Buscar

Prova lll - Comportamento, Clima e Cultura Organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GABARITO | Avaliação Final (Objetiva) – 
Comportamento, Clima e Cultura Organizacional
Peso da Avaliação 3,00 Qtd. de Questões 12 Acertos/Erros 10/2 Nota 10,00
1 Comportamento organizacional pode ser considerado o estudo de três fatores determinantes do comportamento das organizações, ou seja, indivíduos, grupos e estrutura. Nesse sentido, uma das formas de reação aos conflitos é a acomodação.
Sobre tal forma de reação, assinale a alternativa CORRETA:
A Estilo de lidar com conflitos envolvendo a cooperação em prol da outra parte, sem assertividade quanto aos próprios interesses.
B Reação ao conflito, envolvendo ignorar o problema e nada fazer a respeito dele, ou procurar atenuar a desavença.
C Lidar com conflitos que envolvam dar atenção moderada às preocupações de ambas as partes.
D Cooperação quanto à assertividade para maximizar a satisfação das duas partes.
2 Movimento, de cunho reacionário, que demonstra insatisfação contra os valores culturais tradicionais. 
Assinale a alternativa CORRETA que identifica tal definição:
A Artefatos culturais.
B Contracultura.
C Globalização.
D Postura empresarial.
3 A motivação é interna quando entramos em uma empresa, estamos cheios de vontade de realizar coisas diferentes, dar ideias novas, a partir do momento em que vamos percebendo as deficiências que ela apresenta. Diante desse contexto, com relação à motivação, analise as sentenças a seguir:
I- Acreditamos, muitas vezes, que podemos mudar velhos costumes, processos; contudo logo vamos sendo bloqueados por pessoas que nos dizem: "as coisas são assim mesmo por aqui, não adianta você querer mudar", o que acaba gerando um processo de desmotivação.
II- Fatores externos ao indivíduo também podem contribuir para diminuir o entusiasmo e a força de vontade das pessoas e automaticamente influenciar no processo motivacional.
III- Motivação é um processo que se inicia a partir de uma deficiência patológica, ou mesmo uma necessidade qualquer que ative um comportamento. Essa ativação pode acontecer através de um impulso orientado a um objetivo, ou até mesmo a partir de um incentivo.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e III estão corretas.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças I e II estão corretas.
D Somente a sentença II está correta.
4 Há diversas aplicações do Comportamento Organizacional nos dias de hoje, segundo Chiavenato. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as principais:
A Os gerentes devem exercer o controle necessário para garantir a hierarquia.
B Negar uma maneira de pensar sistematicamente sobre o comportamento das pessoas e de grupos de trabalho organizado e integrado.
C Propor um conjunto de técnicas para lidar com problemas e oportunidades que ocorrem em situações de trabalho.
D Facilidade que as empresas tinham e têm, até então, de se livrar automaticamente das pessoas, quando essas não mais as serviam.
5 É praticamente impossível falar de administração de conflitos sem falar de poder. As pessoas possuem a necessidade de usar do poder para com as outras para assim sanar suas necessidades. Há um tipo de poder que tem como característica tomar ações de humilhações públicas com repreensões, ou alocação dos recursos humanos para trabalhos indesejáveis, descontos no pagamento, suspensões e demissões. Que tipo de poder é esse?
A Poder legítimo.
B Poder de referência
C Poder coercitivo
D Poder de especialização.
6 É quantidade de informações trazidas pela escola e pelos exemplos passados de pais para filhos no decorrer de uma vida. A qual dos pontos básicos que formam personalidade a afirmativa se refere?
A Hereditariedade.
B Caráter.
C Educação.
D Cultura.
7 Inovação, criatividade, exposição ao risco e busca agressiva de oportunidades. Os colaboradores entendem que a mudança dinâmica, as iniciativas individuais e a autonomia são práticas padrões. São cercados por pacotes de treinamentos, estratégias de formação de equipes e programas de metas, que incentivam a exposição ao risco. De que tipo de cultura organizacional estamos falando?
A Cultura de clãs.
B Regional.
C Burocrática.
D Empreendedora.
8 Como não é possível fazer com que todas as pessoas que fazem parte do quadro de funcionários de uma empresa apresentem as mesmas características, percebe-se fundamental que a empresa faça uso de estudos para conhecer e incorporar estes indivíduos tão únicos, de maneira adequada em seu processo produtivo. Existem três maneiras de incorporar as diferenças individuais em uma organização: seleção, treinamento e reengenharia. Considerando esse conceito, analise as sentenças a seguir:
I- Seleção.
II- Treinamento.
III- Reengenharia.
(    ) Tem por objetivo transformar pessoas e representa outro modo de se beneficiar do conhecimento das diferenças individuais. 
(    ) Altera cargos ou processos de trabalho para acomodar melhor as habilidades e as características dos trabalhadores.
(    ) Podemos avaliar as pessoas e os cargos e, em seguida, tentar adequar ambos de modo a maximizar o ajuste entre as aptidões e as características do indivíduo e as aptidões requeridas pelo cargo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A I – II – III.
B III – II – I.
C II – III – I.
D I - III - II.
9 A cultura organizacional, ou cultura corporativa, se refere ao conjunto de hábitos e crenças sustentados por meio de normas, valores, expectativas e atitudes compartilhados por todos os colaboradores de uma empresa. Com relação aos tipos de cultura organizacional, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Burocrática.
II- Cultura de clãs.
III- Empreendedora. 
IV- De mercado.
(    ) Ênfase no aumento das vendas, crescimento da participação de mercado, estabilidade financeira e lucratividade.
(    ) Ênfase nas regras, políticas, procedimentos, cadeia de comando e tomada de decisões centralizada.
(    ) Inovação, criatividade, exposição ao risco e busca agressiva de oportunidades.
(    ) Os colaboradores socializam com outros membros da empresa, se ajudam mutuamente e comemoram juntos o sucesso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A IV - II – III – I.
B III – II - IV – I.
C III – I – II – IV.
D IV - I – III - II.
10 Comportamento que demonstra insegurança, hesitação, nervosismo e timidez.
Considerando os tipos de linguagem corporal e as representações, assinale a alternativa CORRETA que identifica tal fator:
A Coçar a cabeça.
B Pernas cruzadas.
C Mexer nos cabelos.
D Coçar o nariz.
11 (ENADE, 2015) Uma empresa de porte médio, com 20 anos de atuação, fabricante de produtos de prestígio em seu segmento de mercado, passa por graves problemas financeiros, oriundos de gestões mal-sucedidas, principalmente no tocante à qualidade e à produtividade de sua área industrial. Um dos problemas que geraram essa crise foi o conflito entre o gestor da unidade de produção e o da unidade de manutenção fabril. As divergências entre os dois foram tantas que uma unidade atrapalhava as atividades da outra. O diretor-geral da fábrica identificou que se tratava de conflito de relacionamento e resolveu, então, atuar como mediador do conflito, visto que estavam em jogo os resultados da empresa. Preocupou-se principalmente com as pessoas envolvidas e a produção de resultados. Analisou, então, cada estilo de abordagem de conflito antes de conduzir a reunião com os dois gestores. Considerando a situação descrita, que estilo de gestão de conflito deverá ser adotado pelo diretor- geral, para reduzir os efeitos negativos do conflito de relacionamento e atender aos objetivos da empresa?
A Estilo colaboração, valorizando tanto os resultados quanto os relacionamentos e, assim, evidenciando os interesses em comum.
B Estilo concessão, cedendo aos interesses de cada uma das partes, para se obter resultado satisfatório.
C Estilo acomodação, optando por perder em resultado para manter ou ganhar em relacionamento, considerando este aspectomais importante.
D Estilo competição, compatível com a imposição de uma solução ou decisão em curto prazo, tendo em vista o caráter emergencial da situação e a legitimidade do diretor.
12 (ENADE, 2015) O estudo do comportamento organizacional oferece desafios e oportunidades para os líderes. Ajuda a melhorar a qualidade e a produtividade dos funcionários, mostra como desenvolver autonomia dos profissionais e como elaborar e implementar programas de mudanças, oferece entendimentos específicos para aperfeiçoar as habilidades humanas do líder e, finalmente, em tempos de constantes mudanças, pode ajudar os líderes a lidar com um mundo de temporariedades, estimulando a inovação e o empreendedorismo. Com base no estudo do comportamento organizacional, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- O poder e a liderança são dissociados no processo de pessoa. PORQUE II- O poder é a força no direcionamento dos sistemas e das situações sociais, por meio dos recursos organizacionais, mas o líder pode optar por assumir o perfil facilitador em detrimento do perfil controlador. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. 9 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002 (adaptado).
A As asserções I e II são proposições falsas.
B A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Continue navegando