Buscar

atividade propedeutica 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Kéroley Cristina Soares Lopes
1. O diabetes tipo I apresenta predomínio em crianças e adolescentes. Essa frase é verdadeira ou falsa? Justifique.
Verdadeira, é a mais comum em crianças e acontece devido à destruição das células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina, que é o hormônio responsável por transportar o açúcar para dentro das células e evitar que se acumule no sangue.
2. O diabetes tipo II apresenta predomínio em sedentários e obesos. Essa frase é verdadeira ou falsa? Justifique.
Verdadeira, maus hábitos alimentares e sedentarismo desencadeiam uma das principais causas da doença, a obesidade. Como o ganho de peso favorece a resistência à insulina, uma das principais medidas para evitar o problema é não permitir a subida do ponteiro da balança. 
3. O teste de hemoglobina glicada representa valores elevados da glicose que se liga à hemoglobina das hemácias. Essa frase é verdadeira ou falsa? Justifique.
A glicose por se ligar de maneira irreversível e contínua à cadeia da hemoglobina, possui uma relação direta entre sua concentração e os níveis de HbA1c
4. O que devemos considerar para o paciente diabético no consultório odontológico? Qual o protocolo de atendimento?
Os cuidados com pacientes diabéticos devem acontecer desde o momento da anamnese, em que é necessário estar extremamente atento e retirar o máximo de informações da pessoa, como durante o atendimento. Cada paciente deve ter seu tratamento exclusivo pois nem todos a diabetes reage da mesma forma. No dia da consulta certificar que o paciente está alimentado e fez uso das medicações, avaliar a glicemia através de um glicômetro, em caso de consultas prolongadas, ou procedimentos que
limitem a função mastigatória, avaliar com o médico
necessidade de alteração da dieta
5. É importante atender o paciente no horário marcado, mesmo que o diabético se encontre em jejum. Essa frase é verdadeira ou falsa? Justifique.
Falsa, melhor horário para consultas dos referidos pacientes diabéticos é no período da manhã, em que a insulina atinge seu nível máximo de secreção. Adicionalmente, durante a manhã, os níveis endógenos de corticosteroides estão mais elevados, permitindo uma maior tolerância do paciente ao aumento da adrenalina e da glicemia, que resultam de situações de estresse. 
6. Sobre a ansiedade e o medo do paciente diabético. Qual a conduta pode ser seguida?
A ansiedade e o medo dos pacientes devem ser controlados, uma vez que esses sintomas levam à liberação de adrenalina e, por conseguinte, ao aumento da. o paciente deve alimentar-se normalmente antes das consultas. O cirurgião-dentista deve esclarecê-lo sobre a adequada dieta e higiene bucal, bem como aferir a pressão arterial antes e após as consultas. Nos casos em que o atendimento necessitar de tempo maior que o previsto e o paciente apresentar sinais de hipoglicemia, o cirurgião dentista deverá interromper o procedimento clínico e oferecer ao paciente algum alimento leve, no intuito de reverter o quadro de hipoglicemia.
7. O uso de anestésico com Epinefrina não deve ser empregado em pacientes diabéticos controlados. Essa frase é verdadeira ou falsa? Justifique.
falsa, epinefrina pode ser empregada em diabéticos dependentes ou não de
insulina, em qualquer procedimento odontológico eletivo (cirúrgico ou não), obedecendo-se às doses máximas recomendadas para cada anestésico.
8. O diabetes favorece a infecção que por sua vez torna mais difícil o controle da doença. Essa frase é verdadeira ou falsa? Justifique.
Verdadeira, o diabetes favorece a infecção, que por sua vez torna mais difícil o controle da doença, há uma diminuição da habilidade dos glóbulos brancos de lutarem contra a infecção.

Continue navegando