Buscar

Filosofia da Educação Brasileira - AV 1.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		Avaliação On-Line 
	Avaliação:
	AV1.2012.3EAD-FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA-CEL0343 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Prova On-Line 
	
Questão: 1 (132655) 
Qual área de investigação da filosofia que tem por finalidade investigar a validade dos argumentos e elaborar as regras do pensamento correto?  Pontos da Questão: 0,5 
	Ética 
	Epistemologia 
	Lógica 
	Axiologia 
	Metafísica 
	
Questão: 2 (133896) 
Diferente dos socialistas utópicos surge o socialismo científico, defendido por Karl Marx e Frederich Engels, que preconizavam:  Pontos da Questão: 1 
	A existência de um Estado burocrático que promovesse a autonomia da classe trabalhadora para que esta assumisse o controle estatal. 
	A existência de uma classe operária que fosse centrada na obediência civil e, consequentemente, na subserviência ao capital. 
	A existência de uma classe operária revolucionária capaz de superar o Estado burguês e de criar uma sociedade a partir da supressão da propriedade privada dos meios de produção. 
	A existência de uma classe dominante reacionária que aprofundasse a divisão social de classes e mantivesse o controle econômico. 
	A existência de uma classe que defendesse a propriedade privada, os direitos e deveres do cidadão e, consequentemente, a ordem e o progresso social e econômico. 
	
Questão: 3 (133860) 
À luz da teoria dialética, a Cultura é um produto do trabalho na vida civilizada. Com base neste postulado, dentre os itens abaixo, aponte aquele que explica corretamente a relação entre estes dois conceitos (trabalho e cultura):  Pontos da Questão: 1 
	Trabalho é o meio prático de transformação que resulta em cultura; logo Cultura é a natureza transformada. 
	Trabalho é a produção árdua e material da vida, pouco tem a ver com a cultura que é abstração conceitual. 
	Trabalho e cultura não se relacionam, pois a cultura diz respeito apenas ao modo de ser do indivíduo enquanto que o trabalho é uma prática coletiva. 
	Trabalho e cultura se relacionam indiretamente, pois cultura é fruto de não trabalho, do ócio; é ensinada na escola e só vira trabalho ao adquirir status de mercadoria. 
	Trabalho e cultura se relacionam diretamente, pois a primeira é imaginação criativa e trabalho é prática planejada. 
	
Questão: 4 (133379) 
A cultura exprime as variadas formas pelas quais se estabelecem as relações entre os indivíduos, entre os grupos e destes com a natureza: como constroem abrigos para se proteger das intempéries, inventam utensílios e instrumentos, criam uma língua, a moral, a política, a estética, organizam leis e instituições, como se alimentam, casam e têm filhos, como concebem o sagrado e se comportam diante da morte. Isto significa afirmar que:  Pontos da Questão: 0,5 
	O existir humano não é natural, mas cultural. E é cultural por ser simbólico, já que todo contato é intermediado pelos símbolos, isto é pelos signos, arbitrários e convencionais, capazes de representar o mundo. 
	O existir humano é natural e independe de sua vontade, ou seja, está determinado por foças exteriores ao homem e a própria natureza. 
	A cultura não é um produto histórico-social, mas sim uma providência divina que determina a condição humana. 
	O existir humano é natural e o homem não depende da cultura para poder se realizar como ser humano. 
	A cultura está pronta e acabada. Sendo assim, não pode e não deve ser modificada e alterada, pois a mesma decorre de uma vontade superior à vontade humana. 
	
Questão: 5 (133874) 
O conceito de alienação de origem marxista, analisado em nosso curso, está radicalmente (em sua origem, raiz) relacionado ao conceito de trabalho. 
Assinale a alternativa INCORRETA:  Pontos da Questão: 0,5 
	Nas sociedades de classes a alienação é o instrumento mais eficaz para a dominação de uma classe sobre a outra. Esta eficácia está diretamente relacionada à perda da noção do sentido do trabalho como atividade produtora de liberdade. 
	O trabalho alienado é necessário ao capitalismo porque ao vender a força de trabalho, o individuo considera justa sua desvinculação daquilo que produz, assim não percebe sua própria alienação. 
	A dificuldade que os indivíduos, normalmente sentem em relacionar trabalho; cultura e liberdade tem origem no conceito de alienação, cuja raiz está no entendimento de trabalho, pois no dia-a-dia apenas compreendem o trabalho abstrato. 
	A alienação tornou-se mais crítica com o desenvolvimento do sistema capitalista, a partir do nascimento das fábricas, nos século XVII e XVIII. 
	Alienação é característica apenas dos indivíduos que não estudam ou estudam pouco e têm que fazer tarefas menos remuneradas na sociedade. 
	
Questão: 6 (132911) 
A partir da formação do Estado Moderno e da definição da “educação como direito de todos e dever do Estado”, em que o professor passa a ser vista como um sujeito político e pedagógico, podemos afirmar que para uma a sua formação e para a prática docente deve-se considerar: 
I – A necessidade de se adquirir um conhecimento científico e saberes pedagógicos para o ensino de um conteúdo específico. 
II – A compreensão da atividade educativa como uma atividade sistemática visando à transformação da realidade social concreta. 
III – A formação ética como um dos pilares da prática educativa. 
IV – A valorização de iniciativas individuais e espontâneas no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, fazer a diferença no cotidiano das instituições de ensino. 
Assinale a alternativa correta:  Pontos da Questão: 1 
	Somente os enunciados II, III e IV estão corretos. 
	Somente os enunciados I, II e III estão corretos. 
	Somente os enunciados I e III estão corretos. 
	Somente os enunciados II e IV estão corretos. 
	Somente os enunciados I, III e IV estão corretos. 
	
Questão: 7 (136073) 
Na Escola Nova o papel do professor é redimensionado, pois diferente da Escola tradicional, ele não é o Centro do processo de ensino-aprendizagem. Qual a opção que apresenta uma característica do professor escolanovista?  Pontos da Questão: 1 
	Aquele que guia o aluno através de mensuração de comportamentos de entrada e de saída, comparando-os 
	Aquele que conduz as atividades no processo ensino-aprendizagem 
	Aquele que incentiva a pesquisa por parte do aluno, levando-o a buscar por si mesmo o conhecimento 
	Aquele que ocupa o centro do processo de ensino-aprendizagem e transmite o conhecimento sistematizado 
	Aquele indica os diferentes pontos de vista para a análise fenomenológica feita pelo aluno 
	
Questão: 8 (133887) 
A burguesia, enquanto classe social que surgiu no seio do feudalismo no século XI, ao se desenvolver enquanto classe economicamente ativa no período do mercantilismo reivindicou e defendeu:  Pontos da Questão: 0,5 
	Uma escola técnica para a burguesia que a permitisse assumir o poder político em detrimento do poder econômico. 
	Uma escola confessional desvinculada dos avanços científicos e tecnológicos e com a prática social e econômica. 
	Uma escola confessional em que os valores morais cristãos fossem preservados. 
	Uma escola crítica e progressista visando a luta de classes e a superação da divisão social em classes. 
	Uma escola laica, pública e gratuita para todos. 
	
Questão: 9 (133895) 
A palavra democracia se origina Grécia Antiga (demo=povo e kracia=governo). Este sistema de governo foi desenvolvido em Atenas (uma das principais cidades da Grécia Antiga). Embora tenha sido o berço da democracia, nem todos podiam participar nesta cidade. Mulheres, estrangeiros, escravos e crianças não participavam das decisões políticas da cidade. Portanto, esta forma antiga de democracia era bem limitada. Atualmente a democracia é exercida, na maioria dos países, de forma mais participativa. 
I – Através de plebiscito referendo ou outras formas de consultas populares, o povo pode decidir diretamente sobre assuntos políticos ou administrativos de sua cidade, estado ou país. 
II – Através do voto, elegendo seus representantes (deputados, senadores, vereadores) que tomam decisões em novo daquelesque os elegeram, o povo participa das decisões políticas de sua cidade, estado ou país. 
III – Na sociedade moderna prevalece o modelo de democracia representativa em que os cidadãos elegem representantes, em intervalos regulares através das eleições, que votam os assuntos em seu favor. 
IV – O sistema democrático só é possível se ocorrer a superação da divisão social de classes, bem como, pela supressão da propriedade privada. 
Podemos afirmar que estão CORRETAS as opções:  Pontos da Questão: 1 
	Somente os enunciados I, II e III estão corretos. 
	Somente os enunciados I, III e IV estão corretos. 
	Somente os enunciados I e II estão corretos. 
	Somente os enunciados I, II e IV estão corretos 
	Somente os enunciados II, III e IV estão corretos. 
	
Questão: 10 (132874) 
Partindo do princípio de que a Filosofia da Educação é a fundamentação teórica e crítica do conhecimento e da prática educativa, podemos afirmar que: 
I – sua preocupação está em compreender, de forma crítica, a natureza e a especificidade da educação; 
II – determina pelo pensamento os alicerces das práticas educativas de uma sociedade; 
III – tem por finalidade firmar o espontaneísmo pedagógico; 
IV – portanto, seu trabalho está em avaliar os currículos, as técnicas e os métodos de ensino-aprendizagem, para que seja possível julgar se são ou não adequadas aos fins que se propõem. 
Assinale a alternativa correta:  Pontos da Questão: 1 
	Somente os enunciados II e IV estão corretos. 
	Somente os enunciados I, II e III estão corretos.
	Somente os enunciados I e IV estão corretos. 
	Somente os enunciados II, III e IV estão corretos. 
	Somente os enunciados I, II e IV estão corretos. 
Parte inferior do formulário

Outros materiais