Buscar

Atividade Contextualizada Pratica Profissional 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Nome: Rian Lucas Alencar da Silva
Matricula: 01349355
Unidade: Uninassau Parangaba
Curso: Administração
O processo empreendedor foi desenvolvido para diminuir a quantidade de erros logo no início de um empreendimento, é com ele que o empresário ajusta os pontos e define de qual forma irá fazer a gestão do seu empreendimento, para que a falta de organização não afete o crescimento da empresa, o processo empreendedor funciona baseado em quatro etapas.
A primeira etapa é a identificação da oportunidade, é com ela que o empreendedor vai fazer uma análise de mercado onde o mesmo deseja atuar, buscando oportunidades de negócios e avaliando onde ele melhor se encaixa para melhor satisfazer o seu futuro cliente, nessa etapa é feita a analise dos riscos e retornos, os riscos são as possibilidades que o investidor terá de perder ou ganhar dinheiro e os retornos dizem respeito a rentabilidade de seus investimentos. Nessa etapa também é feita a verificação da situação de seus competidores e de sua concorrência.
A segunda etapa consiste no desenvolvimento do plano de negócios, essa etapa faz com que o empreendedor tenho um mapeamento completo de todas a suas ações, esse é um dos pontos mais importantes pois maiores serão suas chances de ter sucesso. Para o desenvolvimento é realizado uma análise estratégica de um todo, é feita também a analise do mercado e da sua concorrência, feito o plano de marketing e vendas, são selecionados os membros da equipe que farão parte da gestão e também é pensado no plano financeiro do negócio.
A terceira etapa é a parte que o empreendedor planeja a determinação e a captação dos recursos necessários, essa é a parte do processo em que o empreendedor irá ter que saber quanto ele precisara investir, de onde era vai retirar esse recurso, qual será o capital de giro necessário e quanto tempo terá até o negocio dar lucro. Esses recursos podem ser originados de capital de risco; recursos pessoais; amigos ou parentes; bancos; governos e incubadoras.
Chegamos na quarta e não menos importante etapa, essa fase consiste no gerenciamento do empreendimento criado, fazendo com que o empreendedor ponha todo o planejamento feito nas demais etapas em prática, para que tudo seja colocado em pratica o administrador da empresa também precisa saber dominar conhecimentos sobre processos e pessoas, definindo o seu estilo de gestão; implementando um sistema de controle; identificando os problemas atuais e que surgiram no futuro e planejando como explorar novos mercados, garantido que tudo se concretize o investidor terá uma grande chance de sucesso.
A disciplina de Prática Profissional 1 agregou bastante conhecimento a minha carreira profissional, com ela aprendi a como analisar o mercado, aprendi a como dar início a um negócio, fez eu abrir minha mente para o mundo dos negócios, comecei a pensar diferente após saber como funcionar cada fase do processo empreendedor.
FONTE DE PESQUISA:
https://jrmcoaching.com.br/blog/entenda-como-funciona-o-processo-empreendedor/
https://vangardi.com.br/risco-retorno/

Continue navegando