Buscar

Debate Livro Fora do Normal. Uma Artista em Busca de Superação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Debate Livro Fora do Normal. Uma Artista em Busca de Superação
O livro conta a história de Paula, uma atriz de teatro que é diagnosticada, em uma clínica em Buenos Aires, com transtorno bipolar.
Este livro traz a autobiografia de Ticiana Studart. Paula é o pseudônimo escolhido para falar da vida dessa artista de teatro que se torna dependente química. É, então, tomada por uma depressão, que a deixa isolada numa cama por 11 meses. Depois de vários diagnósticos errados, e de passar inclusive por tratamento com choque elétrico, Paula é levada para a Argentina, onde descobre que sofre de transtorno bipolar. Internada numa clínica, aos poucos ela aprende a retomar a sua vida e a lidar com os problemas decorrentes da doença.
Resistente a ser internada na clínica Santa Rosa, na capital portenha, Paula se recusa por um tempo a embarcar no avião que a transportará do Rio de janeiro para Buenos Aires, depois de passar 11 meses deitada em uma cama. Decidindo-se finalmente a ir, uma vez na clínica, Paula descobre outras histórias de pacientes, que inclusive tentaram o suicídio, fazendo amizades verdadeiras e comoventes e frequentando sessões de terapia com a doutora Silvia Kalina, mulher da doutora responsável por seu tratamento.
Aos poucos ela aprende a retomar a sua vida e a lidar com os problemas decorrentes da doença.
Muito do livro é autobiográfico. A atriz Ticiana Studart realmente foi diagnosticada com transtorno bipolar, era drogada e bêbada, enquanto dirigia em atores de teatro como Paulo José e Zezé Polessa. Atuou em três novelas de muito sucesso na TV Globo, porém decidiu deixar para trás uma carreira promissora na TV para focar no teatro, coisa que a personagem Paula também o fez, sem remorsos ou frustrações.
Achei interessante ela ter conseguido sair da cama após um longo período na cama, em depressão. Percebo que a confiança no tratamento, assim como nos médicos e terapeutas, faz toda a diferença. Além disso, na situação da bipolaridade é importante perceber que há necessidade da associação do medicamento e da terapia.
O livro mostra bem as dificuldades de lidar com esse diagnóstico. Mostra a doença dela na fase de mania onde ela ficava obcecada por compras e a fase de depressão onde ela só conseguia ficar deitada na cama. O cuidado e o acolhimento da Dra. Kalina e da Dra. Silvia foram essenciais para a melhoria do seu diagnóstico, fazendo uso de medicamentos corretos e terapia.
Professora: Sônia Maria de carvalho Moura
Disciplina: Psicopatologia Especial 
Aluna: Juliana Neuberth Sattamini Passos – Matricula: 20192101673
1-Como foi o livro para você?
Resposta: 
É um livro que prendeu a minha atenção, intenso, esclarecedor no caso do transtorno bipolar. O caso de vários diagnósticos errados, sem o olhar clinico do psiquiatra e de passar inclusive por tratamento com choque elétrico, antes de descobrir o transtorno bipolar, foi bastante impactante pois vemos a falta de preparo, cuidado por parte do médico.
 
2-Relate ilustrando um sintoma psicopatologica na fase depressiva e na fase maniaca na história de Paula.
Resposta: 
Na fase depressiva: O fato dela dormir demais, ficar muito tempo na cama. 
Na fase de Mania: O fato dela ficar um período obcecada por compras joias em leilões na internet.

Outros materiais