Buscar

MECANISMO DE FOME E SACIEDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MECANISMO DE FOME E SACIEDADE
Fatores socioculturais também influenciam na alimentação. 
Deter o crescimento da obesidade ate 2019 por meio de políticas públicas intersetoriais de saúde e segurança alimentar.
Obesidade – doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial aumento de comorbidade... 
Genótipo – uma composição genética de um indivíduo, ao longo do processo evolutivo um genótipo de poupar energia foi prevalecendo porem nos dias atuais o alcance para ganhar essas calorias está mais fácil que antigamente a assim pode estar relacionada a obesidade. 
Hipótese glicostatica – diminuição no nível da glicose vai sentir fome o aumento vai sentir saciedade.
Fatores neuronais, endócrinos, adipocitários e gastrointestinais estão relacionados com a interação na regulação de ingestão de alimentos e armazenamento de energia. 
Neuronais – hipotálamo é o mecanismo chave para o controle da fome e saciedade, centro da fome – afagia deixa de sentir de fome e perde peso. Centro da saciedade – hiperfagia – sente fome e deixa de sentir saciedade e assim ganhando peso. Vai depender uma serie de sinais do sistema nervoso central, levando a respostas apropriadas. No hipotálamo tem neurônios responsáveis por sensações de fome e saciedade. Substancia que gera a fome -grelina, anorexígenas inibe a fome e orexigenico estimulam a fome. 
Endócrinos – insulina é produzida pelas células beta do pâncreas. Fome: efeito anabólico- aumenta a captação de glicose, a queda a glicemia é um estimulo para o aumento do apetite. Ação de saciedade- a insulina tem o poder de aumentar o gasto energético e regular a ação da leptina. Interfere na secreção dos hormônios que inibem o esvaziamento gástrico, e assim, promovem uma sensação de saciedade prolongada.
Adipocitários – leptina produzida no tecido adiposo- ação prolongada. Atua no hipotálamo aumentando a sensação de saciedade e regular o balanço energético, em indivíduos obesos a leptina não consegue atuar devido a resistência que acaba limitando seu efeito anoréxico. A leptina esta relacionada com a quantidade de tecido adiposo e por isso não atua em pacientes obesos.
Gastrointestinais – a grelina é responsável por estimular o apetite, produzida principalmente no estomago e no intestino e sinaliza no cérebro a vontade de comer. Antes das refeições aumento da grelina e depois das refeições diminui.

Outros materiais