Buscar

Atividade IV de Prática de Ensino em Gestão Educacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Instituição: Unifran Cruzeiro do Sul
Aluno(a): Tânia Veiga Oliveira
RGM:30622913
Semestre: 5º
Disciplina: Prática de Ensino em Gestão Educacional
Atividade IV
Qual a importância do PPP no sentido de efetivar uma gestão democrático-participativa na escola?
O PPP (Projeto Político Pedagógico) tem fundamental importância dentro de uma instituição de ensino. Além de ser um norteador para as ações pedagógicas, para sua elaboração é necessário a participação de todos os envolvidos na comunidade escolar, através dessa proximidade com o PPP é possível efetivar uma gestão democrática participativa na escola. Onde o objetivo é unificado e pensado por todos que desejam melhoria da qualidade da educação. 
De acordo com Libâneo (2004), o (PPP) é um documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola, expressando a síntese das exigências sociais e legais do sistema de ensino e os propósitos e expectativas da comunidade escolar.
 Portanto entende-se como a participação dos atores internos e externos da escola é extremamente importante nessas tomadas de decisões que ficam fixadas no PPP, principalmente pelo fato de conhecer a realidade da escola e do contexto em que ela está inserida.O trabalho coletivo, no PPP é o marco para a construção de uma escola autônoma.
 A escola ao construir seu Projeto Político-Pedagógico, precisa partir de análises feitas sobre o seu presente, sobre o que já está posto no cotidiano escolar enquanto meta de ação e, com vislumbre num futuro melhor, preencher lacunas, com a intenção de melhorar o que está falho ou imperfeito. 
Nessa perspectiva, o projeto político-pedagógico vai além de um simples agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas. O projeto não é algo que é construído e em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas. Ele é construído e vivenciado em todos os momentos por todos os envolvidos com o processo educativo da escola (VEIGA, 1995, p. 12).
Concordando com Veiga, compreende-se que o Projeto Político Pedagógico precisa se constituir num compromisso assumido por todos na organização do trabalho pedagógico de forma globalizada e coerente, visando solucionar problemas e centrando a atenção nos interesses comuns, buscando bases teórico-metodológicas que possam concretizar as metas estabelecidas como consenso da comunidade educativa.
 Esse projeto é, pois, uma procura constante do que precisa ser priorizado no processo educativo, quais as ações a serem realizadas, quando e qual a forma mais eficaz de construir essas ações. É também um grande aliado na aproximação da família com a escola, onde busca uma contribuição de todos os que interessam pelo desenvolvimento da escola e uma educação de qualidade. 
Referências 
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da escola: teoria e prática. 5 ed. Goiânia, GO: Alternativa, 2004.
https://gestaoescolar.org.br/conteudo/560/o-que-e-o-projeto-politico-pedagogico-ppp>.
VEIGA, I. P. A. Projeto Político Pedagógico: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995.

Continue navegando