Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

LUDICIDADE
APOL 1
1. "[...] a concepção ambientalista está ainda hoje fortemente enraizada nos padrões de comportamento de muitas famílias e instituições educacionais".
	C
	Tem possibilitado a aceitação de uma concepção mais democrática.
2. “A partir desse estágio, a criança começa a usar símbolos mentais, por meio de desenhos ou palavras, para representar objetos que não estão presentes [...]”.
	E
	Trata-se de um jogo de imitação e imaginação, auxiliando na associação do que é fantasia e realidade.
3. “[...] 'diversos filósofos, psicólogos, psiquiatras e pedagogos enxergam o quanto as atividades lúdicas eram importantes na formação de uma criança. Assim, desde o século XIX, esses pensadores passaram a teorizar cientificamente sobre o assunto'".
	A
	3-2-1
1. Henri Wallon
2. Lev Vygotsky
3. Maria Montessor
4. “[...] as diversas formas de ludicidade, principalmente as brincadeiras, acontecem de forma espontânea entre as crianças”. 
	C
	Através da liberdade e autonomia, as crianças aprendem a resolver seus problemas.
5. "A possível origem da amarelinha está no ‘Livro dos Mortos do Antigo Egito’, considerado o primeiro livro da humanidade. No papiro que continha os hieróglifos egípcios, [...] a amarelinha, [sic] aparece como um ritual de passagem do morto para a eternidade".
	C
	A ludicidade e o brincar têm intervindo no desenvolvimento infantil.
6. "O conceito de ludicidade e a importância do brincar vêm permeando o desenvolvimento infantil e têm contribuído significativamente para aprimorar a inteligência, a socialização e as habilidades psicomotoras das crianças".
	C
	Jogo, exercício ou imitação.
7. "Nem sempre a infância esteve associada à liberdade de brincar e à generosa variedade de espaços destinados às crianças".
	B
	É brincando livremente que as crianças desempenham diversos papéis.
8. “[...] por meio de sua epistemologia genética, demonstrando como os jogos podem contribuir para o desenvolvimento infantil”.
	D
	Consiste em descobrir como a criança constrói seu conhecimento dos estados mais iniciais até o estágio lógico-abstrato.
9. “As interações virtuais estão se sobrepondo às interações olho no olho os adultos dispõem de pouco tempo, negligenciando o momento do faz de conta [...]”
	A
	As crianças estão cada vez mais comprometidas com atividades que reduzem o tempo disponível, sobrando pouco tempo para brincadeiras de faz de conta.
10. “[..] a pedagogia Waldorf se baseia em uma educação eminentemente lúdica. O resgate das brincadeiras tradicionais, como pega-pega, cantigas de roda e contação de histórias, é considerado fundamental”. 
	D
	Devem ser desenvolvidas a criatividade, a socialização, a psicomotricidade e a própria linguagem.
APOL 2
1. “O pano de fundo que se descortina em muitas realidades educacionais brasileiras é a intercorrência de uma aprendizagem mecânica [...]”. 
	D
	acontece a interação entre os conhecimentos prévios e os novos.
2. “Vygotsky [...] enfatizava a intervenção dos educadores na zona de desenvolvimento proximal dos alunos como mediadores e facilitadores do processo de ensino e aprendizagem”.
	C
	Evitar que os direcionamentos se tornem imposições.
3. “Esse material possibilita o trabalho lúdico dos quatro algoritmos (adição, subtração, multiplicação e divisão) por meio de jogos, experimentos e simulações de contagem”.
	D
	Material dourado.
4. “As brincadeiras e os jogos comumente fazem parte da rotina dos alunos e, aliados aos demais aspectos lúdicos [...], promovem resultados mais produtivos para a aprendizagem”. 
	C
	Mediação do educador.
5. “Dimensionar a importância do livre brincar e as consequências da ludicidade para o desenvolvimento infantil pode ajudar os familiares a entender melhor a proposta da escola e ainda aplicar a prática em seus lares”. 
	D
	Portfólio de brincadeiras.
6. “Por muito tempo, a leitura de gibis foi recriminada, considerada mero passatempo e distração”.
	A
	Gênero textual.
7. “Muitas vezes, o que a criança vivencia no cotidiano está relacionado culturalmente ao senso comum, que nem sempre é transformado em saber científico”.
	E
	Diálogo e reflexão crítica.
8. “É importante saber que as atividades lúdicas também podem oferecer importantes informações para conhecer melhor as crianças e definir ações e estratégias pedagógicas que potencializem a aprendizagem”. 
	D
	Diagnóstico.
9. “[....] as atividades lúdicas, incluindo as brincadeiras, são ingredientes essenciais para a formação de um indivíduo completo e saudável, uma vez que desenvolvem as habilidades necessárias (intelectuais, afetivas e motoras) [...]”.
	E
	A criatividade e a atenção.
10. “[...] é importante que as crianças também sejam capazes de construir o próprio material manipulável com sucatas e sob a orientação do professor”.
	A
	Material manipulável.

Mais conteúdos dessa disciplina