Buscar

Exercicios_de_aplicacao_nutrigenomica

Prévia do material em texto

ATUALIDADES EM NUTRIÇÃO 
	Profa. Dra. Livia F. de Lima 
	Nome: Gustavo Xavier 
 
NUTRIGENÔMICA: MECANISMOS DE AÇÃO DE COMPOSTOS 
BIOATIVOS DOS ALIMENTOS NO CONTEXTO DE PROCESSOS 
INFLAMATÓRIOS RELCAIONADOS À OBESIDADE 
 
01) Qual é a relação entre o período Paleolítico, a atualidade e a ingestão de determinados nutrientes no desenvolvimento de DCNT? 
O período paleolítico é caracterizado pelo consumo de alimentos in natura, ou seja, carnes de caças magras, raízes, cereais, frutas e vegetais. O componente genético da população contemporânea está em sua maioria otimizado para dieta dos nossos ancestrais. Contudo a população atual tem um consumo excessivo de alimentos processados e ultraprocessados, que são alimentos com grandes quantidades de açúcar, sal (sódio), gorduras e na maioria alimentos super calóricos, essa alimentação inadequada contribui para surgimento de DCNT, como a obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares etc. 
02) Como os CBAs podem agir no organismo?
Ativa vias de sinalização contra o estresse oxidativo e exposição ao ambiente, exercendo benefícios a saúde, em baixas doses ele ativa vias de sinalização que resulta no aumento da expressão do gene, codificando proteínas para a proteção celular.
03) A suplementação de CBAs é eficiente na diminuição de risco DCNT. Essa frase é verdadeira ou falsa? Justifique
Falsa, a suplementação de CBAs somente terá efeito na diminuição de DCNT se conciliada com alimentação adequada e atividade físicas, sendo a melhor forma de suplementação o consumo de alimentos que possuem esses CBAs. 
04) Relacionando com o processo inflamatório por que o tecido adiposo visceral é mais prejudicial do que o tecido adiposo subcutâneo no desenvolvimento de DCNT? 
O tecido adiposo visceral tem um maior infiltração de macrófagos acarretando em inflamação local, que pode desencadear resistência periférica a insulina no musculo esquelético e no fígado e doenças cardiovasculares. 
05) Como que a ingestão de gordura saturada pode estar envolvida com processo inflamatório através da ativação de mecanismos moleculares?
O consumo excessivo de gorduras saturadas ativa uma resposta inflamatória no organismo. Dentre os mecanismos moleculares envolvidos nessa resposta inflamatória, destaca – se a via de sinalização NF-kβ que modifica as expressão dos genes que codificam as proteínas da inflamação, aumentando o risco de DCNT.
06) Por que as conclusões obtidas em relação ao CBAs em trabalhos in vitro não podem ser extrapoladas para os seres vivos? 
Nos estudos in vitro a concentração de CBAs muito mais alta dos estudos in vivo após ingestão dos alimentos, e também não considera as transformação ocorridas na digestão e absorção. Em estudos in vitro a exposição é curto prazo, in vivo ocorre o contrário. As interações das estruturas celulares in vivo, as quais são dificilmente mantidas em estudos in vitro. Diferenças individuais relacionadas à constituição genética de cada indivíduo, as quais podem influenciar em todas as etapas envolvidas no estudo da biodisponibilidade de cada CBA.
07) Diferencie biodisponibilidade de bioacessibilidade.
Biodisponibilidade refere-se à concentração de um determinado composto ou de seus metabólitos na circulação, órgãos e tecidos em relação ao total ingerido, já a bioacessibilidade é a quantidade da substância/nutriente que é potencialmente absorvível.

Continue navegando