Buscar

BROMATOLIGIA envio

Prévia do material em texto

FACULDADE MAURICIO DE NASSAU- UNINASAU
Nome – PALOMA LORRANE CARVALHO E SILVA
MATRICULA: 01465552
CURSO: Farmácia 
DISCIPLINA: BROMATOLOGIA 
POLO: PARNAIBA- PI 
Maria, dona de supermercado contratou recentemente dona Joana A. S. (50 anos) como nova confeiteira, para atuar no setor de panificação da empresa. Entre as especialidades do supermercado, vende-se um bolo de coco, chamado de “Bolo toalha felpuda”. Dona Joana, confeiteira desde os 20 anos de idade, resolve incrementar o doce fazendo a substituição do coco ralado comercial pela versão in natura. Porém, como o bolo não tem muita saída, o coco fica guardado no armário da confeitaria por alguns dias antes de ser utilizado. No dia da fabricação do bolo, dona Joana utiliza o coco guardado e o produto é vendido na padaria. Cerca de 2 horas depois, o cliente retorna dizendo que o bolo está com gosto desagradável (“sabor velho”).
· O que pode ter acontecido com o alimento? Se fosse utilizado o coco comercializado teria ocorrido o mesmo problema?
· Você como analista bromatológico pode analisar a amostra e detectar o que houve, qual o teste necessário? Discorra sobre as vidrarias, materiais e equipamentos necessários para realização do teste.
 O Coco in Natura, significa que ele é rico em água e dependendo da má conservação a agua estraga o alimento, Quem costuma usar coco sabe que a durabilidade dele é mínima. A gente tira ele da casca, coloca na geladeira e quando vê, ele já está ficando melado e com gosto azedo. Se fosse o coco comercial isso não teria acontecido porque ele é desidratado. A desidratação ,onde haverá remoção majoritária de agua , com consequente concentração de nutriente como lipídios e carboidratos .dessa forma ,podem ser encontrados no mercado coco ralado em diversas representação diferentes .
Toda via, temos que levar com consideração quanto tempo o bolo levou pra chegar na padaria. Oque deve ter acontecido como o bolo da dona Maria é que a fruta ter se estragado na geladeira, por ficar tempo demais .
A forma correta e não pensada era ter usado um produto industrializado que tem uma duração por conta dos conservantes da industrialização que se estende por 6 a 12 meses guardado. Já o coco in Natura dura em média um mês após recolhimento no coqueiro, na geladeira. O coco devem ser armazenados de formas correta em locais frescos. Porque as baixas temperaturas suprimem a infecção por micro organismos aos quais os cocos são propensos.
 A análise sensorial é definida pela associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT,1993) como a disciplina científica usada para evocar, medir, analisar e interpretar reações das características dos alimentos e materiais como são percebidas pelos sentidos da visão, olfato, gosto, tato e audição. Pode se avaliar a seleção da matéria prima a ser utilizada em um novo produto, o efeito de processamento, a qualidade da textura, o sabor, a estabilidade de armazenamento, a reação do consumidor, entre outros. Para alcançar o objetivo específico de cada análise, são elaborados métodos de avaliação diferenciados, visando a obtenção de respostas mais adequadas ao perfil pesquisado do produto. Esses métodos apresentam características que se moldam com o objetivo da análise. O resultado, que deve ser expresso de forma específica conforme o teste aplicado, é estudado estatisticamente concluindo assim a viabilidade do produto
O que é a análise bromatológica? 
A análise bromatológica dos alimentos é destinada à verificação da composição química dos mesmos, valor alimentício e calórico, propriedades físicas, químicas, toxicológicas e sua ação no organismo.  Neste sentido, temos o conceito de bromatologia como a ciência que estuda os alimentos, com a função de analisar sua composição química, seu valor nutricional, seu valor energético, suas propriedades físicas e seus efeitos no organismo.  A Bromatologia desempenha um papel importante em todo o complexo alimentar e sistemas associados. Para desenvolver uma análise de bromatologia utilizamos três subcampos principais: desenvolvimento de produtos alimentícios, fisiologia de alimentos, engenharia de alimentos O procedimento utilizado seguiu o método de Cortina-Puig Uma mistura de reação foi preparada consistindo em 50 mM de K-PBS contendo 0,1 mM EDTA (pH 7,5), 25 uM HX, 50 uM NBT,o extrato antioxidante de frutas (água destilada para o branco)e 0,2 U.mL-1 XOD, adicionado por último. O aumento em absorbância a 560 nm foi registrado por 15 min usando um espectrofotômetro UV-Vis Beckman DU520 Soluções de reserva de NBT, HX e XOD foram preparados em K-PBS a pH 7,5.
Referencias bibliográficas 
 (Chaves, 1980; Monteiro, 1984; Teixeira et al,1987; Moraes, 1988).Fonte: Teixeira, Lílian Viana, Análise Sensorial na indústria de alimentos. Págs. 12-21.
Fonte: Teixeira, Lilian Viana, Análise Sensorial na indústria de alimentos. Págs 12-21. Em
referência: Rev. Inst. Latic."Cândido Tostes"Jan/Fev, n° 366, 64: 12-21, 2009. Págs. 12, 17,
20, 14
https://sementesbiomatrix.com.br/blog/silagem/analise-bromatologica/

Continue navegando