Buscar

3 A REFORMA POMBALINA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA - 3o TESTE DE CONHECIMENTO

Prévia do material em texto

Disc.: HIST.EDUC.BRASIL. 
	2021.2 (G) / EX
	
	 
		
	
		1.
		A expulsão dos jesuítas do reino português, exigida pelo marquês de Pombal teve como um dos motivos principais:
	
	
	
	A Companhia de Jesus se tornou muito rica ao longo dos 210 anos de permanência no Brasil, o que conferiu aos jesuítas um enorme poder político, que em alguns momentos rivalizava com o poder do Estado português.
	
Explicação:
A resposta certa é a da letra c, como pode ser confirmado na tela 8 da aula online 3, clicando na imagem em que aparecem notas de 50 e 100 reais. A afirmativa da letra a não está correta porque nem os jesuítas, nem a Igreja Católica apoiavam os ideais iluministas, uma vez que tais ideais defendiam, entre outras coisas, o Estado laico, isto é, sem nenhuma interferência da Igreja (e a Igreja tinha muita interferência no regime Absolutista). Ver tela 8 da aula online 3, clicando na imagem em que aparecem notas de 50 e 100 reais. A afirmativa b não está correta porque, como pode ser confirmado na tela 3 da aula online 3, acontecia exatamente o contrário: era o crescente poder da Companhia de Jesus que contrastava com um certo declínio econômico e financeiro de Portugal, a partir de meados do século XVIII. As afirmativas d e e não estão corretas porque o Estado português não pediu ajuda financeira aos jesuítas.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O período Pombalino marcou o fechamento dos colégios Jesuítas e tiveram grande influência de um movimento cultural da época. Indique o nome deste movimento:
	
	
	
	Iluminismo.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Com relação ao Marques de Pombal suas ações tinham como principal objetivo:
 
a)Reorganizar as leis, a economia e a sociedade portuguesa, tornando deste modo Portugal um pais moderno.
b) As ideias do Marquês valorizavam a razão, a experiência, as sociedades liberais, que influenciaram a criação de uma educação cidadã.
c) Teve como ação a total destruição da organização da educação jesuítica e sua metodologia de ensino, tanto no Brasil quanto em Portugal;
d) Instituiu aulas de gramática latina, de grego e de retórica;
e) Uma educação mantida pelo estado e sem atrelamento a uma ordem religiosa.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
Explicação:
Inspirado seletivamente por ideias e projetos do Iluminismo, Pombal promoveu ações que visavam afastar a instituição eclesiástica da educação, idealmente laicizando-a na direção do racionalismo ilustrado.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Indique a origem das ideias postas em prática pelo Marquês de Pombal em sua administração no Brasil:
	
	
	
	Despotismo Esclarecido.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		O tratado assinado em 13 de janeiro de 1750 tornou-se responsável por determinar os limites entre as duas colônias sul-americanas, acabando definitivamente com as contendas. Consequentemente os jesuítas foram expulsos das colônias, pois demonstravam radicais diferenças de propósitos. O nome deste tratado era:
	
	
	
	Tratado de Madri
	
	
	
	 
		
	
		6.
		No século XVIII, a Europa vivia um momento de grande efervescência cultural e ideológica: o Iluminismo. Assinale, a seguir, a opção correta sobre o pensamento iluminista com relação ao Antigo Regime
	
	
	
	Os iluministas centravam suas críticas na sociedade do Antigo Regime e suas estruturas políticas (o Absolutismo), econômicas (o Mercantilismo) e religiosas (o dogmatismo da igreja Católica).
	
Explicação:
A resposta correta está indicada pela letra c, conforme pode ser visto na tela 5 da aula online 3. As demais opções estão incorretas: os iluministas não defendiam as estruturas políticas, econômicas e religiosas do Antigo Regime (tela 5, aula online 3). Também não defendiam a Companhia de Jesus porque, como pode ser visto na tela 5 da aula online 3, os iluministas criticavam, entre outras coisas, as estruturas religiosas do Antigo Regime (isto é, o dogmatismo da Igreja Católica e os jesuítas eram ferrenhos defensores desse dogmatismo). Por esse mesmo motivo, as opções d e e estão erradas.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O predomínio da educação jesuíta no Brasil foi quase absoluto até quando o Marquês de Pombal expulsou todos os padres da Companhia de Jesus de Portugal e de suas colônias. No lugar dos colégios da Companhia de Jesus foram criadas as aulas régias de Latim, Grego e Retórica, cada uma delas constituindo uma unidade, autônoma e isolada.
 
Marque dentre as alternativas abaixo aquela que melhor se relaciona com as características da educação no Brasil na época pombalina.
	
	
	
	No período pombalino não havia, propositalmente, escolas técnicas nem superiores no Brasil e a imprensa era proibida.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Após a morte de D. João V, em 1750, ascendeu como ministro Sebastião José de Carvalho Melo, futuro Marquês de Pombal. A administração pombalina destacou-se pela:
	
	
	
	redefinição da estrutura do ensino português, implementando o financiamento estatal

Continue navegando