Buscar

TBL - Psiquiatria (Questões)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TBL 2
1. RESIDÊNCIA MÉDICA – 1994 - UNIVERSIDADE DE CAMPINAS – UNICAMP - SP - Idéias de conteúdo bizarro, repetitivo ou escatológico, que se impõem de maneira insistente ao pensamento do indivíduo, por mais que se esforce por rechaçá-las ou que as considere absurdas e despropositadas”. Essa definição é de: 
a. delírio de culpa 
b. pseudo-alucinações 
c. idéias deliróides persecutórias 
d. confabulações 
e. idéias obsessivas
2. RESIDÊNCIA MÉDICA – 2002 - ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA – UNIFESP - SP - Pode ser considerado como sintoma positivo da esquizofrenia:
a. embotamento afetivo 
b. alucinações
c. conteúdo do pensamento empobrecido 
d. bloqueio do pensamento 
e. isolamento social
3. RESIDÊNCIA MÉDICA - 2004 FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - FMUSP - Homem de 28 anos de idade procura tratamento médico referindo não conseguir parar de verificar se trancou a porta de casa e se fechou a válvula do gás de cozinha. Lava as mãos diversas vezes ao dia, pois imagina estar contaminado. Acha tudo isso muito estranho, fica angustiado e não consegue trabalhar. A medicação indicada para o tratamento deste transtorno é:
a. diazepam 
b. haloperidol 
c. imipramina 
d. clomipramina - ADT
e. venlafaxina
4. RESIDÊNCIA MÉDICA – 2004 FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – FMUSP - Mulher de 32 anos de idade dá entrada no pronto-socorro chorando, com queixa de falta de ar, tontura, formigamento nas extremidades dos membros superiores, boca seca e medo de morrer. Refere episódios semelhantes com duração de aproximadamente 20 minutos. De acordo com o quadro clínico descrito, qual a hipótese diagnóstica e a terapêutica indicada para este caso? 
a. fobia social; psicanálise com sessões semanais 
b. crise* de pânico; inibidor seletivo da recaptação da serotonina → *Trata o Transtorno de pânico
c. episódio depressivo; antidepressivo tricíclico 
d. esquizofrenia; antipsicóticos 
e. transtorno conversivo; inibidor seletivo da recaptação da serotonina
5. RESIDÊNCIA MÉDICA – 1996 ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA – UNIFESP - Um rapaz de 20 anos encaminhado ao urologista com quadro de urgência miccional. Refere que quando tem que falar com estranhos, colegas de classe, e algumas vezes mesmo com amigos fica bastante nervoso: Sua face torna-se tão tensa que tem dificuldade para falar, sente dor no peito, urgência miccional e boca seca. Aparece ainda um zumbido na sua cabeça e sente como se estivesse fora do seu próprio corpo. Este ataque vem repetidamente e apenas quando está com outras pessoas. Diz que nunca foi a festas, restaurantes ou bailes com receio de comportar-se de forma embaraçosa, e que tem poucos amigos. O diagnóstico mais provável é: 
a. transtorno de personalidade esquizóide
b. transtorno dissociado (conversivo) 
c. síndrome do pânico (transtorno do pânico)
d. transtorno hipocondríaco 
e. fobia social
6. RESIDÊNCIA MÉDICA – 1997 UNIVERSIDADE DE CAMPINAS – UNICAMP- Quanto a caracterização geral dos Transtornos Esquizofrênicos, é CORRETO: 
a. esperam-se distorções de pensamento, da senso-percepção e da afetividade 
b. os acometidos mantêm normalmente o senso de individualidade, unicidade e de direção de si 
c. há alteração observada da consciência e grande comprometimento da capacidade intelectual 
d. quando da remissão de sintomas, o acometido não se recorda de suas vivências psicóticas 
e. praticamente não há evolução para completa recuperação e os transtornos têm prevalência significativamente maior de homens
7. RESIDÊNCIA MÉDICA - Em relação ao tratamento farmacológico do TEPT, qual é verdadeira?
a. Benzodiazepínico é recomendado no primeiro mês após o evento traumático
b. Poucos medicamentos tem sido usados para tratar os sintomas de TEPT
c. Antidepressivos e betabloqueadores são os principais medicamentos usados no tratamento
d. A terapia farmacológica isolada é tão eficaz quanto a combinação de fármacos e psicoterapia
8. RESIDÊNCIA MÉDICA - Qual dos seguintes não é um achado comum na bulimia nervosa?
a. alargamento bilateral das parótidas
b. sinal de Russel
c. hipotermia e hipotensão
d. imc <18,5
9. RESIDÊNCIA MÉDICA - 2012 - FACULDADE DE MEDICINA DO ABC - SP- A bulimia nervosa: 
a. Sempre está associada à depressão.
b. O pico de idade é no começo da adolescência. 
c. Tipicamente envolve um peso corporal de mais de 25% acima do esperado para a idade e altura.
d. Muitas vezes é episódica, com remissões e recaídas.
10. RESIDÊNCIA MÉDICA - 2012 - ALIANÇA S A Ú D E -PR - Em relação aos transtornos de ansiedade, é INCORRETO afirmar:
a. O TOC tem uma prevalência ao longo da vida na população geral em torno de 2% a 3% e seu tratamento se dá preferencialmente com TCC e antidepressivo serotoninérgico. 
b. O Transtorno de Ansiedade Social tem como característica central medo exagerado e persistente da avaliação negativa por outros, quando o indivíduo se encontra em situações de interação interpessoal ou de desempenho. Os ISRS são considerados tratamentos de primeira escolha nessa patologia. 
c. Na Atenção Primária as síndromes ansiosas são bastante comuns e seu manejo deve ser feito obrigatoriamente com benzodiazepínicos nos principais núcleos do hipotálamo e central da amígdala. 
d. No Transtorno do Pânico, após obter resposta completa no tratamento agudo, deve-se manter a medicação por mais um ano na mesma dose medicamentosa utilizada na fase aguda. Após um ano deve ser feita a retirada gradual, como forma de prevenção a recaída.
e. No TAG os BDZ mostram um rápido início de ação, porém as taxas de recaídas variam em torno de 63% e 81 %, quando da descontinuação da medicação.
11. RESIDÊNCIA MÉDICA - 2011 - HOSPITAL DA CRUZ VERMELHA DO PARANÁ - PR - Augusto, 34 anos, chega à Unidade Básica de Saúde queixando-se de estar “alterado” há 08 meses. Conta que evita contato com as pessoas, sente-se totalmente desestimulado no trabalho e percebe perda das emoções e do prazer, além de déficit de atenção e dificuldade para responder perguntas. Declara que os colegas do trabalho querem ocupar seu cargo na empresa e, por isso, fazem piadas e comentários, às escondidas, da sua situação, o que o deixa mais isolado. Nítido descuido da aparência pessoal. Assinale o diagnóstico mais provável: 
a. Síndrome cerebral orgânica. 
b. Distúrbio do humor. 
c. Risco de suicídio. 
d. Esquizofrenia. 
e. Transtorno do humor.
12. RESIDÊNCIA MÉDICA - 2011 - HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE GOIÁS - GO - L.A.M, 55 anos, solteira, professora de ensino médio, evangélica praticante, 1,50 m de altura, pesando cerca de 70 kg, foi levada ao consultório por duas irmãs. Essas alegam que, há mais de 10 anos, a irmã começou a "perceber” que alguns alunos e pessoas na rua ou mesmo familiares cochicham, fazem gestos, dando a entender que ela é homossexual. No início, as irmãs chegaram a questionar pessoas, condoendo-se do sofrimento de L.A.M; porém, após algum tempo, ficou claro que era tudo imaginação da paciente. Recentemente, a situação piorou, pois ela tem feito denúncias à delegacia e criado constrangimento para todos, muito embora continue absolutamente normal em todos os outros aspectos funcionais. Questionada, a paciente garante que é vítima inocente e que realmente muita gente tem feito sinais ou falado entre si, sendo ela o alvo desses comentários maldosos. A paciente afirma que jamais experimentou alucinações auditivas, apenas percebe os significados nos gestos dos outros. O quadro descrito é compatível com transtorno: 
a. Esquizofrênico. 
b. Obsessivo-compulsivo. 
c. Delirante persistente. 
d. Somatoforme.
13. RESIDÊNCIA MÉDICA - 2010 - HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE - RS- Segundo o Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-IV), da Associação Americana de Psiquiatria, que critério, dentre os abaixo, não faz parte do diagnóstico de bulimia nervosa? 
a. Episódios compulsivos e recorrentes de comer. 
b. Vômitos induzidos e uso recorrente de laxativos para prevenir ganho de peso. 
c. Prevenção de ganho de peso por prática excessiva de exercício físico. 
d. Autoavaliação excessivamente influenciada pelo peso corporale. Presença de amenorréia
14. RESIDÊNCIA MÉDICA - 2010 - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ - CE - Jovem de 17 anos, sexo feminino, é trazida ao ambulatório de Clínica Médica pelos pais. A queixa é de comportamento ‘fora dos padrões’ e solicitam investigação adequada. Referem que há cerca de dois anos a mesma apresenta hábitos alimentares aberrantes, chegando a comer ’10 pacotes de batatas fritas e incontáveis biscoitos e bombons de chocolate’ em um dia. Após este ‘dia de farra de comida’ (referência dada pelos pais), passa de dois a três dias em intensa atividade física na academia de musculação - com sessões de 6 a 8 horas diárias - sem alimentar-se ou ingerir líquidos adequadamente. Esses ciclos alternantes vêm se repetindo 2 a 3 vezes por semana por pelo menos 6 meses. Durante entrevista, a paciente confirmou as informações dadas pelos pais e referiu que come exagerado por perder o controle, mas que sente-se extremamente infeliz após tais episódios. Relata que se acha um pouco acima do peso, mas nega indução de vômitos ou uso de laxantes em qualquer época. Nega alucinações visuais ou auditivas. A avaliação mostrou plena orientação pessoal, temporal e espacial; o índice de massa corpórea era de 26 kg/m2; as mucosas estavam levemente ressecadas; demais aspectos do exame físico estavam normais. Foi realizada avaliação bioquímica que não demonstrou alterações. Com base nestes dados, qual o diagnóstico mais provável? 
a. Esquizofrenia. 
b. Compulsão alimentar. 
c. Anorexia nervosa. 
d. Bulimia nervosa. 
e. Depressão
TBL 2
 
1.
 
RESIDÊNCIA MÉDICA 
–
 
1994 
-
 
UNIVERSIDADE DE CAMPINAS 
–
 
UNICAMP 
-
 
SP 
-
 
Idéias
 
de conteúdo bizarro, repetitivo ou escatológico, que se impõem de maneira 
insistente ao pensamento do indivíduo, por mais que se esforce por rechaçá
-
las ou 
que as considere absurdas e despropositadas”. Essa definição é de: 
 
a.
 
delírio de culpa 
 
b.
 
pseudo
-
alucin
ações 
 
c.
 
idéias deliróides persecutórias 
 
d.
 
confabulações 
 
e.
 
idéias obsessivas
 
2.
 
RESIDÊNCIA MÉDICA 
–
 
2002 
-
 
ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA 
–
 
UNIFESP 
-
 
SP 
-
 
Pode ser considerado como sintoma positivo da esquizofrenia:
 
a.
 
embotamento afetivo 
 
b.
 
alucinações
 
c.
 
conteúdo do pensa
mento empobrecido 
 
d.
 
bloqueio do pensamento 
 
e.
 
isolamento social
 
3.
 
RESIDÊNCIA MÉDICA 
-
 
2004 FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE 
SÃO PAULO 
-
 
FMUSP 
-
 
Homem de 28 anos de idade procura tratamento médico 
referindo não conseguir parar de verificar se trancou a p
orta de casa e se fechou a 
válvula do gás de cozinha. Lava as mãos diversas vezes ao dia, pois imagina estar 
contaminado. Acha tudo isso muito estranho, fica angustiado e não consegue 
trabalhar. A medicação indicada para o tratamento deste transtorno é:
 
a.
 
di
azepam 
 
b.
 
haloperidol 
 
c.
 
imipramina 
 
d.
 
clomipramina
 
-
 
ADT
 
e.
 
venlafaxina
 
4.
 
RESIDÊNCIA MÉDICA 
–
 
2004 FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE 
SÃO PAULO 
–
 
FMUSP 
-
 
Mulher de 32 anos de idade dá entrada no pronto
-
socorro 
chorando, com queixa de falta de ar, tontura, formigame
nto nas extremidades dos 
membros superiores, boca seca e medo de morrer. Refere episódios semelhantes 
com duração de aproximadamente 20 minutos. De acordo com o quadro clínico 
descrito, qual a hipótese diagnóstica e a terapêutica indicada para este caso? 
 
a.
 
fobia social; psicanálise com sessões semanais 
 
b.
 
crise
*
 
de pânico; inibidor seletivo da recaptação da serotonina
 
?
 
*Trata o 
Transtorno de pânico
 
c.
 
episódio depressivo; antidepressivo tricíclico 
 
d.
 
esquizofrenia; antipsicóticos 
 
e.
 
transtorno conversivo; 
inibidor seletivo da recaptação da serotonina
 
5.
 
 
RESIDÊNCIA MÉDICA 
–
 
1996 ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA 
–
 
UNIFESP 
-
 
Um 
rapaz de 20 anos encaminhado ao urologista com quadro de urgência miccional. 
Refere que quando tem que falar com estranhos, colegas de classe, e algumas vezes 
TBL 2 
1. RESIDÊNCIA MÉDICA – 1994 - UNIVERSIDADE DE CAMPINAS – UNICAMP - SP - 
Idéias de conteúdo bizarro, repetitivo ou escatológico, que se impõem de maneira 
insistente ao pensamento do indivíduo, por mais que se esforce por rechaçá-las ou 
que as considere absurdas e despropositadas”. Essa definição é de: 
a. delírio de culpa 
b. pseudo-alucinações 
c. idéias deliróides persecutórias 
d. confabulações 
e. idéias obsessivas 
2. RESIDÊNCIA MÉDICA – 2002 - ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA – UNIFESP - SP 
- Pode ser considerado como sintoma positivo da esquizofrenia: 
a. embotamento afetivo 
b. alucinações 
c. conteúdo do pensamento empobrecido 
d. bloqueio do pensamento 
e. isolamento social 
3. RESIDÊNCIA MÉDICA - 2004 FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE 
SÃO PAULO - FMUSP - Homem de 28 anos de idade procura tratamento médico 
referindo não conseguir parar de verificar se trancou a porta de casa e se fechou a 
válvula do gás de cozinha. Lava as mãos diversas vezes ao dia, pois imagina estar 
contaminado. Acha tudo isso muito estranho, fica angustiado e não consegue 
trabalhar. A medicação indicada para o tratamento deste transtorno é: 
a. diazepam 
b. haloperidol 
c. imipramina 
d. clomipramina - ADT 
e. venlafaxina 
4. RESIDÊNCIA MÉDICA – 2004 FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE 
SÃO PAULO – FMUSP - Mulher de 32 anos de idade dá entrada no pronto-socorro 
chorando, com queixa de falta de ar, tontura, formigamento nas extremidades dos 
membros superiores, boca seca e medo de morrer. Refere episódios semelhantes 
com duração de aproximadamente 20 minutos. De acordo com o quadro clínico 
descrito, qual a hipótese diagnóstica e a terapêutica indicada para este caso? 
a. fobia social; psicanálise com sessões semanais 
b. crise* de pânico; inibidor seletivo da recaptação da serotonina ? *Trata o 
Transtorno de pânico 
c. episódio depressivo; antidepressivo tricíclico 
d. esquizofrenia; antipsicóticos 
e. transtorno conversivo; inibidor seletivo da recaptação da serotonina 
5. RESIDÊNCIA MÉDICA – 1996 ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA – UNIFESP - Um 
rapaz de 20 anos encaminhado ao urologista com quadro de urgência miccional. 
Refere que quando tem que falar com estranhos, colegas de classe, e algumas vezes

Continue navegando