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RESUMIDO COMERCIO ELETRONICO E MIDIAS DIGITAIS

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Diferença entre E-business e E-commerce
É importante diferenciar pois os dois tem conceitos e modalidades diferentes.
E-business tem um conceito mais amplo que envolve o uso de tecnologia para realização de atividades de uma organização, desde produto desde a produção de bens, atendimento ao cliente, e no pós venda.
Já o E-commerce é parte do E-busines, pois refere-se a parte de vendas por meio digital e pela internet, o E-commerce é a negociação em si, que traz retorno financeiro para o negócio, porém sem o apoio do E-business que envolve muitos processos desde efetivação de uma venda.
ME FALE SOBRE E-BUSINESS
Processos de suporte a venda que são feitos eletronicamente. Processo de cadastro do comprador, processo de cadastro de produtos, controle de estoque, processo de autorização do pagamento, a logística entre outras coisas que são feitas eletronicamente.
ME FALE SOBRE E-COMMERCE
É uma loja virtual que é possível escolher e fechar um pedido de compra. há oferta de produtos, carrinho de compras, ofertas por meio de pagamentos e a efetivação de uma venda.
Tem características marcantes como: onipresença, pois os locais ficam abertos 24 horas por dia para o comprador, fácil acesso e baixo custo de transação, por evitar deslocamento e os custos elevados de estoque ou espaço físico.
COMO ESTRUTURAR UM E-COMMERCE
Deve ser visto como um plano de negócios bem estruturado com base em um modelo de negócios específico, adotar uma estratégia bem representada, um modelo de negócios bem definido é uma forma da empresa criar valor e melhorar a experiencia de compras para os seus clientes.
B2B: transações realizadas entre duas empresas, exercem o papel de consumidor e fornecedor que ocorre de CNP para CNPJ.
B2C: modelo de negócio em que a empresa negocia diretamente com o consumidor final, transações que envolvem CNPJ e um CPF.
C2C: neste modelo o consumidor negocia diretamente com outro consumidor, ( na OLX) a comercialização ocorre de CPF para CPF.
G2C: situação que o governo utiliza o E-commerce para prestar serviços aos cidadãos, como a possibilidade de pagar tributos e taxas pela internet. Há também processos de compras por órgãos públicos etc. 
C2G: nessa modalidade o cidadão envia informações para websites governamentais, como declaração de imposto de renda esse ato é feito eletronicamente.
TRANSAÇÕES ELETRONICAS: 
 M-COMMERCE: envolve transações eletrônicas através de um aparelho mobile( celular, tablet). É uma opção cada vez mais necessária em virtude do consumo por meio de smartphones e tablets. Neste caso o ambiente é virtual e pensado para o uso de celular, neste caso a navegação tem a mesma qualidade do site acessado a um navegador.
OMINICHANNEL: é o atendimento através de multicanais para vender produtos de modo que o cliente faz uma distinção entre o físico e o virtual. O cliente pode ser atendido e fazer sua jornada usando vários canais físicos e digitais sem sentir a diferença nos processos, grande parte do sucesso deve a sua mobilidade impulsioanada aos aumentos e usos de smartphones.
SOCIA LSHOPING: é uma experiência trocada entre os usuários, compartilhamento de opiniões de modo que as recomendações sejam boas o suficiente para influenciar novos seguidores.
CROWDSOUCING E CROWDFOUDING: essas duas modalidades estão relacionadas com a colaboração dos individuos em comum que utilizam a tecnologia a se favor. Mas ambos são diferentes, são formas de cooperação entre empresas ou entre clientes e empresas.
Crowdsoucing representa o resultado de colaboração entre indivíduos, sem contrapartida recebimento de remuneração pelo serviço desenvolvido. O importante desse usuário é o prestigio digital, que é um ganho intangível da marca pessoal usando a força de multidões que representa a união de pessoas desinteressadas em ganhos financeiros, buscando conhecimentos e o bem-estar social.
CROWDFOUNDING: é uma forma de compartilhar a necessidade de capital para investir em uma inovação, ou seja todos unem forças e investe em algo e lucram desse algo todos juntos.
MARKETPLACE: é uma loja virtual, que permitem que outros lojistas exponham seus produtos, quando ocorre uma venda desses produtos a loja virtual cobra uma comissão. Estratégia como preço, condições de pagamento é responsabilidade dos lojistas que expõe os produtos. O marketplace tem a responsabilidade de exibir o produto e gerenciar o pagamento, repassando ao lojista o que lhe cabe.( Amazon, Magazine Luiza)
VANTAGENS E DESVANTAGENS
Visibilidade: As lojas grandes e reconhecidas pelos consumidores que apresentam muitos acessos maior visibilidade.
Custos e lucros: umas das suas responsabilidades é a exibição e a indexação dos produtos nos sites de busca.
O lojista pode dispensar custos com o marketing digital que já fica embutido no 0% pago no marketplace.
Aumento de vendas: o aumento nas vendas é de uma tendência natural já que sua audiência estima cerca de 40 milhões de visitantes.
Dependência: muitos lojistas recebem seu faturamento do marktplaces, o que gera dependência.
Marca diminuída: a marca do lojista fica em segundo plano, não havendo vinculo, mas sim com o marketplace.
INDICADORES....
Para medir o resultado de algo é fundamental usar os indicadores. Na internet há muita competividade por isso devemos estar atentos e sabermos como agir essas ferramentas são úteis.
Tudo que acontece em um site é iniciados por cliques , eles indicam a presença de usuários, definem compras, efetuam cadastros etc. A base para o sucesso é saber monitorar quanto a cada clique gera retorno para empresa.
KPIs: são indicadores que serve para mensurar resultados de uma operação, são ferramentas de gestão que subsidiam as decisões de um negócio com mais assertividade.
Os objetivos de um indicador e melhorar as informações, melhorar a satisfação do cliente, obter clientes, reduzir a devolução de produtos, fidelizar clientes etc.
PRICIPAIS KPIs USADOS
Taxa de conversão: relação entre um número de visitantes e a quantidade de vendas em um período. =(20.000/300.000) x 100=6,7%
Ticket médio: média de gastos de cada comprador em cada pedido. É o total e faturamento dividido pelo número de pedidos pagos.
Taxa de abandono: número de carrinhos criados na loja em ralação ao número de pedidos efetuados.
Vendas totais: vendas de pedidos em quantidades ou em R$ num dado período.
ROI: retorno sobre o investimento: mede o retorno das ações de marketing ou evoluções e melhorias no E-commerce. ROI = ( retorno do investimento – total de investimento da ação) /total de investimento da ação]x 100
Índices de satisfação: mede a satisfação dos clientes quanto ao processo de compra e aos produtos adquidos.
Existem outros dois 
Taxa de conversão: avalia a eficiência do site em converter um visitante em cliente.
Custo de aquisição: também chamado de CAC mede quanto custa atrair e reter clientes.
CRIAÇÃO DE E-COMMERCE ASPECTOS FUNDAMENTAIS
Para criar um ambiente de E-commerce não é uma tarefa simples, é preciso pensar em uma estratégia de relacionamento com fornecedores e clientes. Não é necessário manter um estoque mas é preciso negociar tempo de entrega. Pensando no marketing é preciso que os consumidores foquem no que é importante fazer uma divulgação assertiva da loja e dos produtos. Outro ponto fundamental é ter uma boa logística, a venda pela internet a venda do produto e a entrega onde o cliente desejar. Outro ponto muito importante em um negócio eletrônico é a segurança das informações, é preciso garantir que os danos dos clientes estarão seguros e não serão acessados de forma indevidas por pessoas mal intencionadas.
Para complementar a venda um comercio eletrônico precisa disponibilizar diferentes sistemas eletrônicos de pagamento. Investir em pagamento eletrônico e segurança digital passaram a ser fundamentais.
PLANEJAMENTO MACRO: o planejamento de E-commerce deve considerar alguns aspectos como: pesquisa de público alvo, pesquisa mercadológica, pesquisa de tecnologia, viabilidade financeira.
TECNOLOGIA E FORMAS DE PAGAMENTO: DEVE SE DECIDIR SE ESTA DEVERÁ SER TERCEIRIZADA OU DESENVOLVIDAINTERNAMENTE.
Pensando em privacidade e segurança da informação, é preciso definir quais protocolos de segurança deverão ser adotados. Também é preciso disponibilizar variedades forma de pagamentos exemplos boletos bancários.
 O QUE É UMA PLATAFORMA DE E-COMMERCE?
É responsável pelo gerenciamento e a visualização da loja na internet, é um sistema que possibilita criar uma loja virtual e gerencia-la, incluir produtos, gerenciar estoques e preços.
Escolher uma plataforma é questão de técnica. Existem basicamente três caminhos a serem seguidos: desenvolvimento próprio porem mais caro e totalmente personalizado, ou a plataforma terceirizada mais barato porem com restrições de funcionalidades por pacote de serviço, ou plataforma própria a partir de ferramentas de código aberto com um custo intermediário e necessidade de contratação de pessoal técnico ou empresa terceira de desenvolvimento de websites. A plataforma deve ser desenvolvida para suportar o crescimento do negocio e estavel para garantir uma experiencia agradável e atraente para o cliente.
DIFERENTES PLATAFORMAS
NUVEMSHOP: oferece layouts com várias opções tem associação com o google analytics para o acompanhamento dos KPIs do negócio, através de produtos e categorias de maneira massivas.
WIX: essas plataformas tem como diferencial umas vitrines interessantes para seus usuários para dispositivos moveis

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