Buscar

Neuroaprendizagem e Atuação Psicopedagógica 4


Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Neuroaprendizagem e atuação pedagógica 4
	
· Pergunta 1
0,075 em 0,075 pontos
	
	
	
	O foco na atuação psicopedagógica parte do princípio que o atuante conheça como o cérebro aprende, na consciência de uma prática que busque caminhar no contexto da neuroaprendizagem. Neste contexto, temos que:
I-        O foco da atuação psicopedagógica está voltado para um sujeito cerebral que pode ou não manifestar dificuldades na aprendizagem. Uma vez que o principal contexto desta atuação está em caminhar para a intervenção criando meios que facilitem a aprendizagem significativa.
II-    O aprendente atual é o “sujeito cerebral”, conceito das neurociências que tem produzido uma série de descobertas de todas as áreas vinculadas em pesquisar sobre a função cardíaca e seus elementos fisiológicos.
III-     O cérebro vem se tornando, mais que um órgão, é um ator social, evidenciado desta forma porque o seu pleno funcionamento apenas ocorre se for estimulado através da mediação vinda do meio externo. Necessita de provocações para representar o seu papel. 
IV-      O psicopedagogo em contato com o sujeito cerebral deve investigar e potencializar as suas inteligências, para tanto necessita conhecer o funcionamento do SNC em suas dimensões biológicas, psicológicas, emocionais e sociais. Porque aprende-se com o cérebro.
 
Indique a alternativa única quanto às assertivas que aponte conteúdos que envolvem a neuroaprendizagem e atuação psicopedagógica:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
I
	
	b. 
II e III
	
	c. 
II
	
	d. 
III e IV
	
	e. 
IV
	Feedback da resposta:
	Questão construída a partir da seguinte fonte: (RELVAS, 2012)
Resposta correta: D
Comentário: O foco na atuação psicopedagógica parte do princípio que o profissional conheça como o cérebro aprende, na consciência de uma prática que busque caminhar no contexto da neuroaprendizagem. O foco nesta atuação psicopedagógica é o sujeito cerebral que apresenta dificuldades de aprendizagem. Portanto, o aprendente atual é o “sujeito cerebral” um conceito das neurociências. O cérebro vem se tornando, mais que um órgão, um ator social, porque sempre depende da interação de um mediador externo que o estimule a trabalhar. O cérebro é um órgão social que pode ser modificado pela mediação da prática pedagógica, onde o educador torna-se um investigador e um potencializador de inteligências que precisa conhecer o funcionamento do SNC, em suas dimensões biológicas, psicológicas, emocionais e sociais. Enfim aprende-se com o cérebro. (4. Neuroaprendizagem e atuação psicopedagógica)
	
	
	
· Pergunta 2
0,075 em 0,075 pontos
	
	
	
	A primeira ação dentro da atuação psicopedagogia deve ser a busca de parceria com o professor-educador, com aquele que recebe o sujeito cerebral em sala de aula e se mantém em contato diário. Neste contexto, é necessário:
I-             Estimular o professor-educador a compreender o sujeito cerebral, como aquele que está sempre preparado e à espera de algo motivador para aprender e, portanto, estar consciente de que a chance para aprender, do sujeito cerebral, não pode ser desperdiçada.
II-            Criar um vínculo saudável entre o aluno e a escola, para que o sujeito cerebral enxergue a escola como parceira em suas escolhas de vida.  
III-          Promover uma escola feita para atender às necessidades do aluno, para que ele reconheça este ambiente como transformador de sua própria vida; para que ele registre cerebralmente (na memória) “lembranças agradáveis” do ambiente e das pessoas nele inclusas; para que ele queira permanecer nela.
IV-          No ambiente cordial, nem sempre todos ganham na vontade de aprender e na vontade de ensinar. A neurociência nem sempre pode contribuir para que o educador saiba sobre como o cérebro processa os saberes, como aprende, e pode sugerir intervenções pois todos podem aprender.
 
Indique a alternativa única quanto às assertivas que aponte conteúdos que não se refere ao contexto neuroaprendizagem e atuação psicopedagógica:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
I
	
	b. 
II e III
	
	c. 
III
	
	d. 
III e IV
	
	e. 
IV
	Feedback da resposta:
	Questão construída a partir da seguinte fonte: (CONSENZA e GUERRA, 2011)
Resposta correta: E
Comentário: A primeira ação dentro da atuação psicopedagogia deve ser a busca de parceria com o professor-educador, com aquele que recebe o sujeito cerebral em sala de aula e se mantém em contato diário. Neste contexto, é necessário estimular o professor-educador a compreender o sujeito cerebral, como aquele que está sempre preparado e à espera de algo motivador para aprender e, portanto estar consciente de que a chance para aprender, do sujeito cerebral, não pode ser desperdiçada. Além de criar um vínculo saudável entre o aluno e a escola, para que o sujeito cerebral enxergue a escola como parceira em suas escolhas de vida. Como, também, promover uma escola feita para atender às necessidades do aluno, para que ele reconheça este ambiente como transformador de sua própria vida; para que ele registre cerebralmente (na memória) “lembranças agradáveis” do ambiente e das pessoas nele inclusas; para que ele queira permanecer nela. Porque a neurociência pode contribuir para que o educador saiba sobre como o cérebro processa os saberes, como aprende, e pode sugerir intervenções pois todos podem aprender. (4. Neuroaprendizagem e atuação psicopedagógica)
	
	
	
· Pergunta 3
0,075 em 0,075 pontos
	
	
	
	A atuação psicopedagógica dentro da proposta da neuroaprendizagem reflete na busca por uma aprendizagem significativa, deixando uma marca positiva registrada na memória de longo prazo. Neste contexto é necessário que:
I-   Os recursos pedagógicos e psicopedagógicos devem ser elaborados dentro do contexto educacional, com a finalidade de traçar metas que visem provocar a aprendizagem significativa de sujeitos cerebrais que tenham a mesma idade cronológica.
II-    Os recursos pedagógicos e psicopedagógicos devem ser elaborados dentro do contexto educacional, com a finalidade de traçar metas que visem provocar a aprendizagem significativa de cada sujeito cerebral, tendo em vista que um cérebro e diferente do outro e deve ser observado como único. OK
III-       Torna-se fundamental para o professor promover os estímulos corretos no momento certo para se integrar, associar e entender os conteúdos propostos em sala de aula. A experiência docente unida com a atuação psicopedagógica contará com a força e benefícios da neurociência. OK
IV-  Torna-se fundamental para o professor promover os estímulos, emoldurados e aplicados no cotidiano, transformados em uma aprendizagem significativa e prazerosa no processo escolar a partir do momento em que são elaborados de acordo com a necessidade específica de cada sujeito cerebral. OK
 
Indique a alternativa única quanto às assertivas que aponte conteúdos que não se refere ao contexto neuroaprendizagem e atuação psicopedagógica:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
I
	
	b. 
II e III
	
	c. 
III
	
	d. 
III e IV
	
	e. 
IV
	Feedback da resposta:
	Questão construída a partir da seguinte fonte: (RELVAS, 2012)
Resposta correta: A
Comentário: Os recursos pedagógicos e psicopedagógicos devem ser elaborados dentro do contexto educacional, com a finalidade de traçar metas que visem provocar a aprendizagem significativa de cada sujeito cerebral, tendo em vista que um cérebro e diferente do outro e deve ser observado como único. Torna-se fundamental para o professor promover os estímulos corretos no momento certo para se integrar, associar e entender os conteúdos propostos em sala de aula. Sendo estes estímulos emoldurados e aplicados no cotidiano, transformados em uma aprendizagem significativa e prazerosa no processo escolar a partir do momento em que são elaborados de acordo com a necessidade específica de cada sujeito cerebral, pois cada cérebro tem a sua peculiaridade. Unindo a experiência do docente com a atuação psicopedagógica, tem-se acesso aos benefícios neurocientíficos que muito tem a contribuir. (4. Neuroaprendizagem e atuação psicopedagógica)
	
	
	
· Pergunta
4
0,075 em 0,075 pontos
	
	
	
	Cabe a uma atuação psicopedagógica preventiva promover uma reflexão sobre as ações educativas, conjuntas de todos os profissionais envolvidos com a instituição. Dentro desta perspectiva:
I-       Ao promover uma reflexão sobre as ações educativas, deve ser entendida uma reflexão constante em que a atuação psicopedagógica contribua com as pesquisas da neurociência, agregando novos conhecimentos em benefício do sujeito cerebral. OK
II-            As ações educativas conjuntas com todos os envolvidos com a instituição, fazendo com que aumente a contribuição dos mesmos, em ideias e ações a partir da coesão formada entre eles, num compromisso de um pensar constante com benefícios apenas para os sujeitos cerebrais.
III-     Ter a função básica em criar estratégias que evitem novos casos de fracasso escolar na instituição e, também, minimizem os efeitos negativos mais evidentes em casos de distúrbios de aprendizagem que possam ser agravados. OK
IV-        Ter propostas voltadas para treinar o cérebro para aprender de forma significativa, planejando ações atrativas para conquistar o cérebro dos educandos de sua instituição, tendo como base teórica a teoria sociocognitiva. OK
 
Indique a alternativa única quanto às assertivas que aponte conteúdos que não se refere ao contexto da atuação psicopedagógica preventiva:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
I
	
	b. 
II e III
	
	c. 
III
	
	d. 
III e IV
	
	e. 
II
	Feedback da resposta:
	Questão construída a partir da seguinte fonte: (CRUZ apud RUSSO, 2015; RUSSO, 2015)
Resposta correta: E
Comentário: Cabe a uma atuação psicopedagógica preventiva promover uma reflexão constante sobre as ações educativas conjuntas de todos os profissionais envolvidos com a instituição na busca de um resultado positivo quanto ao desenvolvimento dos alunos, tanto como um “aprendiz escolar” quanto como um “aprendiz cidadão”. Ter a função básica de criar estratégias que evitem novos casos de fracasso escolar na instituição e, também, minimizar efeitos mais evidentes em casos de distúrbios de aprendizagem que possam ser agravados. Portanto elaborar propostas voltadas para treinar o cérebro para aprender de forma significativa, com ações atrativas para conquistar o cérebro dos educandos da instituição. A Teoria Sociocognitiva sugere que uma parte significativa daquilo que o sujeito aprende resulta de imitação, modelagem ou aprendizagem observacional. Entretanto, para Russo (2015) vai além do sentido cognitivo do aprender: a aquisição de conhecimento inclui o desenvolvimento de autocrenças e capacidades autorregulatórias dos estudantes para agirem em favor de seu autodirecionamento instrucional ao longo da vida. (4.1 Atuação preventiva psicopedagógica)
	
	
	
· Pergunta 5
0,075 em 0,075 pontos
	
	
	
	A atuação preventiva em sua essência deve produzir formas em aglutinar pessoas que façam parte da mesma instituição para:
I- É possível entender que para a teoria sociocognitiva se consegue uma atuação preventiva psicopedagógica, através do resultado produzido de um projeto com ações conjuntas que atendam com exclusividade o sujeito cerebral com dificuldade de aprendizagem.
II- Realizar um projeto que vá além do sentido cognitivo do aprender, fazendo com que a aquisição de conhecimento inclua o desenvolvimento de “autocrenças” do sujeito cerebral.
III- Realizar um projeto que vá além do sentido cognitivo do aprender, fazendo com que a aquisição de conhecimento inclua capacidades “autorregulatórias” e significativas para o sujeito cerebral, um sentido para que ele mantenha a aderência ao projeto.
IV- Realizar um projeto para agir focando o “autodirecionamento” instrucional do sujeito cerebral, ao longo da vida, tendo o objetivo de seduzir o mesmo a um processo constante de aprendizagem, ligando a escola como um referencial positivo.
Indique a alternativa única quanto às assertivas que aponte conteúdos que não se refere ao contexto da atuação psicopedagógica preventiva:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
I
	
	b. 
II e III
	
	c. 
III
	
	d. 
III e IV
	
	e. 
II
	Feedback da resposta:
	Questão construída a partir da seguinte fonte: (CRUZ apud RUSSO, 2015; RUSSO, 2015)
Resposta correta: A
Comentário:  Elaborar propostas voltadas para treinar o cérebro para aprender de forma significativa, com ações atrativas para conquistar o cérebro dos educandos da instituição é a principal proposta de atuação preventiva. A Teoria Sociocognitiva sugere que uma parte significativa daquilo que o sujeito aprende resulta de imitação, modelagem ou aprendizagem observacional. Entretanto Russo (2015) vai além do sentido cognitivo do aprender: inclui a aquisição de conhecimento ao desenvolvimento de “autocrenças” e capacidades “autorregulatórias” dos estudantes para agirem em favor de seu “autodirecionamento” instrucional ao longo da vida. (4.1 Atuação preventiva psicopedagógica)
	
	
	
· Pergunta 6
0,075 em 0,075 pontos
	
	
	
	A atuação psicopedagógica preventiva deve ter a consciência de que ao atingir o aluno em suas necessidades ganhará um parceiro possuidor de um cérebro. Quanto a este contexto:
I-     Para que esta parceria dê um resultado positivo é necessário na mediação do “sentimento de pertença” fazendo com que o próprio mediador acredite firmemente nas essências de suas ações, enquanto profissionais e educadores.
II-    As ações de ensinantes residem no educar; no ensinar; no humanizar; no capacitar; no orientar; no mediar; no incluir e no “estar junto com” de modo afetivo.
III-  As ações de ensinantes residem no educar; no ensinar; no humanizar; no capacitar; no orientar; no mediar; no incluir e no “estar junto com” olhando e interagindo atentamente com as diferenças, sem perder a ideia de igualdade enquanto humanos em nossos direitos de mais vida.
IV-  A atuação psicopedagógica preventiva deve ter a consciência de que ao atingir o aluno em suas necessidades, fica sem ter a necessidade de continuar o acompanhamento profissional, tendo em vista que o sujeito cerebral se estrutura e se reestrutura em altíssima velocidade.
 
Indique a alternativa única quanto às assertivas que aponte conteúdos que não se refere ao contexto da atuação psicopedagógica preventiva:
	
	
	
	
		Respostas:
	A. 
I
	
	B. 
II e III
	
	C. 
III
	
	D. 
III e IV
	
	E. 
IV
	Feedback da resposta:
	Questão construída a partir da seguinte fonte: (BEAUCLAIR, 2008)
Resposta correta: E
Comentário:  A atuação psicopedagógica preventiva deve ter a consciência de que ao atingir o aluno em suas necessidades ganhará um parceiro possuidor de um cérebro. Para que esta parceria dê um resultado positivo é necessário na mediação do “sentimento de pertença” fazendo com que o próprio mediador acredite firmemente nas essências de suas ações, enquanto profissionais e educadores. As ações de ensinantes residem no educar; no ensinar; no humanizar; no capacitar; no orientar; no mediar; no incluir e no “estar junto com” de modo afetivo. Para Beauclair (2008), é necessário, na mediação do sentimento de pertença, acreditar firmemente nas essências de nossas ações enquanto educadores, porque as ações de ensinantes residem no educar; no ensinar; no humanizar; no capacitar; no orientar; no mediar; no incluir e no “estar junto com” olhando e interagindo atentamente com as diferenças, sem perder a ideia de igualdade enquanto humanos em nossos direitos de mais vida. (4.1 Atuação preventiva psicopedagógica)
	
	
	
· Pergunta 7
0,075 em 0,075 pontos
	
	
	
	A atuação psicopedagógica preventiva deve ter como um de seus objetivos planejar ações para tornar o sujeito cerebral um ser “autoeficaz”. Dentro desta proposta temos que:
I-     O objetivo de tornar o sujeito cerebral um ser “autoeficaz” torna-o capaz de colocar em prática as suas habilidades, assim como pensar por si mesmo: ter autonomia.
II-  A “autoeficácia” do sujeito cerebral atua como uma mediadora em relação às habilidades que ele possui, às experiências anteriores que adquiriu, enfim a sua capacidade cognitiva.
III-  A “autoeficácia” do sujeito cerebral atua como
uma mediadora em relação às habilidades que ele possui, a outros constructos motivacionais e ao desempenho.
IV- Enquanto que a “autorregulação” da aprendizagem refere-se apenas aos sentimentos que devem ser policiados para não contaminar inadequadamente suas ações.
 
Indique a alternativa única quanto às assertivas que aponte conteúdos que não se refere ao contexto da atuação psicopedagógica preventiva:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
I
	
	b. 
II e III
	
	c. 
III
	
	d. 
III e IV
	
	e. 
IV
	Feedback da resposta:
	Questão construída a partir da seguinte fonte: (PAJARES e OLAZ; ZIMMERMAN apud RUSSO, 2015)
Resposta correta: E
Comentário:  A atuação psicopedagógica preventiva deve ter como um de seus objetivos planejar ações para tornar o sujeito cerebral um ser “autoeficaz”. Com o objetivo de tornar o sujeito cerebral um ser “autoeficaz” torna-o capaz de colocar em prática as suas habilidades, assim como pensar por si mesmo: ter autonomia. A “autoeficácia” do sujeito cerebral atua como uma mediadora em relação às habilidades que ele possui, às experiências anteriores que adquiriu, enfim a sua capacidade cognitiva, às suas habilidades e a outros constructos motivacionais e bem como o seu desempenho. A “autorregulação” da aprendizagem refere-se a pensamentos, sentimentos e ações autogeradas que são planejadas e ciclicamente adaptadas para a realização de metas pessoais. (4.1 Atuação preventiva psicopedagógica)
	
	
	
· Pergunta 8
0,075 em 0,075 pontos
	
	
	
	A Teoria Sociocognitiva de Bandura pode inspirar a atuação preventiva psicopedagógica em subsidiar um projeto para dar voz e oportunidade de escutar o sujeito cerebral, para que possa expressar suas próprias crenças, dúvidas, angústias. E, estendendo à RELVAS (2012) pesquisar para entender: “Que cérebro é esse que chegou para assistir à aula”, faz-se necessária uma conjugação de saberes cognitivos, emocionais. Neste contexto, temos que:
I-     Observar o sujeito cerebral quanto a expressão cognitiva sobre si mesmo, bem como na justificativa de suas crenças. Sempre lembrando que ouvir o educando não é promessa em cumprir.
II-    Observar o sujeito cerebral quanto a expressão cognitiva sobre si mesmo, bem como a sua capacidade em se organizar e agir na busca da própria realização pessoal. Sempre lembrando que ouvir o educando não é promessa em cumprir.
III-  Observar o sujeito cerebral quanto a expressão cognitiva de si mesmo, como capacidades “autorregulatórias” de quanto e como deve estudar para obter um bom rendimento, por exemplo. Sempre lembrando que ouvir o educando não é promessa em cumprir.
IV-  Observar o sujeito cerebral quanto a expressão cognitiva de si mesmo, quanto aos fatores que o atraem e o afastam do ambiente escolar. Sempre lembrando que ouvir o educando é promessa em cumprir.     
 
Indique a alternativa única quanto às assertivas que aponte conteúdos que não se refere ao contexto da atuação psicopedagógica preventiva:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
I
	
	b. 
II e III
	
	c. 
III
	
	d. 
III e IV
	
	e. 
IV
	Feedback da resposta:
	Questão construída a partir da seguinte fonte: (CRUZ apud RUSSO, 2015; RUSSO, 2015; RELVAS, 2012 PAJARES e OLAZ; ZIMMERMAN apud RUSSO, 2015)
Resposta correta: E
Comentário:  A Teoria Sociocognitiva sugere que uma parte significativa daquilo que o sujeito aprende resulta de imitação, modelagem ou aprendizagem observacional. Entretanto, Russo (2015) vai além do sentido cognitivo do aprender: a aquisição de conhecimento inclui o desenvolvimento de “autocrenças” e capacidades “autorregulatórias” dos estudantes para agirem em favor de seu “autodirecionamento” instrucional ao longo da vida. A Teoria pode subsidiar a atuação preventiva através do resultado de um projeto que dê a oportunidade ao aluno expressar suas próprias crenças, para que se observe a capacidade do mesmo em se organizar e agir na busca da sua própria realização pessoal e de aprendizagem escolar. Completando com RELVAS (2012) “Que cérebro é esse que chegou para assistir à aula”. Na verdade, é assistir mesmo, pois diante da criação e da elaboração do pensar, faz-se necessária uma conjugação de saberes cognitivos, emocionais. Para isso esse cérebro tem de estar pronto a realizar novas conexões e, principalmente, desejar que isso ocorra, pois aprender é um ato desejante. (4. A neuroaprendizagem na atuação psicopedagógica; 4.1 Atuação preventiva psicopedagógica)
	
	
	
· Pergunta 9
0,075 em 0,075 pontos
	
	
	
	Enquanto a atuação preventiva tem um caminhar psicopedagógico, numa base que agrega o contexto da escola, para evitar o surgimento de algumas situações que possam propiciar dificuldades de aprendizagem. Já a atuação interventiva:
I-      Na instituição escolar tem como elemento básico de ação primeira em apresentar a neuroaprendizagem, para que a área educacional se familiarize com a força deste contexto para a estrutura física da escola.
II-  Deve utilizar recursos para quebrar a resistência de educadores que ainda não conhecem a neuroaprendizagem, conceito que vem para somar e fazer com a escola e o aluno tenham sucesso quanto ao desempenho. 
III-  A neurociência trata da cientificidade do cérebro e aponta a plasticidade cerebral, como uma habilidade que este possui de se reorganizar a partir do esforço quanto ao aprendizado do aprendiz.
IV-  A neurociência trata da cientificidade do cérebro e aponta a plasticidade cerebral como uma habilidade que este possui de se reorganizar a partir do aprendizado dos aprendizes, de acordo com o meio em que estão inseridos.
 
Indique a alternativa única quanto às assertivas que aponte conteúdos que não se refere ao contexto da atuação psicopedagógica interventiva:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
I
	
	b. 
II e III
	
	c. 
III
	
	d. 
III e IV
	
	e. 
IV
	Feedback da resposta:
	Questão construída a partir da seguinte fonte: (ALMEIDA, 2012)
Resposta correta: A
Comentário: Enquanto a atuação preventiva tem um caminhar psicopedagógico, numa base que agrega o contexto da escola, para evitar o surgimento de algumas situações que possam propiciar dificuldades de aprendizagem. Já a atuação interventiva deve utilizar recursos para quebrar a resistência de educadores que ainda não conhecem a neuroaprendizagem, conceito que vem para somar e fazer com a escola e o aluno tenham sucesso quanto ao desempenho. A neurociência trata da cientificidade do cérebro e aponta a plasticidade cerebral, como uma habilidade que este possui de se reorganizar a partir do esforço quanto ao aprendizado do aprendiz, de acordo com o meio em que está inserido. (4.2 Atuação interventiva psicopedagógica)
	
	
	
· Pergunta 10
0,075 em 0,075 pontos
	
	
	
	O cérebro tem suas artemanhas, conta principalmente com práticas pedagógicas de profissionais experientes e na possibilidade da atuação psicopedagógica trabalhando na equipe, a prática interventiva terá maior possibilidade de sucesso. Com relação a este contexto, temos que:
I-           Se todo aluno pode aprender, isso precisa ser explanado para os professores em suas práticas pedagógicas, considerando também   que a aprendizagem de cada sujeito cerebral é diferente, porque os cérebros são diferentes a não ser que sejam de irmãos gêmeos.
II-           Se todo aluno pode aprender, isso precisa ser explanado para os professores em suas práticas pedagógicas, considerando também   que a aprendizagem de cada sujeito cerebral é diferente, além de acontecer em tempos e etapas distintas e desencadeia-se a partir de estímulos diferenciados.
III-  Todas as práticas pedagógicas estão demarcadas em suas atividades neurocerebrais. Há um trajeto químico no cérebro que mantém e que operacionaliza cada ação executada pelos alunos.
IV-    Um cérebro é diferente do outro, portanto, embora possa receber o mesmo estímulo (informação) do meio externo, a percepção de cada um pode diferir em função da recepção neuronal, dos órgãos dos sentidos, do componente emocional que pode distorcer ou ignorar a informação.
 
Indique a alternativa única quanto às assertivas que aponte conteúdos que não se refere
ao contexto da atuação psicopedagógica interventiva:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
I e III
	
	b. 
II e III
	
	c. 
I
	
	d. 
III e IV
	
	e. 
IV
	Feedback da resposta:
	Questão construída a partir da seguinte fonte: (ALMEIDA, 2012)
Resposta correta: C
Comentário:  O cérebro tem suas artemanhas, conta principalmente com práticas pedagógicas de profissionais experientes e na possibilidade da atuação psicopedagógica trabalhando na equipe, a prática interventiva terá maior possibilidade de sucesso. Com relação a este contexto, temos que se todo aluno pode aprender, isso precisa ser explanado para os professores em suas práticas pedagógicas, e considerar que a aprendizagem de cada um é diferente, acontece em tempos e etapas distintas, desencadeia-se a partir de estímulos diferenciados. Todas as práticas pedagógicas estão demarcadas em suas atividades neurocerebrais. Há um trajeto químico no cérebro que mantém e que operacionaliza cada ação executada pelos alunos. A partir da neuroaprendizagem, entende-se que cada aluno tem um cérebro diferente, portanto, embora possa receber o mesmo estímulo (informação) do meio externo, a percepção de cada um pode diferir em função da recepção neural, assim como dos órgãos dos sentidos, acrescidos pelo componente emocional é capaz de distorcer ou até mesmo ignorara a informação. (4.2 Atuação interventiva psicopedagógica)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando