Buscar

o homem e sua relação com o trabalho

Prévia do material em texto

A relação do homem e o trabalho
 Baseando na leitura do texto ele faz uma trajetória em relação aos meios de trabalho e de como o homem deixou de ser o próprio patrão pra se tornar parte da matéria-prima de algo. Por meios de necessidade e falta de recursos o homem deixou de produzir seu próprio produto para “ajudar” outra pessoa a produzir e trocar sua mão de obra por um salário. Essas pessoas não tinham controle sobre o que seria produzido, como seria, qual a matéria-prima. Nessas industrias que foram formadas, o processo de produção era absurdamente mais rápido, os preços eram mais baixos e produção era maior. Todo esse processo serviu de base para todas as empresas e industrias que temos hoje e com o tempo os modelos de produção foram evoluindo. 
 Henry Ford foi o primeiro a desenvolver uma linha de montagem na produção automobilística. Frederick Taylor foi o que tornou esse meio de produção mais racional, ele aumentou a produtividade com economia de tempo e criou mecanismos que facilitassem todo esse processo. Porém como tudo tem suas consequências esse método de processo era extremamente cansativo para os funcionários pois tinham tempo para realizar suas funções fora o dano físico que isso causava. Ai entra a alienação do funcionário onde ele só serve ao trabalho que lhe foi estipulado e não sabe fazer nada além disso.
 Como tudo agora depende e gira envolta do trabalho, ele se tona um processo de transformação material da natureza e do homem ( o que diferencia o homem do animal), um processo que controla sua ação física de consumos produtivos e por fim a realização humana, onde a produção ganha forma e isso marcará a historia por anos e anos.

Continue navegando