Buscar

EDUCAÇÃO ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL


Continue navegando


Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ESTUDANTE: Salete Soares da Rosa
 
COMPONENTE: TQU – MÓDULO I - FERRAMENTAS DA QUALIDADE 
PROFESSOR: Simone Teles 
ATIVIDADE: Nº: 3
POLO: Bento Gonçalves
LOCAL E DATA: São Leopoldo/ 09-05-21
Atividade avaliativa 03
Aplicação da metodologia PDCA e 5W2H
Introdução
Esta atividade apresentará uma forma da aplicação da metologia PDCA, elaboração de um plano de ação 5W2H e também o uso de outras ferramentas da qualidade aprendidas até agora.
A qualidade como significado amplo é buscada por todos os indivíduos, o mesmo ao adquirir um bem ou serviço, acredita que está comprando algo com qualidade, que atenda todas as suas necessidades [1]. A qualidade assume o primeiro plano dentro das organizações, sendo a peça chave para assegurar a competitividade e existência das organizações no mercado, servindo como plano de fundo para o desenvolvimento de produtos (bens e/ou serviços) para uma sociedade cada vez mais exigente [2]. Na busca por uma melhoria da qualidade e de um ambiente propício a essa melhoria, é de suma importância a utilização de ferramentas [ 3], aperfeiçoando os seus processos, reduzindo os desperdícios e buscando a melhoria contínua, tendo como resultado um produto eficiente e sustentável[1].
Portanto, o presente trabalho tem como objetivo, abordar uma ferramenta da qualidade: 5W2H, a qual pode ser considerada uma ferramenta de simples aplicação e mais utilizada na área de planejamento do ciclo PDCA.
 Desenvolvimento:
 A empresa JTEKT AUTOMOTIVA BRASIL atua como fabricante de sistemas de direções hidráulicas e elétricas, possui 450 colaboradores e tem com principais clientes FIAT, VOLKSWAGEN, TOYOTA, HONDA, NISSAN, RENAULT e GM.
Para a fabricação das caixas de direções a JTEKT conta com algumas linhas de usinagem de aço e alumínio que produzem alguns dos componentes da direção para serem usados nas linhas de montagem.
Observou-se na linha de montagem HS-3, durante a produção de direções da FIAT, um índice de reprovação por carga mínima na inserção do rolamento de 28mm de 33,4%. Isso se dava devido a este diâmetro no cárter, produzido internamente na linha HRH-1, estar maior. Isso gerava um custo de R$1347,44 para a linha HRH-1, somente com este problema.
Para encontrar uma solução, foi aplicada a metodologia PDCA na linha HRH-1 que usina o cárter da FIAT.Na fase de PLANEJAMENTO (PLAN) reuniram-se um Auditor da Qualidade, um Inspetor da Qualidade, um Técnico de Processos, um Mecânico de Manutenção, o Supervisor de Produção, o Operador de Máquinas da linha HRH-1 e o Líder da linha HRH-1 para um Brainstorming.
METAS DEFINIDAS: 
Deixar de produzir peças com Ø28mm maior; 
 Evitar que estas peças cheguem até a linha de montagem, diminuindo o retrabalho;
Diminuir o custo com refugos na linha HRH-1.
Foi feito, então, o acompanhamento do processo de usinagem por um Auditor da Qualidade, um Técnico de Processos e um Mecânico de Manutenção.
ANÁLISE E DIAGNÓSTICO:
Após algum tempo de estudo e observação foi verificado grande acúmulo de cavacos no spindle (fuso) da OP40 onde é usinada esta característica, concentração do fluído de corte baixa para aquela característica de usinagem e vibração no dispositivo de fixação.
EXECUÇÃO (DO)
PLANEJAR E IMPLANTAR A SOLUÇÃO:
Nesta fase foi aplicada a ferramenta 5W2H para criar um plano de ação para resolução do problema:
	WHAT
	WHY
	WHERE
	WHEN
	WHO
	HOW
	HOW MUCH
	O QUE
	POR QUE
	ONDE
	QUANDO
	QUEM
	COMO
	QUANTO CUSTA
	Batimento da ferramenta de corte
	Evitar que a Ferramenta vibre ao usinar 
	Central de ferramentas
	5 dias (periodicamente uma vez por semana)
	Rodrigo
(operador de preset)
	Levando a ferramenta até a central de ferramentas e realizando o batimento da ferramenta
	zero
	Aumento da concentraçãodo fluido de corte de 10 para 15%
	Para obter um corte mais suave
	Tanque de refrigeração a OP40 da linha HRH-1 
	Imediatamente
	Diego (líder da linha)
	Colocando 50 litros de óleo solúvel. Depois verificando diariamente no inicio do turno.
	R$ 229,47 /semana
	Limpeza dos copos do magazine
	Evitar o acúmulo de cavacos
	Magazine da OP40 linha HRH-1
	Imediatamente
	Diego (líder da linha)
	Limpando com pano seco os copos. Depois uma vez por dia.
	zero
	Verificação da fixação da peça
	Evitar vibração durante o corte
	Dispositivo de fixação na OP40 da linha HRH-1
	5 dias
	Eduardo (mecânico)
	Verificando o grampeamento do dispositivo
	zero
	Inserir jato de ar no fuso antes da entrada da ferramenta
	Evitar acúmulo de cavacos no spindle (fuso)
	Spindle (fuso )da OP40 da linha HRH-1
	5 dias
	Rogério (Técnico de processos)
	Fazendo uma modificação no programa de usinagem
	zero
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
 EDUCAR / TREINAR: 
 Divulgação do plano a todos os envolvidos; Treinar no que for necessário;Investir nos custos do plano de ação.EXECUTAR AS TAREFAS DO PLANO DE AÇÃO: Executar de acordo com o que foi planejado;Registrar os dados para verificação na etapa posterior.
VERIFICAÇÃO (CHECK)
VERIFICAR OS RESULTADOS DO TRABALHO EXECUTADO: 
 Realizar medição de 100% da produção de um turno na linha de usinagem HRH1; 
Acompanhar o índice de reprovação por carga mínima na operação de inserção do rolamento de Ø28mm na linha de montagem HS-3;
Após três meses de acompanhamento o índice de reprovação foi de 0,0%.
AGIR (ACTION)
IMPLEMENTAÇÃO E PADRONIZAÇÃO: 
 Adotar definitivamente as cinco ações de melhoria em todos os setores envolvidos; 
 Se algo se desviar do novo padrão adotado, neste momento o ciclo PDCA deve girar e voltar ao início (PLAN).
Conclusão:
 Com a implementação do plano de ação, houve cumprimento das metas definidas. Notou-se uma melhora de 100% na ocorrência de peças com o Ø28mm maior. Consequentemente, índice zero de reprovação na inserção do rolamento na linha de montagem HS-3 e queda no custo de refugo da linha de usinagem HRH-1.O 5W2H é uma ferramenta de gestão, que permite documentar com clareza os processos de empresas, assim como, propor, definir e organizar ações que ponham em prática a solução de problemas já identificados e ainda permitir a realização de projetos, ações controladas, propósitos, planejamentos estratégicos e gerenciais de diferentes tipos [10]. Trata-se enfim de uma ferramenta de planejamento, organização, execução e controle de ações empresariais, mas que pode ser usada por diferentes profissionais e pessoas e para distintos objetivos.Através desse estudo percebemos que essa ferramenta pode ser usada sozinha para colocar em prática uma decisão simples. Nessas situações mais simples, o preenchimento dos campos dos 5W2H em um formulário feito em editor de texto, planilha ou mesmo no corpo de uma mensagem eletrônica já é suficiente para a elaboração do plano de ação.
Mas a 5W2H é muito útil quando atrelada a outras ferramentas analíticas ou a planos que requerem ação. Em análises consagradas como SWOT, BCG, 5 Forças de Porter ou PEST , após a conclusão é preciso definir o que deve ser feito [8]. Neste momento, a 5W2H se torna imprescindível, já que é preciso definir as 7 questões estudadas.