Buscar

Metodologia de História e Geografia - Avaliação Final (DISCURSIVA)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva) - Individual (Cod.:770476)
Metodologia e Conteúdos Básicos de História e Geografia (SOC21)
1 As pessoas para conseguirem se orientar espacialmente utilizam pontos de referência, que podem ser elementos da natureza como uma árvore, riacho, ou também outros elaborados pelo homem. De forma geral, para auxiliar na identificação da localização correta foram elaborados pontos universais de referência, denominados pontos cardeais. Sobre a relação dos termos nascente e poente com a localização do Sol, descreva a sua relação com a Terra na formação dos pontos cardeais.
0 de 4000 caracteres
2 Os estudos culturais iniciaram nos anos de 1964 e se ocupam em discussões que envolvem a temática do multiculturalismo. A concepção de múltiplo, plural e do diverso indica as discriminações e os preconceitos que são associados, inferindo reflexões sobre os processos educativos em uma sociedade plural. Assim, o multiculturalismo se estrutura em quatro tendências: conservador ou empresarial; liberal humanista; liberal de esquerda; e crítico. Descreva as características que conceituam o multiculturalismo crítico.
1 – Em relação aos termos nascente e poente, na verdade, o sol não nasce e nem se Poe. Estas expressões são utilizadas no cotidiano das pessoas, por isso não são menosprezadas. O movimento da terra se dá ao redor do sol que promove a sensação de que o sol está nascendo ou se pondo. Assim a terra leva 24 horas para completar todo o seu giro. Pois é interessante nesse momento trabalhar com os alunos o movimento de rotação e translação.
2 - O multiculturalismo crítico compreende a representação da raça, classe e gênero como resultado de lutas sociais sobre signos e significações e enfatiza não apenas o jogo textual, mas a tarefa de transformar as relações sociais. Privilegia a transformação das relações sociais, culturais e institucionais nas quais os significados são gerados, opõe-se à ideia que vê a cultura como não conflitiva e sustenta que a diversidade deve ser assegurada dentro de uma política crítica e compromisso com a justiça social.

Continue navegando