Buscar

Atividade A3 - Temas Contemporâneos em Psicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade A3 – Temas contemporâneos 
A Psicologia Escolar e Educacional tem, progressivamente, identificado a relação entre fenômenos psicossociais e escolarização. Dentre esses fenômenos, encontra-se o racismo como processo estrutural construído histórica e socialmente que impacta o cotidiano de grande parte da população brasileira. Podem-se observar relações entre racismo e: evasão escolar, fracasso escolar, saúde mental do estudante, motivação escolar, relações interpessoais na escola, dentre outros processos da trajetória escolar. Escolha um desses processos e: a)discuta a relação entre racismo e o processo escolhido; b)desenvolva uma proposta de intervenção da(o) psicóloga(o) escolar e educacional sobre o processo escolhido levando em consideração aspectos relacionados ao fator étnico-racial.
Apesar de considerarmos que o Brasil vive uma diversidade cultural, é notório que a escola ainda não se sente preparada para lidar com certas situações de racismo que segundo a acepção do “Dicionário Aurélio”, é “a doutrina que sustenta a superioridade de certas raças” (2004, p. 616). De acordo com vários estudos e pesquisas realizados pelo Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Saúde (2010), a escola é considerada como um dos espaços sociais em que crianças e adolescentes negros/as defrontam-se de forma mais contundente com a vivência do racismo e da discriminação racial. As situações de rejeição enfrentadas pelos alunos/as negros/as, aliadas ao silêncio dos/as profissionais da educação em relação a essas práticas, produzem graves sequelas na autoestima dessas crianças e jovens, repercutindo negativamente no seu desempenho escolar e no desenvolvimento de sua capacidade de aprendizado. É, ainda, um fator importante de evasão escolar.
Inúmeras vezes os estudantes negros têm seu baixo rendimento associado à falta de interesse ou suas atitudes são vistas como apenas desobediência por partes dos jovens de camada popular e não tem todo o contexto analisado. Rodrigues (2014), ao citar em sua monografia Dayrell (2003), pontua que, por consequência do racismo, há evasão escolar: O racismo no ambiente escolar é também presente na evasão escolar, nos baixos índices de escolarização e defasagem quanto à relação idade e série escolar. Dentro das condições históricas e sociais, com suas formas de se construírem socialmente, enquanto sujeitos sociais, esse grupo étnico também se encontra inserido em um contexto de desumanização, proibido de ser, privado de desenvolver suas potencialidades, de viver plenamente a sua condição de ser humano dotado de direito à dignidade e ao exercício da cidadania (DAYRELL, 2003, apud RODRIGUES,2014, p.29).
Sabemos que é difícil, mas não impossível, construir subsídios de peso para ajudar os profissionais que fazem parte do ambiente escolar a desencadear um processo de superação do racismo na Escola. A realizações de ações afirmativas no combate ao racismo, a discriminação e ao preconceito que vitimizam a comunidade escolar negra pode ser uma opção de intervenção do profissional de Psicologia no ambiente escolar. A formação de grupos de trabalho para propor ações destinadas à valorização da comunidade escolar negra, indicando pistas de como os professores e alunos podem, em conjunto, desenvolver mecanismos pedagógicos eficazes para a superação das desigualdades, para a elevação da auto-estima dos alunos para o reconhecimento da diversidade com fator aglutinador dos diferentes.
https://www.scielo.br/j/pee/a/FtTLLzYt7bsCDhwV3XXzQ7y/?format=pdf&lang=pt
https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/o-papel-escola-na-desconstrucao-racismo-preconceito.htm
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/bitstream/123456789/2366/1/2021_mono_enzosantana.pdf

Continue navegando