Buscar

Fisiopatologia Clínica na Saúde do Idoso( anderson)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Contextualizada
	NOME: Anderson De Oliveira Teixeira 
	MATRÍCULA: 04090161
	CURSO: Fisioterapia 
	POLO: Unama Br
A osteoporose é um tipo de doença que gera fragilidade óssea, os ossos se tornam finos e acabam perdendo as forças, muitas das vezes podem levar fraturas e gerando bastante dor e tornando as atividades do dia a dia extremamente difíceis. Os ossos são ossos são considerados um tecido vivo, pois constantemente estão em transformação, (isso é chamado de formação e a reabsorção óssea), muitas vezes as fraturas osteoporóticas ocorrem no punho, coluna vertebral ou no quadril, porém a osteoporótica podem ocorrer em outros ossos.
Osteoporose pode ser primária ou secundária. A forma primária é classificada em tipo I e tipo II. No tipo I, também conhecida por tipo pós-menopausa, existe rápida perda óssea e ocorre na mulher recentemente menopausada; predominantemente atinge o osso trabecular e é associada a fraturas das vértebras e do rádio distal. A tipo II, ou senil, é relacionada ao envelhecimento e aparece por deficiência crônica de cálcio, aumento da atividade do paratormônio e diminuição da formação óssea; a osteoporose secundária é decorrente de processos inflamatórios, como a artrite reumatoide; alterações endócrinas, como hipertireoidismo e desordens adrenais; mieloma múltiplo; por desuso; por uso de drogas como heparina, álcool, vitamina A e corticoides. A prevenção será o melhor remédio para muitas doenças, o primeiro passo para prevenir a osteoporose começa desde da juventude, quando o organismo tem a possibilidade de construir massa óssea de forma bem rápida do que ela é reabsorvida; no entanto, fatores de estivo de vida, como dieta e atividade física contribui no desenvolvimento óssea na juventude e a taxa de perda óssea mais tarde na vida. A atividade física tem especial importância uma vez que tem efeito protetor sobre o tônus e a massa muscular, que se reflete na melhora do equilíbrio e ajuda a evitar as quedas ao longo da vida. 
Algumas prevenção tem que haver para ser prevenir da osteoporose, como: Evitar os efeitos do tabagismo passivo, manter um suprimento adequado de vitamina D, garantir uma dieta nutritiva com ingestão adequado de cálcio, evitar beber em demasia, praticar atividades físicas regularmente que inclua levantamento de peso e tomar sol para fixar a vitamina D no organismo. Lembrar que o horário ideal para exposição ao sol é entre às 10h da manhã e após às 16h, para evitar outros problemas de saúde, como o câncer de pele.
Caminhar, andar de bicicleta, nadar, correr e, especialmente, musculação são fundamentais para manter o tônus muscular e prevenir a osteoporose. Os músculos precisarão estar fortes para auxiliar os ossos, nas atividades diárias, quando for preciso. Portanto: Exercite-se! 
 Referência:
SAF de Andrade - UNILUS Ensino e Pesquisa, 2015 - revista.lusiada.br.
PMM Cardoso, VRB Matias… - Revista Eletrônica …, 2022 - acervomais.com.br.
MDC Lindolpho, GSC Valente, LP De Mello… - Revista de Pesquisa …, 2012 - redalyc.org.

Continue navegando