Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

No mundo contemporâneo, as carreiras profissionais dos indivíduos, seja qual for a organização, mesclam-se com a trajetória de vida de cada profissional. As pessoas vão desenvolvendo seus passos profissionais considerando suas pretensões financeiras, pessoais e as possibilidades que a empresa possa vir a oferecer. Assim, através da compreensão particular de cada um, focam-se os interesses, não se ocupando com as carreiras “pensadas” pelas organizações. Já as empresas, na busca de adequar-se a esse mercado volátil, praticam novos contratos, não só no contexto legal, como no psicológico, com os empregados. Desse modo, como você percebe a evolução da administração de carreira no contexto do trabalho atualmente, por parte do profissional e por parte das empresas?
Aponte e discorra, com profundidade, sobre ao menos três (03) itens aprendidos sobre Gestão de minha carreira.
Gerenciamento de carreira – o funcionário sempre deve estar a frente das decisões tomadas sobre a sua carreira, nunca deixando na mão de outra pessoa. Gestão de carreira e planejamento de carreira diminuem a rotatividade de funcionários numa empresa, pois eles têm claro o que querem em mente, fazendo com que vão atrás de seus objetivos mais claramente. 
Modelos de carreira – existem 2 modelos que descrevem as carreiras atualmente. Eles são: modelo tradicional (de crescimento constante, linear e é o modelo mais seguido pois mesmo que as pessoas não gostem muito de um trabalho, acabam ficando nele) e o modelo moderno (marcado pela instabilidade do mundo, mostra a instabilidade nos empregos e cargos. A chefia não é mais o objetivo principal, pois nem sempre combina com o que o funcionário almeja para seu lado pessoal pela alta demanda de responsabilidades).
Carreira sem fronteiras – novo modo de carreira, onde o contexto de carreira em si é mais amplo que todos os mais tradicionais. Nesse a pessoa constrói todo o conhecimento dela, networking, relações pessoais, profissionais e transforma isso num novo tipo de carreira em que ela controla ainda assim o plano de carreira em que vai seguir, mas de uma forma mais ampla.