Buscar

Prova eletrnica Fundamentos da Administraúo

Prévia do material em texto

Prova eletrônica Fundamentos da Administração
Pergunta 1
3 / 3 pts
Na medida em que a ______________ se retrai ou se expande e se alteram as necessidades dos clientes, que mudam ___________ e tendências do público, as _________________ precisam modificar sua linha de ação, renovar-se, ajustar-se, transformar-se e adaptar-se rapidamente. Assinale a alternativa abaixo, que completa os campos da frase em questão.
  
conjuntura econômica, os hábitos, decisões.
 
  
globalização, os confortos, organizações.
 
  
conjuntura econômica, os hábitos, organizações.
 
Num mundo novo, surgirão cada vez mais novos e diferentes problemas, enquanto os antigos passarão por novas soluções. No fundo, os problemas apenas mudarão de figura, de natureza ou de roupagem, mas a mudança será sempre a constante. A administração é um processo de ajustes constantes a coisas novas e complexas e que nunca aconteceram antes. Assim, a frase completa é: “Na medida em que a conjuntura econômica se retrai ou se expande e se alteram as necessidades dos clientes, que mudam os hábitos e tendências do público, as organizações precisam modificar sua linha de ação, renovar-se, ajustar-se, transformar-se e adaptar-se rapidamente”.
  
administração mercadológica, os hábitos, organizações.
 
  
conjuntura econômica, os hábitos, escolas.
 
 
Pergunta 2
3 / 3 pts
Quem é o pai da “Administração Moderna”?
  
Philip Kotler.
 
  
Henry Mintzberg.
 
  
Frederick Winslow Taylor.
 
  
Peter Ferdinando Drucker.
 
Peter Ferdinando Drucker nasceu em Viena, Áustria, no dia 19 de novembro de 1909. Formou-se em Direito na Universidade de Hamburgo, na Alemanha. Obteve o doutorado em Direito Internacional na Universidade de Frankfurt. Nessa época, trabalhava para um jornal alemão. Em 1933, fugindo da Alemanha de Hitler, foi para Londres, onde trabalhou como economista para um banco internacional. Em 1937, casou-se com Doris Schmitz e partiu para os Estados Unidos.
  
Idalberto Chiavenato.
 
 
Pergunta 3
3 / 3 pts
Você já pode ter ouvido sobre a quarta revolução industrial, mas o que é isso exatamente? Este é definitivamente um tema que tem sido falado ao longo dos últimos anos e que ganhou ainda mais destaque recentemente depois de ter se tornado um importante ponto de discussão no Fórum Econômico Mundial. A realidade virtual já está presente em diversas áreas e isso é só o começo! As revoluções anteriores permitiram grandes avanços, mas até que ponto a união entre tecnologia e vida real pode impactar e mudar nossas vidas? A quarta revolução é o conceito de misturar o mundo real com o mundo tecnológico. A realidade virtual permite que a gente consuma e interaja com informações de novas maneiras, robôs e softwares lado a lado com os seres humanos, nano-robôs que podem um dia representar a cura de algumas doenças, ferramentas de impressão 3D, controles de voz e mais uma lista interminável de coisas.
Disponível em: http://forbes.uol.com.br/fotos/2016/02/o-que-e-a-quarta-revolucao-industrial/#foto4 (Links para um site externo.)
 
Considerando o texto apresentado, avalie as frases a seguir, correlacionando com o que estudamos “na administração da sociedade moderna”, no quesito “megatendências”:
I- Hoje temos uma maior eficiência no indicador tecnologia.
II- Hoje as organizações são adeptas ao empowerment, ou seja, a “descentralização da liderança” cujo modelo de gestão é mais aberto e participativo.
III- Hoje há a necessidade da visão do negócio e do futuro, com uma visão sistêmica e contingencial.
IV- A democratização é o que se privilegia hoje e que anteriormente era a hierarquia.
É correto o que se afirma em:
  
I, II e III.
 
  
Todas as alternativas.
 
alternativa e, todas as alternativas. Conflitando com as megatendências estudadas de John Naisbitt, as frases apresentadas são o presente e o futuro das organizações, o que interliga com as características do texto apresentado, sobre a quarta revolução industrial.
 
  
I e III.
 
  
I e II.
 
  
I e IV.
 
 
Pergunta 4
3 / 3 pts
Os indivíduos adquirem conhecimento teórico e experiência prática ao mesmo tempo, por meio do quê?
  
Por programas de trabalho-estudo ou treinamentos.
 
 Integração sistemática da teoria e prática nos meios significativos e úteis da administração, ou seja, pela organização fornecendo inclusive capacitações e estudos complementares a função exercida pelo colaborador.
  
Da falta de programas de trabalho-estudo ou treinamentos.
 
  
Pela falta de estudos anteriores.
 
  
e) Pela experiência do presidente da companhia.
 
  
Pela experiência da chefia imediata.
 
 
Pergunta 5
3 / 3 pts
Como administradores devemos buscar na teoria o conhecimento, buscar na prática a sabedoria e buscar sempre a perseverança na prática do bem/do caráter. Antes de chegar a essa afirmação houve um processo evolutivo dos modelos gerenciais que foram utilizados até hoje, que dentre outros estudiosos e gestores, os que se destacaram:
HENRI FAYOL (1841-1925) com a Teoria Clássica com ênfase na estrutura. “Conceber um plano e assegurar-lhe o sucesso é uma das mais vivas satisfações que o homem inteligente pode experimentar”;
FREDERICK TAYLOR (1856-1917), na Escola da Administração Científica com ênfase nas tarefas; HENRY FORD (1863-1917) ficou famoso quando, em sua linha de montagem, elevou o salário mínimo dos operários e projetou um carro com o mais baixo preço entre seus concorrentes. “Se eu perguntasse a meus compradores o que eles queriam, teriam dito que era um cavalo mais rápido”;
MAX WEBER (1864 – 1920) Escola Estruturalista da Administração surge a Teoria Burocrática sintetizando as teorias clássicas e as teorias de relações humanos; ELTON MAYO (1880 – 1949) com a Experiência de Hawthorne com ênfase nos aspectos emocionais do comportamento das pessoas;
ABRAHAM MASLOW (1908 – 1970) com a Teoria da Motivação Humana que desenvolveu uma hierarquia das necessidades que pode ser visualizada como uma pirâmide;
PETER DRUCKER (1909 – 2005) com a Teoria Neoclássica da Administração nos princípios gerais de gestão e ênfase nos objetivos e resultados. “Um executivo que não sabe gerenciar a inovação é incompetente e inadequado para a sua função”.
No Brasil temos muitos administradores que aplicaram muitos desses conhecimentos e conseguiram superar os grandes desafios na gestão, como também inspiram e servem como modelo:
IDALBERTO CHIAVENATO nascido em São Paulo, autor na área de Administração de Empresas e de Recursos Humanos tendo seus livros utilizados por administradores no Brasil, países da América Latina, Portugal, Espanha e países africanos de língua portuguesa. Atualmente, atua como conselheiro no Conselho Regional de Administração do Estado de São Paulo e presidente do Instituto Chiavenato de Educação. É um dos autores nacionais mais conhecidos e respeitados na área de Administração de Empresas e Recursos Humanos.
LUIZA HELENA TRAJANO, presidente da Magazine Luiza, Formada em Administração de Empresas e Direito, começou a trabalhar aos 12 anos e hoje, lidera 23 mil colaboradores espalhados por 718 lojas em 16 estados. Em 2011, o Magazine Luiza estreou na Bolsa de Valores e fez a 13ª aquisição de sua história, quando comprou 121 lojas do Baú, que pertenciam ao Grupo Silvio.
ROBERTO LUIZ JUSTUS, Formado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, iniciou sua carreira na publicidade, fundou a Fischer, Justus Comunicação e também o Grupo Newcomm, do qual é presidente. Como apresentador da TV comanda o Talk Show Roberto Justus, formou uma parceria com Walter Longo, mentor de Estratégia e Inovação do Grupo Newcomm e presidente da agência Grey Brasil, lançou o primeiro MBA de Comunicação do IBMEC RJ e em junho de 2013, o MBA em Estratégia e Liderança Empresarial na Metrocamp/Grupo Ibmec, em Campinas.
· MAX GEHRINGER, Administrador de Empresas e escritor, autor de diversos livros sobre carreiras e gestão empresarial. Tornou-se conhecido por suas colunas em várias revistas, na rádio CBN e no programa Fantástico, da TV Globo, foi escolhido como um dos 30 executivos mais cobiçados do mercado em pesquisa dojornal Gazeta Mercantil, em janeiro de 1999. Foi um dos cinco finalistas do prêmio Top of Mind em 2005 e 2006 na categoria Palestrante. Foi diretor da Pepsi, Elma Chips e Pullman. Foi colunista das revistas: Você S.A., Exame e VIP, todas publicadas pela Editora Abril. Hoje escreve para a revista Época e Época Negócios, ambas da Editora Globo.
Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/academico/a-evolucao-da-administracao/104632/ (Links para um site externo.)
 
Considerando o texto apresentado, avalie as frases a seguir:
I - Hoje o Administrador deve lidar com modernas técnicas de gestão.
II- Valorizar as pessoas de forma que possam tomar as decisões.
III- Resolver os problemas, com vista a maximizar a competitividade nas empresas e organizações.
IV- Demitir, independentemente do que os instrumentos do departamento de Recursos Humanos informam.
É correto apenas o que se afirma em:
  
I, II e IV.
 
  
I, II e III.
 
Resposta comentada: As alternativas I, II e III compreendem a “evolução da administração”, ou seja, o pensamento evoluído dos pensadores dos primórdios, até aos grandes empresários e administradores dos dias de hoje. A frase IV por exemplo, não faz sentido, pois hoje o departamento de recursos humanos aplica e realiza inúmeras avaliações e se existe esse trabalho, ele deve ser utilizado para avaliar o desempenho do colaborador e não simplesmente ser descartado.
  
I e II.
 
  
I e III.
 
  
I e IV.
 
 
Pergunta 6
3 / 3 pts
As funções da Administração, são aquelas atividades básicas que devem ser desempenhadas por administradores para alcançar os resultados esperados pelas organizações. Essas funções são:
  
Planejamento, Execução, Triagem e Produção.
 
  
Organização, Processo, Triagem e Produção.
 
  
Planejamento, Organização, Direção e Controle.
 
Conforme estudamos nessa aula, o ciclo completo das funções da Administração são o PODC, ou seja, Planejamento, Organização, Direção e Controle
  
Planejamento, Processo, Produto e Transformação
 
  
Planejamento, Financeiro, Marketing e Recursos Humanos.
 
 
Pergunta 7
3 / 3 pts
Podemos caracterizar os princípios da Administração como:
  
Dinâmicos, generalizações, absolutos, universais e inexatos.
 
  
Dinâmicos, generalizações, relativos, universais e exatos.
 
  
Dinâmicos, generalizações, relativos, regionais e inexatos.
 
  
Dinâmicos, generalizações, relativos, universais e inexatos.
 
conforme estudamos nessa aula, a Administração sendo uma ciência e profissão que passa por grandes transformações diariamente, que liga com o caos, que tem de ser dinâmica, tem como suas demais características, nessa conjuntura, os seguintes princípios:  generalizações, relativos, universais e inexatos, além da dinâmica já mencionada no decorrer dessa explicação.
  
Dinâmicos, especializados, relativos, universais e inexatos.
 
 
Pergunta 8
3 / 3 pts
Pensando na “organização, nos insumos, no processo de transformação e na saída” obedecendo respectivamente essa ordem – de forma completa, qual o exemplo abaixo, que preenche corretamente todas essas etapas?
  
Empresa de contabilidade. Demonstrativos da empresa. Escrituração de contas e orientação contábil.
 
  
Companhia aérea. Passageiros e cargas transportados. Aeronave, pilotos e equipe de terra.
 
  
Companhia aérea. Passageiros e cargas transportados. Movimentação de passageiros e cargas.
 
  
Clínica médica. Médicos, equipamentos médicos, enfermeiras, pacientes. Exames e tratamentos diversos, orientação preventiva, curativa. Pacientes tratados/orientados em busca da melhora desejada, em relação a saúde.
 
Conforme a questão pediu, de forma completa, ou seja, precisava ser elencado as 4 etapas e respeitando a ordem respectiva, sendo: “organização, nos insumos, no processo de transformação e na saída”. A única questão completa e na ordem, com exemplo, é essa alternativa: “Clínica médica. Médicos, equipamentos médicos, enfermeiras, pacientes. Exames e tratamentos diversos, orientação preventiva, curativa. Pacientes tratados/orientados em busca da melhora desejada, em relação a saúde.”
  
Empresa de contabilidade. Demonstrativos da empresa. Contadores, informações e softwares.
 
 
Pergunta 9
3 / 3 pts
É um evento na carreira de um colaborador que levará à alteração das funções desempenhadas, à subida na hierarquia da empresa ou à mudança salarial. Do que estamos falando?
  
Desligamento.
 
  
Promoção.
 
Da promoção. Pode servir a objetivos como alocar os indivíduos a postos de trabalho para os quais tenham, potencialmente, maior aptidão ou funcionar como uma recompensa pelo bom desempenho. Mas, tem de se ter o cuidado, para obedecer critérios de justiça, baseados por méritos, para que os demais colaboradores não se sintam ultrapassados e entendam que, se apresentarem o mesmo nível de desempenho, poderão ter igual recompensa.
  
Incentivo.
 
  
Salário.
 
  
Benefício.
 
 
Pergunta 10
3 / 3 pts
O administrador é um profissional cuja formação é:
  
Inflexível e diversificada.
 
  
Específica e desatualizada.
 
  
Ampla e variada.
 
Como estudamos no decorrer de todas as unidades, a área da Administração, bem como a profissão, é ampla e variada. O administrador estuda diversas áreas, tem um leque de opções para seguir com sua profissão. É um profissional que deve estar presente em todas as organizações, independentemente de seu porte, ramo e se é pública ou privado. Por essa razão, profissionais como engenheiros, economistas, contabilistas, advogados ou médicos que conhecem suas respectivas especialidades – quando são promovidos em suas empresas – como indústrias, construtoras, serviços, consultorias ou hospitais – ao nível de supervisor, gerente ou diretor, precisam se transformar em administradores. A partir daí, precisam aprender a administrar e adquirir novos conhecimentos e posturas que suas especialidades não lhes ensinaram em momento algum. Daí o caráter eminentemente universal da administração: cada empresa necessita não de um administrador apenas, mas de uma equipe de administradores em vários níveis e nas várias áreas e funções para conduzirem as diversas especialidades dentro de um conjunto integrado e harmonioso de esforços em direção aos objetivos da empresa. É isso o que leva muitos profissionais de nível superior a retornarem mais tarde aos bancos universitários para cursarem Administração: quando são promovidos do nível operacional no qual executam suas especialidades para o nível intermediário ou institucional. Aí eles deixam de ser engenheiros, economistas, contabilistas, advogados ou médicos para se tornarem administradores.
 
  
Momentânea.
 
  
Restrita e focada.
 
Pontuação do teste: 30 de 30

Continue navegando

Outros materiais