Buscar

Atividade I_O Processo Evolutivo do Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. O processo de desenvolvimento do sistema capitalista de produção passou por profundas transformações ao longo da história e por movimentos de lutas e resistências contra a exploração do trabalhador que possui como única mercadoria a sua força de trabalho, vendida ao detentor do capital. Quais foram esses processos históricos?
A. As grandes Revoluções da Humanidade — Revolução Francesa, Revolução Gloriosa e Revolução Industrial ocorreram após o século XVII. A Primeira Revolução Industrial, inicialmente na Inglaterra, em 1760 com o uso de novas fontes de energia e pela invenção da máquina a vapor. A Segunda Revolução Industrial se deu após a Primeira Guerra Mundial e a ciência impulsionava os lucros, não mais o empirismo tecnológico. Já a Terceira Revolução Industrial ocorreu no Pós-Segunda Guerra Mundial, quando as indústrias químicas e eletrônicas se desenvolveram.
B. A primeira Revolução industrial na Inglaterra se deu em 1780 e se caracterizou pelos seus avanços ligados a ciência. A segunda Revolução Industrial ocorreu antes da primeira Guerra Mundial e se caracterizou pela utilização de novas fontes de energia, aumentando a produção das indústrias. Por fim, a Terceira Revolução Industrial ocorreu no Pós-Segunda Guerra Mundial, quando as indústrias químicas e eletrônicas se desenvolveram.
C. As Revoluções Francesa, Gloriosa e Revolução Industrial foram extremamente importantes para a história da humanidade. A Primeira Revolução Industrial ocorreu na França em 1760 quando da invenção da máquina a vapor e de fontes de energia que impulsionavam a produção fabril, tendo como característica a luta por direitos de liberdade, Igualdade e Fraternidade. Já a Segunda Revolução Industrial se deu entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX e a Terceira Revolução Industrial ocorreu no Pós-Segunda Guerra Mundial, quando as indústrias químicas e eletrônicas se desenvolveram.
D. A primeira Revolução industrial aconteceu na Inglaterra após o século XVII em um período de expansão da indústria devido à utilização de novas fontes de energia, da invenção da máquina a vapor e do empirismo tecnológico, permanecendo centralizada no país. Já a segunda Revolução Industrial ocorreu após a Primeira Guerra Mundial e se passou a se espalhar pelo mundo, aumentando a produção das indústrias. A Terceira Revolução Industrial ocorreu no Pós-Segunda Guerra Mundial, quando as indústrias químicas e eletrônicas se desenvolveram e os operários passaram a utilizar a tecnologia para fortalecimento da articulação na luta por direitos.
E. As grandes Revoluções da Humanidade ocorreram após o século XVII, sendo a Primeira Revolução Industrial a mais importante delas, pois se caracterizou pela articulação da classe operária e trabalhista contra o êxodo rural na Inglaterra dos anos 1760. A Segunda Revolução Industrial foi uma continuação da primeira e teve o empirismo tecnológico como marco central daquele momento histórico. Já a Terceira Revolução Industrial ocorreu no Pós-Segunda Guerra Mundial, quando as indústrias químicas e eletrônicas se desenvolveram.
2. Mesmo com as precárias condições de trabalho, dos baixos salários e do alto número de horas trabalhadas as famílias saiam da área rural para as cidades em busca de subsistência. Na luta pelo sustento as crianças e jovens também trabalhavam nas indústrias sob condições insalubres e desumanas. Em que momento da história foi conquistada alguma proteção ao trabalhador em resposta aos conflitos entre empregador e empregados?
A. Após a Primeira Guerra Mundial (1919), o Tratado de Versalhes (tratado de paz assinado pelas potências europeias para encerramento oficial da Primeira Guerra Mundial) garantiu a criação da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse período marcou a primeira norma voltada, exclusivamente, à proteção dos trabalhadores.
B. Após a Segunda Guerra Mundial (1918), o Tratado de Versalhes (tratado social e trabalhista assinado pelas potências europeias em compromisso com a classe dos trabalhadores) garantiu a criação da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
C. O Processo de conquista de direitos do trabalhador teve início no século XVII com a criação de sindicatos e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esses órgãos foram criados em resposta a movimentos sociais que lutavam por condições dignas de trabalho, salários dignos e carga horária de 40 horas semanais.
D. A Primeira Guerra Mundial (1919) impulsionou a criação de movimentos sociais que lutavam pelos direitos das crianças e jovens trabalhadores. Esses movimentos sociais foram responsáveis pela criação de sindicatos dos trabalhadores e pela criação da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
E. Após a Primeira Guerra Mundial (1918), O Tratado de Tordesilhas (tratado de paz assinado para encerramento oficial da Primeira Guerra Mundial) foi responsável pela criação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e esse órgão estabeleceu o primeiro direito, exclusivamente ao trabalhador das indústrias no Brasil.
3. No Brasil, as transformações no processo de produção ocorreram com a abolição da escravatura e a vinda dos imigrantes europeus para assumirem os postos de trabalho, na condição de empregados, ainda na área rural. Qual a principal contribuição dos imigrantes europeus para os trabalhadores brasileiros no século XIX?
A. O estabelecimento de normatizações trabalhistas para imigrantes que vinham assumir os postos de trabalho nas produções rurais brasileiras.
B. A conquista da Lei de Cotas de Imigração;
C. A fundação da Confederação dos Trabalhadores Rurais (CTR)
D. A fundação da Confederação Brasileira do Trabalho (CBT)
E. A organização dos trabalhadores a partir do início do século XX.
4. No Brasil, o processo de industrialização se desenvolveu na segunda metade do século XIX quando os primeiros grandes empreendimentos industriais se instalaram no país, sendo muitos deles estrangeiros. E, mesmo em meio a muitas tensões políticas e instabilidades foi estabelecida a economia moderna brasileira com a expansão das indústrias em vários setores. Nos anos 1930 e a superexploração da mão de obra barata já vinha se deparando com amplos movimentos de resistências, o que levou o Governo Vargas a adotar ações estratégicas. Quais foram essas ações?
A. Devido à necessidade de garantir a permanência do capital estrangeiro e continuar impulsionando o desenvolvimento industrial no país, o Governo Vargas adotou medidas fundamentais, em resposta as reivindicações dos trabalhadores. Assim que assumiu o governo, em 1930, promulgou nova Constituição Federal e instalou o Ministério do Trabalho, assegurando a conquista dos trabalhadores à jornada de 8 horas, salário mínimo, férias remuneradas, proteção ao trabalho feminino, proibição do trabalho infantil, a carteira de trabalho e filiação sindical.
B. Com e efervescência das reivindicações dos trabalhadores e a necessidade de manter o capital estrangeiro no país, em 1930 foi criado o Ministério do Trabalho, em 1934 com a nova Constituição Federal foi estabelecido o salário mínimo, à carteira de trabalho, à filiação sindical, a férias remuneradas, proteção ao trabalho feminino e ao infantil e jornada de trabalho de 8 horas.
C. Com a crescente mobilização dos movimentos trabalhistas organizados ocorreram intensas negociações entre os detentores do capital, Estado e trabalhadores, sendo alcançados direitos trabalhistas há muito tempo reivindicados. Em 1930 foi instituído Ministério Público do trabalho, os sindicatos, além do salário mínimo, férias remuneradas e jornada de 8 horas diárias. A mulher passou a ter igualdade salarial em relação aos homens e o trabalho infantil foi protegido.
D. Diante da dependência da economia brasileira em relação ao capital estrangeiro que investia em diversos setores da indústria, o novo governo sabia da necessidade de apaziguar os trabalhadores. Assim, quando Vargas assumiu o poder em 1930 instalou o Ministério do Trabalho e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), assegurando a conquista dos trabalhadoresà jornada de 8 horas, salário mínimo, férias remuneradas, proteção ao trabalho feminino, proibição do trabalho infantil, a carteira de trabalho e filiação sindical.
E. Com o aumento significativo da população urbana e a ampliação do investimento do capital nacional na indústria, Getúlio Vargas assume o governo em 1930. Ao assumir o poder adota ações estratégicas para a garantia dos direitos do trabalhador e o fortalecimento da economia. É promulgada a nova Constituição Federal de 1931 e instalado o Ministério Público do Trabalho. A partir dessas políticas foram ampliados direitos e aprovado o salário mínimo, a jornada de 8 horas semanais, as férias remuneradas, a Consolidação das Leis Trabalhistas a filiação sindical e a proteção ao trabalho feminino e infantil.
5. Bauman (2008) refere que a teoria de Marx é, ao mesmo tempo, chocante e revolucionária: é um primeiro passo rumo à restauração da substância humana na realidade cada vez mais desumanizada de exploração capitalista. Partindo desse pensamento, o que significa o capital intelectual nas organizações?
A. Capital intelectual é a composição da capacidade de gestão das organizações com a satisfação dos clientes externos de forma eficiente e horizontalizada. Disso depende o êxito das organizações que empenham máximos recursos para atingir os objetivos do mercado de forma compromissada com a qualidade, a excelência, a inovação e a criatividade.
B. Faz parte da própria Racionalidade capitalista que coloca o foco na otimização de todos os recursos, inclusive dos recursos humanos (as pessoas), explorando ao máximo a sua eficiência, reconhecendo o capital humano como um capital invisível, composto de ativo intangível. Significa que o conhecimento está dentro dos sujeitos que compõem as organizações e são responsáveis pelo seu êxito.
C. Está diretamente relacionado a capacidade de estabelecimento de relações eficientes e eficazes entre a organização, o cliente e o mercado de forma inteligente. maximiza, para isso, toda a sua capacidade de investimento em recursos materiais de forma estratégica, individual e criativa.
D. Diz respeito à Racionalidade capitalista a qual coloca o foco na otimização de todos os recursos, inclusive dos recursos humanos, explorando ao máximo a tecnologia e a inteligência artificial, reconhecendo o capital humano como um capital inviável. Significa que o conhecimento não está dentro dos sujeitos que compõem as organizações, mas na tecnologia que pode otimizar recursos humanos, substituindo-os.
E. Capital intelectual é a própria Racionalidade nas organizações sociais (ONGS) nas quais é realizado o trabalho voltado o atendimento aos seus usuários e, para isso, precisa otimizar recursos humanos de forma eficiente e intelectualizada. Disso depende o êxito dessas organizações que precisam empenhar mínimos recursos com máximos esforços para atingir seus objetivos de forma compromissada com a qualidade, a excelência, a inovação e a criatividade.

Mais conteúdos dessa disciplina