Buscar

APOL LIBRAS (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“O alfabeto manual, utilizado para soletrar manualmente as palavras (também referido como soletramento digital ou datilologia), é apenas um recurso utilizado por falantes da língua de sinais. Não é uma língua, e sim um código de representação das letras alfabéticas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GESSER, Audrei. LIBRAS? Que língua é essa?: Crenças e preconceitos em torno da Língua de Sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. p. 28.
De acordo com os conteúdos do texto-base A classificação indicativa na Língua de Sinais, assim como as letras do alfabeto, os números são também representados por meio de sinais na Libras (Língua Brasileira de Sinais). Observe os números sinalizados em libras e marque a alternativa que corresponde à sequência correta.
	
	A
	7 – 6 – 2 – 3 – 4 – 7 - 9
	
	B
	2 – 6 – 1 – 3 – 4 – 2 - 9
	
	C
	2 – 6 – 1 – 4 – 3 – 7 – 9
	
	D
	7 – 9 – 1 – 4 – 3 – 2 - 9
	
	E
	2 – 6 – 2 – 4 – 3 – 7 – 9
“Se por um lado vemos a busca do conhecimento sobre os processos intelectuais, o pensamento e a linguagem dos surdos, por outro, vemos a necessidade de contextualizá-los numa esfera psicossocial, fundamental para o seu processo de formação como indivíduo. Isto posto, torna-se claro que não é possível discutirmos temas como linguagem e cognição sem refletirmos sobre as influências que estas pessoas sobrem no meio em que vivem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEVY, Cilmara Cristina Alves da Costa; SIMONETTI, Patrícia. O surdo em si maior. São Paulo. Editora Roca, 1999. p. 67.
Sobre as interações entre crianças e adultos e as primeiras aprendizagens das crianças surdas, tendo em vista os conteúdos do texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda, analise as afirmativas abaixo:
I. Os conjuntos de sinais visuais, como o sorriso e a expressão dos olhos e da face, adquirem para as crianças uma importância equivalente à da voz.
II. No escuro a criança surda fica completamente isolada, porque, além de não poder ouvir, não tem mais a referência visual.
III. A criança surda esta privada da riqueza produzida pela voz humana em relação ao ritmo, intensidade, melodia e entonação, mas aprendem pelas expressões faciais e movimentos.
IV. As interações emocionais da criança surda são a base não apenas da cognição, mas da maioria das capacidades intelectuais de uma criança.
V. A criança surda, tal qual a qualquer outra criança sem deficiência auditiva, em um ambiente escuro, não perde experiências significativas dentro de um contexto predominantemente oral-auditivo.
Sobre as afirmativas, assinale a alternativa correta:
	
	A
	São corretas as afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	B
	São corretas as afirmativas I, III e V, apenas.
	
	C
	São corretas as afirmativas III, IV e V, apenas.
	
	D
	São corretas as afirmativas I, II, IV e V, apenas.
“A educação especial viveu profundas transformações durante o século XX. Impulsionada pelos movimentos sociais que reivindicavam mais igualdade entre todos os cidadãos e a superação de qualquer tipo de discriminação, incorporou-se, aos poucos, ao sistema educacional regular e buscou fórmulas que facilitassem a integração dos alunos com alguma deficiência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CEZAR, Coll; MARCHESI, Alvaro; PALACIOS, Jesús e colaboradores: Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 15. 
Considerando os conteúdos abordados no texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda, o qual apresenta a concepção vygotskiana sobre os dois tipos de aprendizado que ocorrem na criança (inter-relacionamento entre os conceitos científicos e os conceitos espontâneos, ou seja, a relação entre o aprendizado e o desenvolvimento mental da criança), assinale a alternativa que apresenta como os referidos tipos são vistos:
	
	A
	O desenvolvimento é visto como um processo simples, e o aprendizado independe das leis naturais e não segue intervenção dos fatores culturais.
	
	B
	O desenvolvimento é visto como um processo de maturação sujeito às leis naturais, e o aprendizado como a utilização das oportunidades criadas pelo desenvolvimento.
	
	C
	O desenvolvimento é visto como um processo de maturação, e o aprendizado é visto como algo que ignora fatores externos para o desenvolvimento da aprendizagem.
	
	D
	O desenvolvimento é visto de maneira simples, e o aprendizado é um processo de atividades que não dependem de critérios pedagógicos.
	
	E
	O desenvolvimento é visto de maneira aculturada, e o aprendizado é baseado em disciplinas informais.
“A surdez ou uma deficiência auditiva é qualquer alteração produzida tanto no órgão da audição como na via auditiva. A classificação mais habitual do ponto de vista médico foi feita em função do lugar onde se localiza a lesão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COLL C.; MARCHESI A.; PALACIOS J. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 172.
Levando em consideração o conteúdo do texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda, a perda auditiva pode ser classificada quanto aos tipos e graus. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
1. Surdez tipo condutiva.
2. Surdez tipo sensório-neural.
3. Surdez tipo mista.
4. Grau de perda auditiva - hipoacústicos.
5. Grau de perda auditiva - surdos.
(  ) Incluem-se nesse grupo pessoas que adquirem a linguagem de comunicação somente por meio de processos psicopedagógicos adequados e de técnicas altamente especializadas. Surdos que apresentam perda auditiva de grau severo ou profundo.
(  ) As crianças deste grupo adquirem normalmente a linguagem em seu meio familiar e social, frequentando escolas comuns juntamente com ouvintes; apresentam perda leve, moderada ou acentuada.
(  ) Perda auditiva proveniente de patologias na orelha externa e/ou média, sendo, na maioria das vezes, passíveis de tratamentos medicamentosos e ou/cirúrgico.
(  ) Perda auditiva afeta a audição tanto na orelha externa quando na orelha interna, apresentando uma surdez de condução e ao mesmo tempo surdez sensório neural.
(   ) Perda auditiva irreversível, pois atinge as células neurais, que, quando lesionadas, não se regeneram. Localiza-se na orelha interna e/ou no nível central.
Agora, marque a sequência que apresenta a sequência correta:
	
	A
	4 – 2 – 3 – 1 – 5
	
	B
	1 – 3 – 5 – 4 – 2
	
	C
	2 – 3 – 5 – 4 – 1
	
	D
	1 – 4 – 5 – 2 – 3
	
	E
	5 – 4 – 1 – 3 – 2
“A deficiência auditiva (DA), segundo Ceschin e Roslyng-Jensen [...], é definida como sendo a perda da habilidade de ouvir, que pode ser causada por qualquer alteração que fuja da normalidade no processo de audição, seja qual for a causa, tipo e intensidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOSCOLO, C. C.; JARDIM, F. V. S.; MARTINS, K. V. O.; GALDINO, M. C.; GATTI, V. I. C. S. O deficiente auditivo em casa e na escola. São José dos Campos: Pulso; 2005. p. 17.
De acordo com o texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda quanto ao tipo, a perda auditiva pode ser classificada em:
	
	A
	Total e parcial.
	
	B
	Condutiva, sensório neural e mista.
	
	C
	Total, parcial e intermediária.
	
	D
	Pré-natal e perinatal.
	
	E
	Surda e ouvinte.

Continue navegando