Buscar

Nefropatia Diabética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nefropatia Diabética
A síndrome nefrótica é um distúrbio dos glomérulos que causa excreção excessiva de proteínas pela urina que desenvolver-se gradual ou repentinamente podendo manifestar-se em qualquer idade. Nas crianças, é mais frequente entre 18 meses e 4 anos de idade, sendo os meninos mais afetados do que as meninas. Os adultos de ambos os sexos são afetados igualmente.
As causas diferem de acordo com a idade e podem ser primárias ou secundárias. Uma variedade de distúrbios renais primários pode danificar os glomérulos e causar a síndrome nefrótica. Doença de lesão mínima é a causa mais comum de síndrome nefrótica em crianças, por exemplo Glomerulosclerose segmentar focal e Nefropatia membranosa
As causas secundárias podem envolver outras partes do corpo. Os distúrbios mais comuns causando a síndrome nefrótica são diabetes mellitus, lúpus eritematoso sistêmico (lúpus) e certas infecções virais. A síndrome nefrótica também pode resultar de inflamação do rim (glomerulonefrite). Vários medicamentos tóxicos para os rins podem também causar síndrome nefrótica, em especial os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs). A síndrome pode ter como causa certas alergias, entre elas, as provocadas por picadas de insetos e hera venenosa ou carvalho venenoso. Alguns tipos de síndrome nefrótica são hereditários.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MANUAL MSD. Visão geral da síndrome nefrótica. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/dist%C3%BArbios-geniturin%C3%A1rios/doen%C3%A7as-glomerulares/vis%C3%A3o-geral-da-s%C3%ADndrome-nefr%C3%B3tica. Acesso em: 20 de agosto de 2022.
MANUAL MSD. Síndrome nefrótica. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-renais-e-urin%C3%A1rios/dist%C3%BArbios-da-filtra%C3%A7%C3%A3o-dos-rins/s%C3%ADndrome-nefr%C3%B3tica. Acesso em: 20 de agosto de 2022.

Outros materiais