Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A servidão proporciona utilidade para o prédio dominante, e grava o prédio serviente, que pertence a diverso dono. A respeito deste instituto do Direito Civil, é correto afirmar:
C o exercício incontestado e contínuo de uma servidão aparente por 5 anos, ainda que sem justo título aquisitivo, autoriza o interessado a registrá-la em seu nome no Registro de Imóveis, valendo-lhe como título a sentença que julgar consumada a usucapião.
B o não uso de uma servidão de passagem pelo prazo cinco anos contínuos é causa de sua extinção.
E constitui-se mediante declaração expressa dos proprietários, ou por testamento, e subsequente registro no Cartório de Registro de Imóveis.
A constituída para certo fim, a servidão pode se ampliar a outro por mero ajuste entre as partes envolvidas, dispensada qualquer formalidade adicional.
D a servidão, uma vez registrada, só se extingue, com respeito a terceiros, quando cancelada, mesmo no caso de imóvel sujeito a desapropriação.

A prática do desforço possessório, no Direito Civil:
a) É vedada expressamente pelo Código Civil.
b) Pode ser efetivada de forma legítima pelo detentor.
c) Pode ser praticada de forma legítima até 24 horas após o conhecimento da invasão.
d) Somente pode ser realizada pelo possuidor, sendo vedada ao detentor.
e) Somente pode ser realizada pelo proprietário, sendo vedada ao possuidor.

No que concerne às ações possessórias, de acordo com o Código de Processo Civil, é correto afirmar:
Quando for ordenada a justificação prévia, o prazo para o réu contestar a ação de reintegração de posse contar-se-á da intimação da decisão que deferir ou não a medida liminar.
Na pendência de processo possessório, poderão tanto o autor quanto o réu intentar ação de reconhecimento do domínio.
O possuidor tem o direito de ser mantido na posse em caso de esbulho e reintegrado no caso de turbação.
O réu poderá, na contestação, alegando que foi ofendido em sua posse, demandar a proteção possessória, mas não poderá formular pedido de indenização pelos prejuízos resultantes da turbação ou esbulho cometido pelo autor.
A propositura de uma ação possessória ao invés de outra obstará que o Magistrado conheça o pedido e outorgue a proteção legal correspondente àquela.

Franklin adquiriu um imóvel em hasta pública (leilão) que está ocupado pelo antigo proprietário que se nega a sair do bem.
A ação cabível que deve ser ajuizada por Franklin é:
ação de despejo
ação de manutenção na posse
interdito proibitório
ação reivindicatória
ação de reintegração de posse

Se uma pessoa, por meio de escritura pública devidamente registrada no cartório de registro de imóveis, conceder a outra o direito de construir em seu terreno, caracteriza-se o direito de
superfície.
habitação.
servidão.
usufruto.
uso.

Pedro e Lara, casados em regime de comunhão parcial de bens, adquiriram uma casa de 200 metros quadrados na zona urbana da cidade de Bela Vista, onde residiam com os filhos. Na constância do casamento, Pedro vai embora de casa, abandonando sua esposa e seus filhos, sem qualquer justificativa. Passados 4 anos da partida de Pedro, Lara resolve obter o título de domínio do imóvel para ter a segurança patrimonial do bem. Nesse caso, Lara pode se valer da
Nenhuma das Anteriores
usucapião familiar, devido à autorização do Código Civil para aplicar esse instituto em casos de abandono afetivo do ex-cônjuge, com prescrição aquisitiva de 3 anos.
usucapião ordinária, cabendo a Lara demonstrar a culpa de Pedro pelo abandono do lar e da tutela dos filhos, para ter reconhecido seu domínio sobre o imóvel.
usucapião ordinária, cujo domínio será adquirido por Lara, pois ela tem a posse contínua e inconteste da casa no prazo legal estabelecido e ser o imóvel seu local de moradia.
usucapião familiar, para adquirir o domínio legal do imóvel, pois a casa serve de moradia para Lara e seus filhos, e Pedro abandonou o lar.

De acordo com Gustavo Tepedino (Temas de Direito Civil. 3ª- edição. Rio de Janeiro: Renovar, 2004, pág. 317): 'A propriedade, portanto, não seria mais aquela atribuição de poder tendencialmente plena, cujos confins são definidos externamente, ou, de tal modo que, até uma certa demarcação, o proprietário teria espaço livre para suas atividades e para a emanação de sua senhoria sobre o bem. A determinação do conteúdo da propriedade, ao contrário, dependerá de centros de interesses extraproprietários, os quais vão ser regulados no âmbito da relação jurídica de propriedade'. Em torno do direito de propriedade, de acordo com o Código Civil:
as limitações atinentes ao direito de vizinhança são impostas apenas em relação aos imóveis contíguos.
a prenotação no protocolo não garante eficácia ao título desde o momento em que é apresentado ao oficial do registro.
a aquisição da propriedade pode ser feita mediante escritura particular.
a função social da propriedade e o abuso de direito de propriedade constituem a mesma realidade jurídica.
a aquisição da propriedade por acessão pode se dar por abandono de álveo.

Vinícius comprou de Rejane um apartamento em um condomínio edilício, mas depois da imissão na posse e transcrição no registro veio a descobrir que a antiga proprietária deixou inadimplidas obrigações antigas relativas à taxa condominial, as quais o condomínio está agora exigindo de Vinícius. Sobre o caso, é correto afirmar que Vinícius:
é responsável pelo adimplemento dessas obrigações, podendo inclusive ter o próprio apartamento penhorado em caso de inadimplemento, e não tem direito de regresso em face de Rejane.
é responsável pelo adimplemento dessas obrigações, mas não pode o próprio apartamento ser penhorado em caso de inadimplemento, e ele tem direito de regresso em face de Rejane;
é responsável pelo adimplemento dessas obrigações, podendo inclusive ter o próprio apartamento penhorado em caso de inadimplemento, mas tem direito de regresso em face de Rejane;
é responsável pelo adimplemento dessas obrigações, mas não pode o próprio apartamento ser penhorado em caso de inadimplemento, nem tem direito de regresso em face de Rejane;
não é responsável pelo adimplemento dessas obrigações, que são de responsabilidade do proprietário ao tempo de seu vencimento, cabendo ao condomínio exigi-las diretamente de Rejane;

No condomínio edilício, são direitos dos condôminos, EXCETO:
participar das assembleias e votar nas deliberações, desde que estejam quites com as contribuições para as despesas.
usar as partes comuns, conforme sua destinação, desde que não exclua a utilização dos demais possuidores.
dispor das suas unidades.
fruir livremente das suas unidades.
dar a sua unidade destinação diversa da estipulada.

Assinale a alternativa correta sobre o condomínio em multipropriedade.
Ao condomínio edilício é vedado adotar o regime de multipropriedade apenas em parte de suas unidades autônomas.
O imóvel objeto da multipropriedade não se sujeita à ação de extinção de condomínio.
A transferência do direito de multipropriedade dependerá da cientificação dos demais multiproprietários, devendo ser respeitado o direito de preferência destes.
A multipropriedade se extinguirá automaticamente se todas as frações de tempo forem do mesmo multiproprietário.
A instituição da multipropriedade independe de registro do ato no Cartório de Registro de Imóveis.

O Código Civil estabelece prazos distintos para usucapião a depender da situação fática. Nesse sentido, prazo da usucapião de uma servidão exercida de modo incontestado, contínuo e aparente, mas que ainda tem pendente o registro do título é de:
10 anos.
20 anos.
2 anos.
15 anos.
5 anos.

Não é hipótese de extinção da hipoteca:
A arrematação em hasta pública.
A quitação da dívida.
A resilição unilateral pelo credor.
A destruição da coisa.
A constituição de uma segunda hipoteca sobre o imóvel.

Após o inventário e partilha de um lote, um dos herdeiros se tornou proprietário de um terreno que não tem acesso à via pública. Não obteve sucesso junto aos outros herdeiros-proprietários quanto tentou obter o direito de passar por seus imóveis. O proprietário do imóvel encravado propõe ação judicial para que possa, forçadamente, passar por um dos terrenos para ter acesso à rua.
Quanto a esta situação, assinale a alternativa correta:
O proprietário do imóvel encravado tem direito à passagem forçada por algum dos imóveis, que será judicialmente fixado de modo coercitivo.
Será constituída uma servidão administrativa de passagem, com fixação judicial de uma indenização.
Será constituída uma servidão forçada e o juiz deve fixar uma indenização equitativa em favor do imóvel serviente.
Será constituída uma servidão forçada gratuita.
O proprietário do imóvel encravado tem direito à desapropriação de parte de um dos imóveis, a ser realizada pela administração pública municipal da localidade do imóvel.

Sobre a extinção da servidão de passagem por desuso, assinale a alternativa correta:
O desuso extingue uma servidão se ocorrer o cancelamento do registro no Cartório de Registro de Imóveis 10 anos após o início do desuso.
O desuso depende da inutilidade do imóvel serviente e a servidão poderá ser extinta após 5 anos do início da inutilidade.
O desuso não extingue uma servidão até o cancelamento do registro no Cartório de Registro de Imóveis.
Configura desuso a não utilização da servidão durante 10 anos.
Configura desuso a não utilização da servidão durante 5 anos.

É direito do credor pignoratício:
A posse do trator de arado dado como garantia de dívida.
Exigir a entrega dos animais penhorados dentro do prazo de cinco dias após o registro do penhor no Cartório de Títulos e Documentos.
Vender a coisa empenhada que está sob seu poder sem a necessidade de autorização do devedor pignoratício.
A apropriação dos frutos produzidos pela coisa empenhada que se encontra em seu poder.
Receber periodicamente os frutos no caso de penhor agrícola.

A respeito da propriedade fiduciária, disciplinada no Código Civil, assinale a opção correta.
Qualquer bem móvel por natureza, durável e consumível, pode ser objeto do contrato de alienação fiduciária.
Não há óbice à efetivação da penhora do bem alienado fiduciariamente por dívidas do devedor fiduciante.
Ao terceiro não interessado que pagar a dívida garantida é permitido sub-rogar-se no crédito, tendo os privilégios do credor originário.
O credor fiduciário se transformará em proprietário do bem em caso de inadimplemento absoluto da dívida.
O devedor fiduciante pode valer-se das ações possessórias contra terceiros, mas não manejá-las contra o credor fiduciário em razão de ser eventual o direito.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A servidão proporciona utilidade para o prédio dominante, e grava o prédio serviente, que pertence a diverso dono. A respeito deste instituto do Direito Civil, é correto afirmar:
C o exercício incontestado e contínuo de uma servidão aparente por 5 anos, ainda que sem justo título aquisitivo, autoriza o interessado a registrá-la em seu nome no Registro de Imóveis, valendo-lhe como título a sentença que julgar consumada a usucapião.
B o não uso de uma servidão de passagem pelo prazo cinco anos contínuos é causa de sua extinção.
E constitui-se mediante declaração expressa dos proprietários, ou por testamento, e subsequente registro no Cartório de Registro de Imóveis.
A constituída para certo fim, a servidão pode se ampliar a outro por mero ajuste entre as partes envolvidas, dispensada qualquer formalidade adicional.
D a servidão, uma vez registrada, só se extingue, com respeito a terceiros, quando cancelada, mesmo no caso de imóvel sujeito a desapropriação.

A prática do desforço possessório, no Direito Civil:
a) É vedada expressamente pelo Código Civil.
b) Pode ser efetivada de forma legítima pelo detentor.
c) Pode ser praticada de forma legítima até 24 horas após o conhecimento da invasão.
d) Somente pode ser realizada pelo possuidor, sendo vedada ao detentor.
e) Somente pode ser realizada pelo proprietário, sendo vedada ao possuidor.

No que concerne às ações possessórias, de acordo com o Código de Processo Civil, é correto afirmar:
Quando for ordenada a justificação prévia, o prazo para o réu contestar a ação de reintegração de posse contar-se-á da intimação da decisão que deferir ou não a medida liminar.
Na pendência de processo possessório, poderão tanto o autor quanto o réu intentar ação de reconhecimento do domínio.
O possuidor tem o direito de ser mantido na posse em caso de esbulho e reintegrado no caso de turbação.
O réu poderá, na contestação, alegando que foi ofendido em sua posse, demandar a proteção possessória, mas não poderá formular pedido de indenização pelos prejuízos resultantes da turbação ou esbulho cometido pelo autor.
A propositura de uma ação possessória ao invés de outra obstará que o Magistrado conheça o pedido e outorgue a proteção legal correspondente àquela.

Franklin adquiriu um imóvel em hasta pública (leilão) que está ocupado pelo antigo proprietário que se nega a sair do bem.
A ação cabível que deve ser ajuizada por Franklin é:
ação de despejo
ação de manutenção na posse
interdito proibitório
ação reivindicatória
ação de reintegração de posse

Se uma pessoa, por meio de escritura pública devidamente registrada no cartório de registro de imóveis, conceder a outra o direito de construir em seu terreno, caracteriza-se o direito de
superfície.
habitação.
servidão.
usufruto.
uso.

Pedro e Lara, casados em regime de comunhão parcial de bens, adquiriram uma casa de 200 metros quadrados na zona urbana da cidade de Bela Vista, onde residiam com os filhos. Na constância do casamento, Pedro vai embora de casa, abandonando sua esposa e seus filhos, sem qualquer justificativa. Passados 4 anos da partida de Pedro, Lara resolve obter o título de domínio do imóvel para ter a segurança patrimonial do bem. Nesse caso, Lara pode se valer da
Nenhuma das Anteriores
usucapião familiar, devido à autorização do Código Civil para aplicar esse instituto em casos de abandono afetivo do ex-cônjuge, com prescrição aquisitiva de 3 anos.
usucapião ordinária, cabendo a Lara demonstrar a culpa de Pedro pelo abandono do lar e da tutela dos filhos, para ter reconhecido seu domínio sobre o imóvel.
usucapião ordinária, cujo domínio será adquirido por Lara, pois ela tem a posse contínua e inconteste da casa no prazo legal estabelecido e ser o imóvel seu local de moradia.
usucapião familiar, para adquirir o domínio legal do imóvel, pois a casa serve de moradia para Lara e seus filhos, e Pedro abandonou o lar.

De acordo com Gustavo Tepedino (Temas de Direito Civil. 3ª- edição. Rio de Janeiro: Renovar, 2004, pág. 317): 'A propriedade, portanto, não seria mais aquela atribuição de poder tendencialmente plena, cujos confins são definidos externamente, ou, de tal modo que, até uma certa demarcação, o proprietário teria espaço livre para suas atividades e para a emanação de sua senhoria sobre o bem. A determinação do conteúdo da propriedade, ao contrário, dependerá de centros de interesses extraproprietários, os quais vão ser regulados no âmbito da relação jurídica de propriedade'. Em torno do direito de propriedade, de acordo com o Código Civil:
as limitações atinentes ao direito de vizinhança são impostas apenas em relação aos imóveis contíguos.
a prenotação no protocolo não garante eficácia ao título desde o momento em que é apresentado ao oficial do registro.
a aquisição da propriedade pode ser feita mediante escritura particular.
a função social da propriedade e o abuso de direito de propriedade constituem a mesma realidade jurídica.
a aquisição da propriedade por acessão pode se dar por abandono de álveo.

Vinícius comprou de Rejane um apartamento em um condomínio edilício, mas depois da imissão na posse e transcrição no registro veio a descobrir que a antiga proprietária deixou inadimplidas obrigações antigas relativas à taxa condominial, as quais o condomínio está agora exigindo de Vinícius. Sobre o caso, é correto afirmar que Vinícius:
é responsável pelo adimplemento dessas obrigações, podendo inclusive ter o próprio apartamento penhorado em caso de inadimplemento, e não tem direito de regresso em face de Rejane.
é responsável pelo adimplemento dessas obrigações, mas não pode o próprio apartamento ser penhorado em caso de inadimplemento, e ele tem direito de regresso em face de Rejane;
é responsável pelo adimplemento dessas obrigações, podendo inclusive ter o próprio apartamento penhorado em caso de inadimplemento, mas tem direito de regresso em face de Rejane;
é responsável pelo adimplemento dessas obrigações, mas não pode o próprio apartamento ser penhorado em caso de inadimplemento, nem tem direito de regresso em face de Rejane;
não é responsável pelo adimplemento dessas obrigações, que são de responsabilidade do proprietário ao tempo de seu vencimento, cabendo ao condomínio exigi-las diretamente de Rejane;

No condomínio edilício, são direitos dos condôminos, EXCETO:
participar das assembleias e votar nas deliberações, desde que estejam quites com as contribuições para as despesas.
usar as partes comuns, conforme sua destinação, desde que não exclua a utilização dos demais possuidores.
dispor das suas unidades.
fruir livremente das suas unidades.
dar a sua unidade destinação diversa da estipulada.

Assinale a alternativa correta sobre o condomínio em multipropriedade.
Ao condomínio edilício é vedado adotar o regime de multipropriedade apenas em parte de suas unidades autônomas.
O imóvel objeto da multipropriedade não se sujeita à ação de extinção de condomínio.
A transferência do direito de multipropriedade dependerá da cientificação dos demais multiproprietários, devendo ser respeitado o direito de preferência destes.
A multipropriedade se extinguirá automaticamente se todas as frações de tempo forem do mesmo multiproprietário.
A instituição da multipropriedade independe de registro do ato no Cartório de Registro de Imóveis.

O Código Civil estabelece prazos distintos para usucapião a depender da situação fática. Nesse sentido, prazo da usucapião de uma servidão exercida de modo incontestado, contínuo e aparente, mas que ainda tem pendente o registro do título é de:
10 anos.
20 anos.
2 anos.
15 anos.
5 anos.

Não é hipótese de extinção da hipoteca:
A arrematação em hasta pública.
A quitação da dívida.
A resilição unilateral pelo credor.
A destruição da coisa.
A constituição de uma segunda hipoteca sobre o imóvel.

Após o inventário e partilha de um lote, um dos herdeiros se tornou proprietário de um terreno que não tem acesso à via pública. Não obteve sucesso junto aos outros herdeiros-proprietários quanto tentou obter o direito de passar por seus imóveis. O proprietário do imóvel encravado propõe ação judicial para que possa, forçadamente, passar por um dos terrenos para ter acesso à rua.
Quanto a esta situação, assinale a alternativa correta:
O proprietário do imóvel encravado tem direito à passagem forçada por algum dos imóveis, que será judicialmente fixado de modo coercitivo.
Será constituída uma servidão administrativa de passagem, com fixação judicial de uma indenização.
Será constituída uma servidão forçada e o juiz deve fixar uma indenização equitativa em favor do imóvel serviente.
Será constituída uma servidão forçada gratuita.
O proprietário do imóvel encravado tem direito à desapropriação de parte de um dos imóveis, a ser realizada pela administração pública municipal da localidade do imóvel.

Sobre a extinção da servidão de passagem por desuso, assinale a alternativa correta:
O desuso extingue uma servidão se ocorrer o cancelamento do registro no Cartório de Registro de Imóveis 10 anos após o início do desuso.
O desuso depende da inutilidade do imóvel serviente e a servidão poderá ser extinta após 5 anos do início da inutilidade.
O desuso não extingue uma servidão até o cancelamento do registro no Cartório de Registro de Imóveis.
Configura desuso a não utilização da servidão durante 10 anos.
Configura desuso a não utilização da servidão durante 5 anos.

É direito do credor pignoratício:
A posse do trator de arado dado como garantia de dívida.
Exigir a entrega dos animais penhorados dentro do prazo de cinco dias após o registro do penhor no Cartório de Títulos e Documentos.
Vender a coisa empenhada que está sob seu poder sem a necessidade de autorização do devedor pignoratício.
A apropriação dos frutos produzidos pela coisa empenhada que se encontra em seu poder.
Receber periodicamente os frutos no caso de penhor agrícola.

A respeito da propriedade fiduciária, disciplinada no Código Civil, assinale a opção correta.
Qualquer bem móvel por natureza, durável e consumível, pode ser objeto do contrato de alienação fiduciária.
Não há óbice à efetivação da penhora do bem alienado fiduciariamente por dívidas do devedor fiduciante.
Ao terceiro não interessado que pagar a dívida garantida é permitido sub-rogar-se no crédito, tendo os privilégios do credor originário.
O credor fiduciário se transformará em proprietário do bem em caso de inadimplemento absoluto da dívida.
O devedor fiduciante pode valer-se das ações possessórias contra terceiros, mas não manejá-las contra o credor fiduciário em razão de ser eventual o direito.

Prévia do material em texto

5865736218 A
05/11/2022 08:37
 
Nome: Matrícula: ________________
Disciplina: ARA0572 / DIREITO CIVIL - REAIS Data: ___ /___ /______
Período: 2022.2 / AV2 Turma: 3009
 
 
Leia com atenção as questões antes de responder.
É proibido o uso de equipamentos eletrônicos portáteis e consulta a materiais de qualquer natureza durante a realização da prova.
Boa prova.
 
 
 
 
 1. _______ de 1,00 
A servidão proporciona utilidade para o prédio dominante, e
grava o prédio serviente, que pertence a diverso dono. A respeito
deste instituto do Direito Civil, é correto afirmar:
 
C o exercício incontestado e contínuo de uma servidão
aparente por 5 anos, ainda que sem justo título aquisitivo, autoriza
o interessado a registrá-la em seu nome no Registro de Imóveis,
valendo-lhe como título a sentença que julgar consumada a
usucapião.
 
B o não uso de uma servidão de passagem pelo prazo cinco
anos contínuos é causa de sua extinção.
 
E constitui-se mediante declaração expressa dos proprietários,
ou por testamento, e subsequente registro no Cartório de Registro
de Imóveis.
 
A constituída para certo fim, a servidão pode se ampliar a
outro por mero ajuste entre as partes envolvidas, dispensada
qualquer formalidade adicional.
D a servidão, uma vez registrada, só se extingue, com respeito
a terceiros, quando cancelada, mesmo no caso de imóvel sujeito a
desapropriação.
 
2. _______ de 1,00 
A prática do desforço possessório, no Direito Civil:
 
E - Somente pode ser realizada pelo proprietário, sendo vedada ao
possuidor.
C - Pode ser praticada de forma legítima até 24 horas após o
conhecimento da invasão.
 
D - Somente pode ser realizada pelo possuidor, sendo vedada ao
detentor.
 
B - Pode ser efetivada de forma legítima pelo detentor.
 
A - É vedada expressamente pelo Código Civil.
 
3. _______ de 1,00 
No que concerne às ações possessórias, de acordo com o Código de Processo Civil, é correto afirmar:
 
Quando for ordenada a justificação prévia, o prazo para o réu contestar a ação de reintegração de posse contar-se-
á da intimação da decisão que deferir ou não a medida liminar.
 
Na pendência de processo possessório, poderão tanto o autor quanto o réu intentar ação de reconhecimento do
domínio.
 
O possuidor tem o direito de ser mantido na posse em caso de esbulho e reintegrado no caso de turbação.
 
O réu poderá, na contestação, alegando que foi ofendido em sua posse, demandar a proteção possessória, mas não
poderá formular pedido de indenização pelos prejuízos resultantes da turbação ou esbulho cometido pelo autor.
 
A propositura de uma ação possessória ao invés de outra obstará que o Magistrado conheça o pedido e outorgue a
proteção legal correspondente àquela.
 
4. _______ de 1,00 
Franklin adquiriu um imóvel em hasta pública (leilão) que está ocupado pelo antigo proprietário que se nega a sair do bem.
A ação cabível que deve ser ajuizada por Franklin é:
interdito proibitório
ação reivindicatória
ação de manutenção na posse
ação de despejo
ação de reintegração de posse
5. _______ de 1,00 
Se uma pessoa, por meio de escritura pública devidamente registrada no cartório de registro de imóveis, conceder a outra o
direito de construir em seu terreno, caracteriza-se o direito de
 
superfície.
 
habitação.
servidão.
usufruto.
 
uso.
 
6. _______ de 1,00 
(COMPERVE - 2019 - Câmara de Parnamirim - RN ¿ Procurador - Adaptada) Pedro e Lara, casados em regime de comunhão
parcial de bens, adquiriram uma casa de 200 metros quadrados na zona urbana da cidade de Bela Vista, onde residiam com
os filhos. Na constância do casamento, Pedro vai embora de casa, abandonando sua esposa e seus filhos, sem qualquer
justificativa. Passados 4 anos da partida de Pedro, Lara resolve obter o título de domínio do imóvel para ter a segurança
patrimonial do bem. Nesse caso, Lara pode se valer da
Nenhuma das Anteriores
usucapião familiar, devido à autorização do Código Civil para aplicar esse instituto em casos de abandono afetivo do
ex-cônjuge, com prescrição aquisitiva de 3 anos.
usucapião ordinária, cabendo a Lara demonstrar a culpa de Pedro pelo abandono do lar e da tutela dos filhos, para
ter reconhecido seu domínio sobre o imóvel.
usucapião ordinária, cujo domínio será adquirido por Lara, pois ela tem a posse contínua e inconteste da casa no
prazo legal estabelecido e ser o imóvel seu local de moradia.
usucapião familiar, para adquirir o domínio legal do imóvel, pois a casa serve de moradia para Lara e seus filhos, e
Pedro abandonou o lar.
7. _______ de 1,00 
(Prefeitura de Fortaleza - CE - 2016 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Analista de Planejamento e Gestão ¿ Direito ¿ Adaptada)
De acordo com Gustavo Tepedino (Temas de Direito Civil. 3ª- edição. Rio de Janeiro: Renovar, 2004, pág. 317): ¿A
propriedade, portanto, não seria mais aquela atribuição de poder tendencialmente plena, cujos confins são definidos
externamente, ou, de tal modo que, até uma certa demarcação, o proprietário teria espaço livre para suas atividades e para
a emanação de sua senhoria sobre o bem. A determinação do conteúdo da propriedade, ao contrário, dependerá de centros
de interesses extraproprietários, os quais vão ser regulados no âmbito da relação jurídica de propriedade¿.
Em torno do direito de propriedade, de acordo com o Código Civil:
as limitações atinentes ao direito de vizinhança são impostas apenas em relação aos imóveis contíguos.
a prenotação no protocolo não garante eficácia ao título desde o momento em que é apresentado ao oficial do
registro.
a aquisição da propriedade pode ser feita mediante escritura particular.
a função social da propriedade e o abuso de direito de propriedade constituem a mesma realidade jurídica.
a aquisição da propriedade por acessão pode se dar por abandono de álveo.
8. _______ de 1,00 
Vinícius comprou de Rejane um apartamento em um condomínio edilício, mas depois da imissão na posse e transcrição no
registro veio a descobrir que a antiga proprietária deixou inadimplidas obrigações antigas relativas à taxa condominial, as
quais o condomínio está agora exigindo de Vinícius.
Sobre o caso, é correto afirmar que Vinícius:
 
é responsável pelo adimplemento dessas obrigações, podendo inclusive ter o próprio apartamento penhorado em
caso de inadimplemento, e não tem direito de regresso em face de Rejane.
 
é responsável pelo adimplemento dessas obrigações, mas não pode o próprio apartamento ser penhorado em caso
de inadimplemento, e ele tem direito de regresso em face de Rejane;
é responsável pelo adimplemento dessas obrigações, podendo inclusive ter o próprio apartamento penhorado em
caso de inadimplemento, mas tem direito de regresso em face de Rejane;
 
é responsável pelo adimplemento dessas obrigações, mas não pode o próprio apartamento ser penhorado em caso
de inadimplemento, nem tem direito de regresso em face de Rejane;
não é responsável pelo adimplemento dessas obrigações, que são de responsabilidade do proprietário ao tempo de
seu vencimento, cabendo ao condomínio exigi-las diretamente de Rejane;
9. _______ de 1,00 
No condomínio edilício, são direitos dos condôminos, EXCETO:
participar das assembleias e votar nas deliberações, desde que estejam quites com as contribuições para as
despesas.
usar as partes comuns, conforme sua destinação, desde que não exclua a utilização dos demais possuidores.
dispor das suas unidades.
fruir livremente das suas unidades.
dar a sua unidade destinação diversa da estipulada.
10. _______ de 1,00 
Assinale a alternativa correta sobre o condomínio em multipropriedade.
Ao condomínio edilício é vedado adotar o regime de multipropriedade apenas em parte de suas unidades
autônomas.
O imóvel objeto da multipropriedade não se sujeita à ação de extinção de condomínio.
A transferência do direito de multipropriedade dependerá da cientificação dos demais multiproprietários, devendo
ser respeitado o direito de preferência destes.
A multipropriedade se extinguirá automaticamentese todas as frações de tempo forem do mesmo
multiproprietário.
A instituição da multipropriedade independe de registro do ato no Cartório de Registro de Imóveis.
Avaliação Digital - (AVD)
1. _______ de 1,25 
Para produzir seus efeitos reais típicos, o penhor comum deve ser registrado no:
Cartório de Protestos.
Cartório de Notas.
Registro Geral de Imóveis.
Cartório de Registro Civil.
Registro de Títulos e Documentos.
2. _______ de 1,25 
O Código Civil estabelece prazos distintos para usucapião a depender da situação fática. Nesse sentido, prazo da usucapião
de uma servidão exercida de modo incontestado, contínuo e aparente, mas que ainda tem pendente o registro do título é de
5 anos.
20 anos.
15 anos.
2 anos.
10 anos.
3. _______ de 1,25 
Não é hipótese de extinção da hipoteca:
A destruição da coisa.
A resilição unilateral pelo credor.
A constituição de uma segunda hipoteca sobre o imóvel.
A quitação da dívida.
A arrematação em hasta pública.
4. _______ de 1,25 
Assinale a alternativa correta:
Quando a anticrese recair sobre bem imóvel, este não poderá ser hipotecado pelo devedor em favor de terceiro.
O credor anticrético terá preferência sobre a indenização da desapropriação do imóvel.
O imóvel hipotecado não poderá ser dado em anticrese.
O credor anticrético não terá preferência sobre a indenização do seguro quando o prédio seja destruído.
O credor anticrético não pode arrendar o bem dado em anticrese a terceiro, pois deve ele próprio exercer a posse
direta.
 
 
 
 
 
 
 
Campus:
SANTA CRUZ
Prova Impressa em 05/11/2022 por
DANIEL TEIXEIRA DE ASSIS
 
Ref.: 5865736218 Prova Montada em 05/11/2022
5. _______ de 1,25 
Após o inventário e partilha de um lote, um dos herdeiros se tornou proprietário de um terreno que não tem acesso à via
pública. Não obteve sucesso junto aos outros herdeiros-proprietários quanto tentou obter o direito de passar por seus
imóveis. O proprietário do imóvel encravado propõe ação judicial para que possa, forçadamente, passar por um dos terrenos
para ter acesso à rua.
Quanto a esta situação, assinale a alternativa correta:
Será constituída uma servidão forçada e o juiz deve fixar uma indenização equitativa em favor do imóvel serviente.
O proprietário do imóvel encravado tem direito à passagem forçada por algum dos imóveis, que será judicialmente
fixado de modo coercitivo.
O proprietário do imóvel encravado tem direito à desapropriação de parte de um dos imóveis, a ser realizada pela
administração pública municipal da localidade do imóvel.
Será constituída uma servidão forçada gratuita.
Será constituída uma servidão administrativa de passagem, com fixação judicial de uma indenização.
6. _______ de 1,25 
Sobre a extinção da servidão de passagem por desuso, assinale a alternativa correta:
O desuso extingue uma servidão se ocorrer o cancelamento do registro no Cartório de Registro de Imóveis 10 anos
após o início do desuso.
Configura desuso a não utilização da servidão durante 5 anos.
Configura desuso a não utilização da servidão durante 10 anos.
O desuso não extingue uma servidão até o cancelamento do registro no Cartório de Registro de Imóveis.
O desuso depende da inutilidade do imóvel serviente e a servidão poderá ser extinta após 5 anos do início da
inutilidade.
7. _______ de 1,25 
É direito do credor pignoratício:
Receber periodicamente os frutos no caso de penhor agrícola.
A apropriação dos frutos produzidos pela coisa empenhada que se encontra em seu poder.
A posse do trator de arado dado como garantia de dívida.
Vender a coisa empenhada que está sob seu poder sem a necessidade de autorização do devedor pignoratício. 
Exigir a entrega dos animais penhorados dentro do prazo de cinco dias após o registro do penhor no Cartório de
Títulos e Documentos. 
8. _______ de 1,25 
(CESPE - 2013 - TRF 1ª REGIÃO - Juiz Federal) A respeito da propriedade fiduciária, disciplinada no Código Civil, assinale a
opção correta.
O devedor fiduciante pode valer-se das ações possessórias contra terceiros, mas não manejá-las contra o credor
fiduciário em razão de ser eventual o direito.
Ao terceiro não interessado que pagar a dívida garantida é permitido sub-rogar-se no crédito, tendo os privilégios
do credor originário.
O credor fiduciário se transformará em proprietário do bem em caso de inadimplemento absoluto da dívida.
Qualquer bem móvel por natureza, durável e consumível, pode ser objeto do contrato de alienação fiduciária.
Não há óbice à efetivação da penhora do bem alienado fiduciariamente por dívidas do devedor fiduciante.

Mais conteúdos dessa disciplina