Buscar

Avaliação de Imóvel Rural em Igarassu/PE

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
Um imóvel rural se define por se caracterizar como uma área contínua em qualquer que seja sua localização contanto que seja destinada à produção agrícola, pecuária, florestal, extrativista ou agroindustrial podendo ser ela pública ou privada. O termo contínuo significa áreas de posse de uma mesma pessoa. Pode ser propriedade, pode ter vários documentos, como registro, matrícula, escritura ou outra documentação, pode haver interrupções físicas como estradas, rios e córregos, pode estar em um ou mais municípios ou estados e ainda assim é considerado um único imóvel rural.
Os laudos de avaliação de imóveis são documentos escritos por especialistas que buscam identificar o valor de um imóvel, ou de qualquer um de seus componentes, para uma determinada finalidade, situação e data. Se fazendo necessário em casos como compra e venda, partilha, desapropriação ou garantias bancárias. Ao se avaliar um imóvel rural, deve ser seguida a orientação de classificação da NBR 14.653-3.
Este trabalho tem como objetivo realizar a avaliação fictícia de um imóvel rural e seus elementos.
CARACTERIZAÇÃO DA REGIÃO
Localização
A propriedade está localizada no município de Igarassu, mesorregião Metropolitana e microrregião Itamaracá do estado de Pernambuco, que tem altitude aproximada de 19 metros e coordenadas geográficas 7º50’00’’S e 34º54’30’’W, distanciando 32,3 Km da capital, cujo acesso é feito pela rodovia pavimentada BR101 ou PE035.v
Solos dominantes
Os solos do município são representados pelos latossolos e podzólicos nos topos de chapadas e topos residuais.
Clima
O clima é Tropica chuvoso com verão seco, de acordo com Koppen Am, com inicio do período chuvoso no outono em fevereiro e término em outubro. Precipitação média anual de 1.634.2mm, sendo maio o maior período de precipitação. A vegetação é predominantemente Floresta Subperenifólia, com partes de Floresta subcaducifólia e Cerrado Floresta. 
Vegetação
A vegetação é predominantemente Floresta Subperenifólia, com partes de Floresta subcaducifólia e Cerrado Floresta. Os solos são apresentados como Latossolos e Podzólico. O município encontra-se inserido nos domínios do grupo de bacias de pequenos rios costeiros, seus principais tributários são os rios: Igarassu, Palmeira, Jarapiá, Cumbé, Catucá, Botafogo, Itapicuru, Tabatinga das pacas, Paripe, Conga, Bonança, Utinga, Monjope e Maniquara, todos os recursos d’água tem regime perene e o padrão de drenagem é dendrítico. Com relação as águas subterrâneas estão inseridas no Domínio Hidrogeológico Intersticial, Domínio Hidrogeológico Karstico-fissural e no Domínio Hidrogeológico Fissural. O Domínio Intersticial é composto de rochas sedimentares da Formação Beberibe, Grupo Barreiras, Depósitos Aluvionares e dos Depósitos Flúvio-marinhos. O Domínio Fissural é formado de rochas do embasamento cristalino que engloba o sub-domínio rochas metamórficas do Complexo Salgadinho.
CARACTERIZAÇÃO DO IMOVEL
Localização
Estrada Santa Helena, Inhama, Igarassu/PE
Descrição
A propriedade em si está localizada na Estrada Santa Helena, Inhama, Igarassu/PE, possui área total de 12 hectares, sendo 2,6 hectares de reserva legal, sendo sua área útil de 10,4 hectares e área efetivamente utilizada de 100% da área útil, 10,4 hectares. Os solos são considerados Aptos de classes I e II (8,4 hectares), aptos em alguns casos de classe V (2 hectares) e inaptos de classe VII (2,6 hectares).
CROQUI
Croqui de acesso
A partir de Igarassu, siga a Av. Diper até BR-101 em Saramandaia (400 m), continue na direção sul na Av. Vinte e Sete de Setembro em direção à Av. Diper, Vire à direita na Av. Diper, siga a BR-101 até Av. Erasmo Martins em Boa Vista, vire à direita na BR-101, use as duas faixas da esquerda para virar levemente à esquerda e permanecer na BR-101, faça uma curva acentuada à esquerda para permanecer na BR-101, siga a Av. Erasmo Martins e R. Resende até Estr. Santa Helena em Bela Vista, vire à direita na Av. Erasmo Martins, vire à esquerda na R. Resende, continue para Estr. Santa Helena
Croqui da propriedade
CARACTERIZAÇÃO DOS COMPONENTES DO IMÓVEL RURAL
Descrição das culturas
Na propriedade constam 5 culturas, dispostas de acordo com a aptidão do solo, o imóvel é considerado uma ILPF, tendo áreas destinadas a pastagem, plantio de porte arbóreo e agronômico.
Espécies florestais
As espécies arbóreas são as frutíferas Cocos nucifera e Eucalyptus, que ocupam a área considerada apta em alguns casos em consórcio com pastagem.
Coco: ocupa metade, 1 hectare, com idade em torno de 4 anos, produzindo coco verde para venda externa do excedente, porém, com foco no beneficiamento do produto, que é feito no próprio sítio, sendo a cocada o produto final. 
Eucalyptus: ocupa metade, 1 hectare, com idade em torno de 4 anos, com foco em futura venda de madeira, mas que onde também há venda das folhas com fins medicinais em feira livre orgânica.
Espécies agrícolas
As espécies agronômicas são Dioscorea rotundata, Manihot esculenta, Lactuca sativa, Musa acuminata e Gliricidia sepium.
1. Inhame: ocupa 1 hectare da propriedade, com idade aproximada de 100 dias do plantio, sendo a colheita realizada em aproximadamente 80 dias. O produto será utilizado para venda direta e também para beneficiamento e venda de pães e outros produtos tendo o inhame como ingrediente;
2. Mandioca: ocupa área de 1 hectare da propriedade, com idade aproximada de de 90 dias de plantio, com colheitas previstas a partir de 180 dias. O produto será utilizado para venda direta e também para beneficiamento e venda de pães e outros produtos tendo a mandioca como ingrediente;
3. Alface: ocupa uma área de 0,4 hectares da propriedade, com idade aproximada de 30 dias e com colheita prevista para 130 dias. Sendo utilizada para venda direta; 
4. Banana: Com idade de plantio de 350 dias, tendo colheita prevista para o 14º mês. O pseudofruto será utilizado para venda, mas também para beneficiamento e venda de produtos, pães, biscoitos e demais produtos com a banana como ingrediente. A bananeira também será utilizada como adubo e para proteger as áreas de plantio. 
5. Gliricidia: Em vários estágios de plantio, é cultivada entre as arvores e serve de alimento para o gado e proteção do solo.
Semoventes
1. A propriedade possui 5 vacas utilizadas para produção de leite para venda e beneficiamento dos produtos; As vacas estão em estágios diferentes do ciclo de vida (entre 1 e 8 anos). 
2. As abelhas são criadas em uma área próxima ao galinheiro, são abelhas do tipo Irapuã (Trigona spinipes), que não possuem ferrão, podendo ser criadas próximas a outras culturas, sem maiores problemas. Os produtos mel, pólen e própolis, são vendidos em feira orgânica e beneficiados na cozinha como ingrediente em pães e outros. 
3. 50 galinhas são criadas na propriedade, e tem como finalidade a venda delas e venda dos ovos, que também são usados na produção dos pães e bolos orgânicos. Tem variados estágios de crescimento.;
Benfeitorias
1. A casa principal conta com uma área de 56m2 , com acomodações confortáveis para a família proprietária, foi construída em 2015. 
2. Na cozinha da residência são beneficiados os produto orgânicos que serão vendidos em feira livre especializada, tendo a cozinha toda a estrutura necessária para o beneficiamento. 
3. O curral tem tamanho de 10m2, e abriga as 5 cabeças de gado que produzem leite que é vendido e utilizado no beneficiamento dos produtos orgânicos.
4. A casa de máquinas abriga a colheitadeira de alface e as demais máquinas utilizadas na propriedade.
5. O galinheiro possui 30m2 foi construído no mesmo ano da residência em 2015 e abriga todas as galinhas da propriedade.
Máquinas e equipamentos
O alface é colhido com uma colheitadeira especifica para alface, simon, da marca STA máquinas, ano de 2011, em ótimo estado de conservação; 
O Eucalipto tem seu manejo feito pela empresa que fomentou o plantio. 
	Para as demais culturas é usado enxadas e podão para colheita, pois é feita de maneira manual.
Produtos
Ração para as vacas e as galinhas, o suficiente paraabastecimento mensal delas. Em torno de 750 kg de ração para as vacas e 3000 kg de ração para as galinhas, que estão armazenados na casa das máquinas.
RECURSOS NATURAIS
Totaliza uma área de aproximadamente 2,4 ha. Encontra-se dentro dos padrões correspondendo a pelo menos 35% ha do imóvel rural. Representa uma vegetação composta por gramíneas, arbustos e árvores de baixo a médio porte com espécies nativas do local. A fauna presente é bem característica e possui diversas espécies que são endêmicas
ATIVOS E PASSIVOS
O fomento do plantio de eucalipto é feito através da empresa Fibria, que forneceu as mudas e apoio técnico para o plantio e manutenção da área. No período correto a empresa Fibria irá ser responsável pela colheita e a propriedade receberá o valor de mercado da madeira.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DO IMÓVEL 
Terra
	Terra
	Aptas
	Não Aptas
	
Uso
	Cultivo de espécies florestais e agrícolas; Criação de gado e ave
10,4 ha
	
Reserva legal 2,6 ha
Culturas
	Cultura
	Espécie
	Idade
	Área
	Finalidade
	Coco
	Cocos nucifera
	4 anos
	1 ha
	Produção para venda e consumo
	Eucalipto
	Eucalyptus
	4 anos
	1 ha
	Venda de madeira
	Inhame
	Dioscorea rotundata
	100 dias
	1 ha
	Produção para venda e consumo
	Mandioca
	Manihot esculenta
	90 dias
	1 ha
	Produção para venda e consumo
	Alface
	Lactuca sativa
	30 dias
	0,4 ha
	Venda direta
	Banana
	Musa acuminata
	350 dias
	1 ha
	Produção para venda, consumo e adubagem
	Gliricidia
	Gliricidia sepium
	Vários estágios
	Entre as arvores
	Alimento para o gado e proteção do solo
Semoventes
	Semovente
	Raça
	Estágio
	Nº de animais
	Finalidade
	
Galinha
	
Poedeira Colonial
	
Jovem e adulto
	50
	Produção de ovos e posteriormente para consumo
	Abelhas
	Irapuã
	Jovem e adulto
	--
	Produção de mel, pólen e própolis e posteriomente para consumo
	
Gado
	
Brahman
	
Jovem e adulto
	
5
	Leite e posteriormente para consumo
Máquinas
	Máquina
	Descrição
	Ano de fabricação
	Estado de conservação
	Finalidade
	
Colheteira para alface
	
Simon, STA máquinas
	
2011
	
Bom
	
Colher alface
Benfeitorias
	Benfeitoria
	Tipo
	Descrição
	Área
	Material
	Estado de conservação
	Finalidade
	
Casa
	
NP
	2 quartos, sala, cozinha, despensa, terraço, área de serviço e garagem
	
56m²
	
Tijolos
	
Bom
	
Moradia
	
Galinheiro
	
P
	Coberto, suporta 50 galinhas
	
30m²
	Cimento e Tijolos
	
Bom
	Criação de galinhas
	
Curral
	
P
	Bastante arborizado recoberto por capim
	
10m²
	Estacas e arame farpado
	
Bom
	
Criação de gado
	
Casa de máquinas
	
NP
	
Coberto e fechado
	
-
	
Tijolo
	
Bom
	Abrigar máquinas
	Estrada
	NP
	Pouco distribuída
	-
	Terra
	Bom
	Locomoção
Produtos
	Produto
	Destino
	Mel/pólen/própolis
	Venda
	Ovos caipiras
	Consumo e venda
	Galinhas vivas
	Consumo e venda
	Leite de vaca
	Consumo e venda à comunidade local
	Madeira bruta de Eucalipto
	Venda
	Coco
	Consumo e venda
	Iname
	Consumo e venda
	Mandioca
	Consumo e venda
	Alface
	Venda
	Banana
	Consumo e venda
	Gliricida
	Alimento para gado

Continue navegando