Buscar

Educação das RelaRelações Eticos- raciais 2

Prévia do material em texto

Nota final Enviado em: 20/09/22 19:21 (BRT)
10/10
Conteúdo do exercício
Conteúdo do exercício
1. Pergunta 1
1/1
Leia o texto a seguir: “Misturavam-se informações, assim como etnias, tradições e práticas culturais. Novas cores eram forjadas pela sociedade colonial e por ela apropriadas para designar grupos diferentes de pessoas, para indicar hierarquização das relações sociais, para impor a diferença dentro de um mundo cada vez mais mestiço. Da cor da pele à dos panos que a escondia ou a valorizava atéapluralidademulticordasruascoloniais,reflexode conhecimentos migrantes, aplicados à matéria vegetal, mineral, animal ecultural.”(Fonte:https://www.geledes.org.br/influencia- africana-processo-de-formacao-de-cultura-afro-brasileira/?gclid=EAIaIQobChMIxOrmoNXY5gIVVAmRCh3_iA1DEAAYA SAAEgJxTvD_BwE Acesso em: 28 dez 2019).É muito importante reconhecer que tal conjunto de transmissõesestá presente nos jeitos de pensar, sonhar, sentir e agir de nações como o Brasil, localizada no hemisfério ocidental.Podemos dizer que estamos relatando sobre qual tipo de herança:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Herança Indígena.
2. 
Herança Africana.
Resposta correta
3. 
Herança Portuguesa.
4. 
Herança Italiana.
5. 
Herança Europeia.
2. Pergunta 2
1/1
Leia o texto a seguir: “Os governadores não conheciam os efetivos nem a extensão do Estado palmarino, protegido pelas matas impenetráveis, e as entradas que mandaram fazer naturalmente nada mais foram do que incursões de represália, uma repetição, em maior escala, do revide dos moradores. Em pouco tempo, porém, o governo teve de adotar medidas mais enérgicas. ”. (Fonte:https://bdor.sibi.ufrj.br/bitstream/doc/75/1/302%20PDF%20-%20OCR%20-%20RED.pdf28 dez 2019).
Para (RIBEIRO, 1995), O ________________constituía-se em um sistema político singular, inspirado na tradição dos povos africanos. Com uma economia tipicamente de subsistência, firme na pesca, na caça, no artesanato e na agricultura. (MELO; BRAGA, 2010).
Qual o conceito que preenche corretamente esta lacuna?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Escravizado.
2. 
Quilombo.
Resposta correta
3. 
Trabalho escravo.
4. 
Alforriado.
5. 
Grupo Palmarino.
3. Pergunta 3
1/1
Leia o seguinte texto a seguir e reflita: “Tomando como base a realidade atual mundial, podemos fazer uma analogia e dizer que o povo europeu é um destes membros opressores que se mantém nessa posição etnocentrista. Com vários países europeus possuindo partidos políticos que visam o favorecimento da “população nacional”, começa a ocorrer o surgimento agrupado de xenófobos organizados, na qual por muitas vezes se manifestam contrários, publicamente, acerca de imigrantes ou descendentes desses. (No caso europeu, principalmente muçulmanos)”. (Fonte:https://www.geledes.org.br/xenofobia-e-sua- ligacao-com-o-etnocentrismo/.Acessoem:28 dez.2019). Segundo Bandeira (2003), “O (...) é uma forma de etnocentrismo, todavia, associadomaisdiretamenteàvisãobiologizadado evolucionismo social. ”. (BANDEIRA, 2003).O que ela quis dizer com isto?
Ocultar opções de resposta 
1. 
O Xenófobo europeu é um ultrapassado.
2. 
O etnocentrista é um preconceituoso.
3. 
O Europeu sempre foi xenófobo.
4. 
O racismo é uma forma de etnocentrismo.
Resposta correta
5. 
O preconceito é uma forma de discriminação.
4. Pergunta 4
1/1
Leia o texto a seguir: “Oh! E porque tão frio, tão amargo/ Pranto verteis, meus olhos magoados?/ Tanto dos índios vos contrista a sorte/ [...]/ Com que à escravidão os reduziram?/ A escravidão! Oh Céus! Quando no mundo/ Para sempre será tal crime extinto?/ Maus foram nossos pais para com eles./ Torpe ambição, nefária crueldade/ Os esforços mil vezes deslustraram/ dos primeiros colonos lusitanos,/ Que o amor ao áureo metal, e feios crimes/ A estas virgens plagas conduziram./ Não, dos canhões não foi o eco estrondoso/ Que ao índio impôs terror; nem mesmo a morte;/[...]/ Foi sim o cativeiro, algemas foram,/ Que alguns, ora colonos, de seus pulsos/ Aos pulsos dosindígenaspassaram“ (Fonte:https://www.historiadahistoriografia.com.br/revista/article/vie wFile/831/537.Acesso em: 28 dez 2019)Os Povos Tupy alcançaram algumas estruturações passageiras deconfederações _____________quelogodesapareceram.Amaisimportante delas, conhecida como Confederação dos __________________ , foi ensejada pela aliança com os ___________________ ”. (RIBEIRO, 1995, p. 33), na baía de Guanabara. Além dos Povos Tamoios, reuniu, entre 1563 a 1567, os Povos Tupinambá, no
Ocultar opções de resposta 
1. 
Locais, Tupinambás e Ingleses.
2. 
Regionais, Tamoios e Franceses.
Resposta correta
3. 
Nacionais, Theharar e Portugueses.
4. 
Tupys, Jê e Holandeses
5. 
Indígenas, Bantos e Africanos.
5. Pergunta 5
1/1
Leia o texto a seguir: “Muitas são, no entanto, as manifestações de tradição oral que tendem a cair no esquecimento, como o Terno de São Bojô e o Bangariô, aos quais é atribuída uma origem africana. Tudo indica, porém, que o modelo inicial de manifestações artísticas como estas tenha sido introduzido no Brasil pelos europeus nos primeiros anos da colonização. “. (Fonte:https://portalseer.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/209 51/13554 . Acesso em: 29dez 2019).
Segundo GANDON (1997), os padres jesuítas se serviam também dos autos -forma teatral de uma trama popular, com cantos e danças - como elemento eficaz da (...). É bastante provável que, desde então, personagens representativos dos indígenas figurassem nestas peças, encenadas sobretudo no ciclo natalino. (GANDON, 1997). O que ela quis dizer com isto?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Festa.
2. 
Catequese.
Resposta correta
3. 
Vivência.
4. 
Diversão
5. 
Educação.
6. Pergunta 6
1/1
Leia o texto a seguir: “Neste, em especial, há algumas informações já superadas no tocante à diáspora no Brasil e seus efeitos, desde o percentual de entrada de cativos africanos no nosso território – 38% do total do tráfico transatlântico, sendo que as estimativas atuais apontam para cerca de 45% –, até os episódios de rebeldia escrava, cuja menção não ultrapassou Palmares, e mesmo o silêncio quanto ao retorno de africanos libertos no Brasil para a África, onde foram fundar importantes colônias de ‘brasileiros’ ou agudás. Tudo isso pode ser atribuído ao enorme desconhecimento sobreahistóriados africanosnoBrasil. ”(Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0002- 05912012000200009 Acesso em: 28 dez 2019).
Calcula-se que no Brasil, chegaram em torno de 1,5 milhão de negros, constantemente poupados, nunca foram a principal força de trabalho, eram inexperientes e pouco produziram ou construíram neste país. O que você acha desta assertiva? Assinale a alternativa que melhor discorre sobre ela.
Ocultar opções de resposta 
1. 
De fato, só foram 1,5 milhão de negros vindos de Portugal, e depois chegaram os primeiros migrantes da Europa, por volta de 1808, com a chegada da Família Real que veio visitar o Brasil.
2. 
Engana-se quem pensa que a verdadeira força de trabalho no Brasil republicano foram negros, isso é inverídico, já que os indígenas, em suas tribos plantavam para a subsistência.
3. 
Atualmente já não é mais discutido a temática da escravidão no Brasil e não existem provas históricas que contestem ou neguem que os negros foram principal força de trabalho.
4. 
Apenas está claro nas documentações da época o fato real de que chegaram mais de um milhão de africanos no Brasil, com um relativo papel na lavoura de cana de açúcar.
5. 
A assertiva não procede, porque o que ocorre é justamente o contrário, ou seja, foram 12 milhões de negros, desgastados como a principal força de trabalho, produzindo e edificando constantemente.
Resposta correta
7. Pergunta 7
1/1
Leia o texto a seguir, da Carta de Pero Vaz de Caminha: A Carta “do escrivão da frota de Cabral deixa bem claro, quando mostra não apenas a posição de mero espectador curioso dos indígenas nas cerimônias de júbilo oficial dos visitantes nesse primeiro contato com a sua terra, mas da maioria dos próprios tripulantes portugueses, levados pela distância social a participar também apenas como testemunhas na comemoraçãode um feito particular das suas elites“. (Fonte:http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unespar- paranavai_hist_artigo_linda_salete_mondo_pacheco.pdf.Acesso em:29 dez 2019)
Sobre as Festividades Populares do Povo Brasileiro, herdadas da alegria constante dos Povos Indígenas em festejar, é possível afirmar que a _____________ popular é ampla e inventiva, sendo capaz de educar para a arte de viver e de compreender a vida,na sua ______________ entre o ______________ e o novo.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Comemoração, dependência e remoto.
2. 
Alegria, dissociação e digital.
3. 
Festividade, relação e antigo.
4. 
Vida, conexão e ancestral.
5. 
Festa, integração e velho.
Resposta correta
8. Pergunta 8
1/1
Leia o texto a seguir: “Atualmente, mais de 160 línguas e dialetos são falados pelos povos indígenas no Brasil. Elas integram o acervo de quase sete mil línguas faladas no mundo contemporâneo (SIL International, 2009). Antes da chegada dos portugueses, contudo, só no Brasil esse número devia ser próximo de mil”.(Fonte: https://pib.socioambiental.org/pt/L%C3%ADnguas Acesso em: 28 dez 2019). Os Povos Indígenas que viram chegar os portugueses no litoral, no século XVI, era de um dos troncos linguísticos existentes no Brasil à época e que resistem pelo nosso vasto território, atualmente. Eram, aproximadamente, em torno de 1 milhão de índios, organizados em diversos de grupos. Podemos dizer que estamos relatando o troncode língua indígena:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Macro-Jê.
2. 
Tukano.
3. 
Nambikwara.
4. 
Guarani.
5. 
Tupi.
Resposta correta
9. Pergunta 9
1/1
Leia o seguinte texto a seguir e reflita: “Ao contrário das demaisfamíliasdessetronco,osTupi-Guaranitornaram-se conhecidos historicamente por terem sido grupos dessa família (aqui denominados de maneira ampla, como Tupinambás), os primeiros a fazer contato com os europeus, no que seria o início do período colonial, e também pelo imenso território ocupado por esses grupos então: no litoral Atlântico desde o cabo de São Roque, ao norte, até o Trópico de Capricórnio, ao sul, assim como extensas áreas do planalto meridional e entorno”. (Fonte: http://www.scielo.br/pdf/mana/v21n3/0104-9313-mana-21- 03-00499.pdf.Acessoem:28dez2019). Segundo Ribeiro, (1995), os grupamentos (...) não conseguiram uma unificação através de uma organização política, com o fim de agir conjugadamente. O que ela quis dizer com isto?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Bantus.
2. 
Tupy.
Resposta correta
3. 
Tabajara.
4. 
Tapuia.
5. 
Baniwa.
10. Pergunta 10
1/1
Leia o texto a seguir: “Outra característica marcante de sua criação literária é o que o professor Eduardo de Assis Duarte denomina de ‘brutalismo poético’, pois a violência também integra a maioria dos enredos de suas narrativas. O que surpreenderá não somente aos novos leitores e leitoras é a maneira como a escritora tece e costura cenas de profundo impacto, no que diz respeito à violência urbana, imprimindo a quase inexplicável leveza no trato do tema. Esses dois fatores que compõem seu modo de criação literária, a meu ver, operam como estratégia e/ou convite para que leitores sejam surpreendidos ao se perceberem imersos na história contada. ”(Fonte:https://www.geledes.org.br/revelacoes-de-olhos- dagua/Acesso em: 29 dez 2019).Ela é Doutora em literatura. Publica desde 1990. Nasceu em uma favela no Brasil. São Obras escritas por ela: Olhos d’Água, PonciáVicêncio, Poemas da Recordação e Outros Movimentos. Em um dos seus livros, ela apresenta narrativas com histórias de mulheres e homens negros e as lutas contra a violência e a diminuição sofridos na sociedade. Podemos dizer que estamos relatando sobre qual importante escritora brasileira:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Eliane Potiguar.
2. 
Maria Firmina dos Reis.
3. 
Carolina Maria de Jesus.
4. 
Maria Beatriz Nascimento.
5. 
Conceição Evaristo.

Continue navegando