Buscar

17 Sandra

Prévia do material em texto

UNIFAEL
PEDAGOGIA
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO 
GLEYDSON ROCHA DE SOUZA 
DEBORA DA SILVA SANTOS 
SANDRA MESQUITA DA SILVA 
A psicologia é a porta principal para qualquer desenvolvimento. A mesma está ligada a mente e o cognitivo e o psico cognitivo, buscar a avaliação do comportamento humano, esta também, avaliação não só as reações comportamentais, como as emocionais.
Na teoria socrática a sabedoria humana busca pela justificação, o mesmo diz que "o homem é sua alma e a alma do homem é sua razão. Para ele a alma é que dá ao homem sua personalidade. Aristóteles um dos filósofos do período socrático, fala que a alma e o corpo se fundem e um não vive sem o outro, a alma humana é caracterizada pela racionalidade, a inteligência, pelo pensamento na qual a mesma é espírito. O referido filósofo ainda cita também que o homem por natureza precisa viver em coletividade. Em todo o século "IV" a.C. e no final do século "V" que caracteriza o período socrático, a filosofia investiga questões humanas e deixa de se procurar com a natureza. Sócrates também defende o pensamento autónomo do aluno e busca uma formação humanitária e libertadora. Se alma, corpo e mente estão interligados para um desenvolvimento psíquico cognitivo mais aprimorado, então é indiscutível que a ser humano necessita de que esse conjunto seja e estejão sadios para um desenvolvimento psicológico significativo. "De acordo com o filósofo, em A República (Platão, 1987, passo 444), uma alma saudável é aquela que se compraz na justiça, possuindo equilíbrio. Neste sentido o equilíbrio da alma faz com que o indivíduo se desenvolva com grande facilidade tendo um aprendizado satisfatório, aprendendo o sentido das coisas que o rodeiam. Segundo Platão, filósofo também ao período socrático "perfeita e imutáveis, as ideias constituíram os modelos ou paradigmas dos quais as coisas matérias seriam apenas cópias imperfeitas e transitórias"(...) (pesonhas, 1987, xv-II). A teoria de Platão está diretamente ligada a sua teoria da alma.
A psicologia do desenvolvimento no período socrático visava o interesse do desenvolvimento intelectual, motivação e crescimento. De acordo com o pensamento socrático, o mesmo se preocupava em tornar o ser humano mais crítico e responsáveis pelo seu conhecimento. Deste modo o mesmo se torna capaz de responder pelos seus atos em todas as circunstâncias.
Sendo assim, Sócrates e os filósofos do seu período visavam através de todos as suas formas de investigar, a alma e o seu humano que o mesmo tivesse um desenvolvimento psicológico maduro, consciente de seus atos, responsáveis pelo seu aprendizado, capaz de apresentar soluções para possíveis problemas que surgissem em diante si e com uma mente aberta para receber informações diversas, porém, absorvendo para seu aprendizado somente aquilo que fosse viável e contribuinte para seu crescimento cognitivo como seu humano.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS
 São Paulo: Paulus, 2003. SERAFINI, Alessandra Menezes dos Santos. A autonomia do aluno no contexto da educação a distância. Disponível em: http://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2013/05/artigo-031.pdf. Acesso em: 09/09/22, as 10:30.

Continue navegando