Buscar

AVALIAÇOES MENSAL- mkt- canais de distribuição

Prévia do material em texto

Escola Estadual de Ensino Médio
Decreto n°01, de 03/01/2014, publicado em 04/01/2014 e retificado em 07/01/2014 – Portaria n°1519/201
 Av. Heródoto Ferreira Pontes, 137 – Tiradentes – Tupaciguara-MG – CEP 38.480-000 – Fone:34-3281-6767
e-mail: escola.361305@educacao.mg.gov.br
	TECNICO DE MKT– MODULO II – 2º BIMESTRE – CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO 
	PROFESSORA: Francyelle Matias Siqueira
	ALUNO(A):
	VALOR: 5,0 DATA: 
TEXTO DE APOIO:
Franquia empresarial é o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços.
Eventualmente, também pode compreender o direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.
Temos então:
Franqueador: aquele que detém a marca, tecnologia, patente e conhecimentos específicos de negócios, e que os disponibiliza, parcial ou totalmente, mediante sistema de franquia, para o franqueado.
Franqueado: aquele que aceita utilizar, mediante remuneração ao franqueador, a oferta específica do franqueador para utilizá-lo em seu negócio próprio.
Através da Lei 13.966/2019, publicada no Diário Oficial da União de 27.12.2019, foram estabelecidas as regras sobre o sistema de franquia empresarial e revogada a Lei nº 8.955, de 15 de dezembro de 1994 (norma anterior da Lei de Franquia).
Os contratos de franquia obedecerão às seguintes condições:
I – os que produzirem efeitos exclusivamente no território nacional serão escritos em língua portuguesa e regidos pela legislação brasileira;
II – os contratos de franquia internacional serão escritos originalmente em língua portuguesa ou terão tradução certificada para a língua portuguesa custeada pelo franqueador, e os contratantes poderão optar, no contrato, pelo foro de um de seus países de domicílio.
As partes poderão eleger juízo arbitral para solução de controvérsias relacionadas ao contrato de franquia.
A nova Lei entra em vigor após decorridos 90 (noventa) dias de sua publicação oficial, ou seja, a partir de 26.03.2020.
QUESTÃO 1: (VALOR 1,5 PTS) 
Acerca do contrato de franquia, assinale a opção correta.
a) A legislação brasileira confere tratamento detalhado ao contrato de franquia, sendo nela estabelecido, expressamente, o rol dos direitos e deveres do franqueador e do franqueado.
b) A falta da prévia circular de oferta de franquia torna nulo, de pleno direito, o contrato de franquia.
c) O contrato de franquia pode ser verbal, tendo, neste caso, efeito apenas entre as partes.
d) Para produzir efeitos perante terceiros, o contrato de franquia deve ser registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI)..
QUESTÃO 2: (VALOR 1,5 PTS) 
O contrato de franquia deve ser escrito e assinado na presença de duas testemunhas,
a) dispensando o seu registro..
b) sendo obrigatório o seu registro perante o Cartório de Registro de Títulos e Documentos.
c) dispensado o seu registro e, facultativamente, precedido da Circular de Oferta de Franquia.
d) podendo ser dispensada a Circular de Oferta de Franquia, desde que tal condição esteja expressamente ajustada.
QUESTÃO 3: (VALOR 2,0 PTS) 
Marque a melhor opção que identifica o que é Franchising?
A- é uma estratégia para a distribuição e comercialização de produtos e serviços. É um método seguro e eficaz para as empresas que desejam ampliar suas operações com baixo investimento, representando, por outro lado, uma grande oportunidade para quem quer ser dono de seu próprio negócio.
B- é uma estratégia para a distribuição e comercialização de produtos e serviços. É um método seguro e eficaz para as empresas que desejam ampliar suas operações com alto investimento, representando, por outro lado, uma grande oportunidade para quem quer ser dono de seu próprio negócio.
C- é uma estratégia para a comercialização de produtos e serviços. É um método seguro e eficaz para as empresas que desejam ampliar suas operações com baixo investimento, representando, por outro lado, uma grande oportunidade, por outro lado, um grande risco.
D- é uma estratégia apenas para a distribuição de produtos e serviços. É um método seguro e eficaz para as empresas que desejam ampliar suas operações com baixo investimento, representando, por outro lado, uma grande oportunidade para quem quer ser dono de seu próprio negócio.
E- é uma estratégia para a distribuição e comercialização de produtos e serviços. É um método seguro e eficaz para as empresas que desejam ampliar suas operações com baixo investimento, representando, por outro lado, um grande risco.

Continue navegando