Buscar

GESTÃO DE OPERAÇÕES ATIVIDADE 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GESTÃO DE OPERAÇÕES – ATIVIDADE 3
Já aprendemos que a capacidade produtiva de uma unidade de produção é influenciada por diversos aspectos, como as suas instalações, a composição dos seus produtos (ou serviços), o seu processo produtivo, os seus recursos humanos e operacionais.
Um exemplo disto é o “Hub” inovador da empresa Natura em Itupeva - SP, que permitiu a redução de custos e o aumento da eficiência e da qualidade pela utilização da Teoria das Restrições, se utilizando de ferramentas de TI avançadas baseadas em um sistema de estocagem customizado (WMS) e outro de navegação por satélite (NAVETTE) que otimiza o “picking” dos materiais. Nessa ótica, explique como são agrupadas as capacidades produtivas, comente os aspectos que podem lhes trazer restrição, mencionando os métodos utilizados na previsão de demanda e para qual finalidade as ferramentas de Tecnologia da Informação (TI) têm sido aplicadas?
Em um cenário de competitividade e ritmos de produção cada vez mais intensos, automatizar tarefas e otimizar os processos logísticos é fundamental para qualquer empresa que queira bons resultados, aumento na margem de lucro e destaque no mercado.
Ao fornecer informações de qualidade e ferramentas para uma administração mais precisa de processos logísticos, a tecnologia da informação (TI) auxilia em tarefas operacionais como controle de pátio e de frota, agenciamento e roteirização de entregas, gestão de documentação fiscal, administração de unidades produtivas, entre outras funções.
Na era da informação, na qual a tendência é a substituição dos papéis pelos computadores, manter um registro organizado e facilmente acessível de todas essas informações está diretamente ligado com o aumento da agilidade, da eficiência e da qualidade do serviço oferecido por uma marca. É aqui que entra a TI.
Ao proporcionar ferramentas de fácil usabilidade para a gestão das informações administrativas, uma TI bem estruturada possibilita, entre outras coisas, a redução de custos e da velocidade operacional, redução da falta de material, melhoria da qualidade do serviço e do atendimento aos clientes e maior precisão nos níveis de estoque.
Os principais benefícios da tecnologia da informação na logística são:
· Minimização de custos e falhas
A automatização proporcionada pela TI evita que processos manuais tenham que ser executados, o que gera uma redução considerável de falhas humanas, além de identificar erros e propor a melhor solução para resolvê-los. Os custos operacionais também são mitigados, considerando que quanto menores as falhas, mais baixos serão os custos.
· Assertividade no planejamento
Pelo fato da tecnologia proporcionar o acesso a um alto volume de informações e dados precisos, é possível melhorar o planejamento do negócio e, consequentemente, seus resultados. Por exemplo: a possibilidade de elaborar o melhorar trajeto antes mesmo do veículo sair para a entrega.
· Rapidez nos processos e nas entregas
Além da grande quantidade de dados e informações geradas, elas são mais ágeis, seguras e confiáveis, fazendo com que a empresa tenha uma confiança maior no momento de tomar decisões estratégicas. Também, eleva a rapidez nos processos e nas entregas, como o exemplo já demonstrado em relação à viabilidade de estudar a rota mais vantajosa para a execução da distribuição, a fim de proporcionar rapidez e economia durante a atividade.
· Aumento na satisfação do cliente
Quando o produto é entregue ao destinatário final sem danos, extravios ou atrasos na entrega, as chances de satisfação são enormes. Sendo assim, quando uma boa experiência é proporcionada aos clientes, fica mais fácil deles indicarem a companhia a outras pessoas próximas, o que é um marketing positivo para elevar a credibilidade da marca no mercado.
Em resumo, a tecnologia da informação na logística mostra-se como uma importante aliada nesse processo, uma vez que diminui custos, otimiza os processos e, consequentemente, melhora os resultados da empresa.

Continue navegando