionista, os insumos chega 1 vez por semana são recebidos em outra parte na recepção, onde são higienizados e guardados de acordo com suas características, nos seus devidos lugares, lá são servidas 120 refeição dia, sendo 30 entregue nas casas de pessoas que não podem ir até o refeitório, já devidamente cadastradas, esse tipo de espaço atende a população muito carente de algums bairros da cidade em determinadas áreas, o fluxo de pessoal e controlado pelo no espaço pela coordenação e nutrição além do órgão gestor do programa. 
 	 
2.3 Propostas de intervenção 
Bom nossa proposta de intervenção seria na quelé espaço que vimos lá fora, pois Ale pode ser organizada uma boa recepção além de um excelente local para colocar aquela fizer que estar no salão, dando assim mais espaço e comodidade para as pessoas que são atendidas pelo programa, e faria também uso daquelas Rampas de abastecimento de inox ou seja os self serve-se pois teria mais agilidade no fluxo de pessoas, podendo atender um número maior de necessitados, com mais um fogão e aqueles equipamentos em funcionamento, pode até se dobra o número de atendimento daquele espaço físico sem muito gasto de maneira satisfatória pois a equipe ele tem. (aqui vocês deverão apontar, preenchendo a tabela abaixo com as fragilidades, associadas tanto à parte física ou ao funcionamento da cozinha, e apontar sugestões para melhorias). 
 
	Não-conformidade ou Problema 
	
	Sugestão de solução(ões) 
	A recepção 
	
	Aproveita a área do lado já tem pontos de água, para receber os insumos, e selecionar 
	Equipamentos de self serve se 
	
	Arrumar os self serve se o quanto antes 
	Frízer 
	
	Colocar a frízer na recepção ganhar espaço 
	Rodos pás vassouras 
	
	Ter um espaço pequeno para esses matérias 
	Baldes de limpeza 
	
	Rodos, pás, vassouras, baldes, panos de chão. 
	Pano de chão 
	
	 
	7. (
	se houver mais pontos, acrescentar, 
	
	 
	
	aumentando a tabela)
	 
	
	
 
 
3. CONCLUSÃO 
 
Concluir sobre a importância do assunto trabalhado relacionado com o local da visita e sobre a experiência como um todo. 
Essa visita foi muito importante pra todos nós, pois aprendemos muito, de como é o espaço físico em cozinhas de pequeno médio até grande porte, como deve ser pensando todo o espaço físico, e ergométrico em relação a uma cozinha seja ela pequena média ou grande, assim como num restaurante ou hospital temos sempre que ter em mente todas as demandas dos setores, que vai desde a recepção ate a retribuição seja ela, de restaurante ou de uma cozinha industrial ou mesmo hospitalar, então pode ver isso na prática foi de extrema importância para todos que ali estivaram sobre as orientações da acadêmicas da nossa instituição na pessoa da professora Kaligia Borba, com auxílio da secretaria do município junto aos seu representantes, e com o Nutricionista Ítalo que foi de extrema gentileza e profissionalismo. Gratidão a todos...

Continue navegando