Buscar

Comportamento Organizacional

Prévia do material em texto

Comportamento Organizacional	
Uma equipe engajada, motivada e encorajada a produtividade, produz claramente melhores resultados, porém nem sempre é fácil manter tal desempenho, por isso é necessário que haja o estudo do comportamento organizacional. Este é uma peça chave para o com funcionamento de qualquer organização, tendo influência das camadas mais altas as mais baixas da empresa, buscando tratar de forma diferenciada seus indivíduos e grupos, com intuito de desenvolver ao máximo o potencial de cada um. O ideal é que o comportamento seja estudado e avaliado de três formas; o Indivíduo como único, os indivíduos como Grupos e o comportamento dos indivíduos em Estrutura, todas as formas devem ser vistas como ferramentas para que se alcance a dinâmica do Ambiente. 
É dever de cada empresa buscar formas de desenvolvimento do funcionário, pois de tal modo podemos desenvolver no máximo os talentos que possuímos, e evitar desperdiça-los, implicando em mais promoções e menos demissões ( contando que o índice de Turnover conta muito nos resultados finais da organização). 
É missão de cada líder avaliar cada funcionário de modo individual e grupal, descobrindo meios de que toda a equipe se mantenha motivada e com foco, induzindo a seus profissionais a darem o máximo de si.
Em muitas palestras ouvi que os lideres devem fazer com que seus funcionários se dediquem, porém levei algum tempo para perceber qual a melhor forma de se fazer isso, com a observação percebi que o ideal é fazer com que o funcionário se apaixone pelo serviço prestado, o fato é que devemos motiva-los para que eles não saiam da cama pensando em trabalhar mais um dia, e sim que os mesmos queiram estar na organização pelo prazer do serviço que executa. A grande questão que o comportamento organizacional nos traz é como fazer fluir tal paixão, devemos avaliar em qual área o funcionário mais se destaca, e motiva-lo a aprimorar seus conceitos, oferecer a ele oportunidades para executar o serviço como gosta, a partir deste ponto veremos sua motivação, o indivíduo quando motivado tem a tendência a contagiar o grupo onde convive, ter executivos com boas habilidades interpessoais é o mesmo que garantir um ambiente de trabalho mais agradável, o que, por sua vez, facilita a contratação e a manutenção de pessoas qualificadas. 
Em um mercado que não deixa de se expandir e inovar a cada dia é necessário que a organização tenha consigo o melhor de cada um, e que desenvolva a cada minuto o potencial de cada equipe, para que sempre exista formas mais eficazes de se desenvolver resultados, uma empresa que não procura se desenvolver se torna obsoleta, e acaba caindo na mesmice e esquecimento, a geração atual sempre está cobrando o mais rápido, o melhor, o diferente, por isso toda a equipe deve estar empenhada a sempre estar em seu limite.
Fontes: http://www.administradores.com.br
 http://www.jrmcoaching.com.br/
 www.webartigos.com/

Continue navegando