Buscar

ATIVIDADE 4 BIOMECANICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 4 BIOMECANICA
1- Existem diferenças entre as fases e o envolvimento de grupos musculares na caminhada e na corrida, porém são necessárias contrações musculares mais vigorosas para aumentar sua velocidade. As três fases básicas são a arrancada, a recuperação da perna de impulsão e o apoio para a nova impulsão, e estas são facilmente mensuradas através de dinamômetros específicos, que são as plataformas de força (HOWLEY; FRANKS, 2000). (HOWLEY, E. T.; FRANKS, B. D. Manual do instrutor do condicionamento físico para a saúde. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.)
Sobre a análise da marcha humana, analise as afirmativas abaixo:
I. No ato de caminhar ou correr, há um padrão básico caracterizado pelo deslocamento rítmico das partes do corpo que mantém o indivíduo em constante progresso para adiante.
II. Balanço: parte do ciclo em que o pé está no solo. Ocorre entre o desprendimento dos dedos e o segundo toque do pé.
III. Quando o pé toca o solo, até este mesmo pé voltar a tocar o solo, é que se mede o ciclo da marcha (passada). Passo é quando um pé se apoia no chão e o outro sai do solo.
IV. Durante a marcha, os membros superiores balançam na mesma direção dos deslocamentos pélvicos e dos membros inferiores.
Está correto o que se afirma em:
I e III somente
2- A Cinemática é a parte da Mecânica que estuda os movimentos sem que haja preocupação com suas origens. Alguns conceitos de Cinemática são muito importantes para a correta compreensão de fenômenos físicos e pleno entendimento da forma de se construir o raciocínio necessário para a resolução de problemas. O método universalmente usado para descrever os movimentos humanos em três dimensões baseia-se em um sistema de planos e eixos. (HAMILL, J.; KNUTZEN, K. Bases biomecânicas do movimento humano. 3. ed. Barueri. São Paulo. Editora Manole, 2012.)
 Marque V para verdadeiro e F para falso no tocante aos planos e eixos na Cinemática:
I. (   ) O plano sagital bissecciona o corpo nas metades direita e esquerda.
II. (   ) Os movimentos de flexão e extensão ocorrem no plano sagital.
III. (   ) O plano transverso ou horizontal bissecciona o corpo em partes superior e inferior.
IV. (   ) Os movimentos de rotação ocorrem no plano frontal.
V. (   ) Os movimentos de adução e abdução ocorre sobre o eixo longitudinal.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
V-V-V-F-F 
3- Ao realizar um movimento, o indivíduo precisa vencer a força de gravidade, considerada a força externa ao corpo. Vencer esta força só é possível se o indivíduo praticar muito o movimento a ponto de ganhar formar interna, ou força muscular, suficiente através de movimentos isométricos ou dinâmicos. Ao analisar a força externa agente sobre o corpo do indivíduo em movimento há três fatores determinantes para que o movimento seja realizado com qualidade, sendo eles: linha de gravidade, base de apoio e o centro de gravidade. (MCGINNIS, P. M. Biomecânica do esporte e do exercício - 3. São Paulo: Artmed Editora, 2015.)
Sobre este tema, analise as asserções abaixo:
I. A linha de gravidade diz respeito à direção em que a força de gravidade age sobre o corpo do indivíduo.
II. A base de apoio pode ser conceituada como a área do corpo do indivíduo em movimento que está em contato com o solo, fazendo com que o movimento apresente maior ou menor estabilidade, dependendo do nível de treinamento de equilíbrio e força muscular do indivíduo.
III. A linha de gravidade é conceituada como o ponto central do corpo do indivíduo em movimento e sempre se localiza próximo à cicatriz umbilical.
IV. Quanto menor a base de apoio do indivíduo em movimento, mais fácil será a realização do movimento, uma vez que a linha de gravidade também será pequena.
É correto o que se afirma em:
I e II
4- Muitos movimentos combinam determinados movimentos por somarem o trabalho de várias articulações, portanto, ocorre uma combinação de movimentos lineares e angulares. Seguimos como referência para determinar estes movimentos a posição anatômica básica, que nos dá o ponto de partida para que possa ser realizada a análise do movimento. Os planos anatômicos de referência dividem o corpo em três dimensões, que são planos imaginários e distribuem de maneira igualitária a massa corporal ou o peso.
Sobre este tema, identifique entre as alternativas quais são os planos imaginários tomados como referência.
Plano sagital, plano frontal e plano transverso
5- Um termo relacionado a centro de massa é centro de gravidade. A diferença entre eles é que o centro de massa não depende da ação gravitacional, uma vez que se trata de uma propriedade inerente do corpo. Se este corpo estiver sujeito a um campo gravitacional homogêneo, o centro de massa coincidirá com o centro de gravidade. Esse é o caso na maior parte das situações da Engenharia e, por isso, muitas vezes, esses termos são usados como sinônimos, assim como o termo baricentro.
Em relação à definição de baricentro, assinale a alternativa correta.
O centro de massa se refere à distribuição das massas, o centroide se refere à distribuição dos volumes.
6- A marcha é o movimento que faz com que o indivíduo consiga locomover seu corpo. Neste sentido, a corrida pode ser considerada uma variação da marcha, em que acontece um movimento cíclico das fases de contato e oscilação sucessivamente. No entanto, existem diferenças existentes entre o movimento da marcha e o movimento da corrida, sendo uma destas diferenças a velocidade de execução, sendo maior no movimento da corrida. (OKUNO, E.; FRATIN, L. Desvendando a física do corpo humano: biomecânica. São Paulo: Manole, 2003.)
Sobre a diferença entre a marcha e a corrida, analise as asserções abaixo:
1. A fase de duplo apoio só ocorre durante o andar.
2. A corrida é composta das seguintes fases: contato inicial (Footstrike) e médio apoio (Midsupport).
3. A magnitude da força vertical pode atingir de duas a quatro vezes o peso corporal para corridas recreativas.
4. Na corrida existe um aumento na força de reação do solo tornando o aparelho locomotor quase não exposto à sobrecarga.
É correto o que se afirma em:
I e III
7- Ao estudar a anatomia, a histologia, a fisiologia e biomecânica humana, é necessário identificar os planos anatômicos que servem de referência para a identificação das partes do corpo. Neste sentido, os planos sagital, frontal e transversal são os planos utilizados como referência para esta observação. Em se tratando dos três planos anatômicos existentes, existem também os eixos anatômicos. (OKUNO, E.; FRATIN, L. Desvendando a física do corpo humano: biomecânica. São Paulo: Manole, 2003.)
Sobre este assunto, quais são os eixos corporais existentes no plano anatômico?
· Latero-lateral, anteroposterior e longitudinal.
8- Uma das características marcantes da marcha é que um dos pés sempre estará em contato com o solo durante todo o movimento. Neste sentido, cada um dos pés executará esta função alternadamente e sempre ocorrerá um apoio unipodal. Por outro lado, durante a corrida é possível presenciar o momento da fase aérea, em que nenhum dos pés está em contato com o sono e o indivíduo que está realizando o movimento permanece com seu corpo todo sem contato com o sono, realizando um voo.
Considerando a marcha e suas relações de desvio, fase e causa possível, assinale a alternativa incorreta.
A pronação excessiva do pé ocorre na fase de batida do calcanhar até o desprendimento dos dedos e pode ser devido à contratura dos músculos dorsiflexores
9- Quando estamos parados sobre um piso horizontal, apoiados em nossos pés, não importando qual postura assumimos, uma reta vertical partindo do nosso centro de gravidade deve, necessariamente, passar dentro da região do piso delimitada por nossos pés. Um soldado em posição de descansar, portanto, com os pés afastados, tem a projeção do seu centro de gravidade no solo entre os pés. Uma pessoa que se equilibra sobre um único pé tem o seu centro de gravidade em algum lugar verticalmente acima do pé.
Deste modo, por que uma pessoa encostada de costas para uma paredenão consegue se curvar para frente sem cair?
 
Em função da distribuição do volume de massa, nosso corpo é projetado para frente e nosso ponto de gravidade se posiciona à frente, fora do corpo.
10- Equilíbrio é o nome dado ao estado de um corpo qualquer em que a força resultante sobre ele é nula. A força resultante é o resultado da soma de todas as forças que atuam sobre um determinado corpo e a principal força externa que age sobre o corpo é a força de gravidade. Ao ter equilíbrio e força, o indivíduo está vencendo esta força externa denominada força gravitacional e para vencer esta força são necessários equilíbrio e força muscular.  (HOWLEY, E. T.; FRANKS, B. D. Manual do instrutor do condicionamento físico para a saúde. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.)
Quando a soma de forças agentes é igual a zero, dizemos que o corpo se encontra em estado de equilíbrio, que pode ser classificado em
Equilíbrio Estático, quando o corpo está em repouso, Equilíbrio Dinâmico, quando o corpo está em movimento.

Continue navegando