Buscar

Maloclusão Associada ao Desenvolvimento da Oclusão e a Ortodontia Interceptiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Maloclusão Associada ao Desenvolvimento da Oclusão e a Ortodontia Interceptiva
A maloclusão tem fator HEREDITOAMBIENTAL, quanto maior a influência ambiental em detrimento da influência genética, maior a possibilidade de prevenção, melhor prognóstico de correção e maiores as chances de estabilidade pós-tratamento, desde que a causa seja eliminada.
TIPO FACIAL: 
Mesofacial: altura da face =largura= profundidade
Braquifacial: largura=profundidade>altura
Dolicofacial: altura=profundidade>largura
Obs.; Contrariamente ao padrão facial, a região dentoalveolar é altamente influenciável pelos hábitos e pelo tratamento ortodôntico empregado.
DISCREPÂNCIA DE ENTRE TAMANHO DOS DENTES E TAMANHO DO OSSO:
A presença da diferença de tamanho dos dentes e osso pode levar a presença de diastema (discrepância de modelos positiva) ou apinhamentos (discrepância negativa). Podendo estar relacionadas à anomalias de número e tamanho.
DISTÚRBIOS DE IRRUPÇÃO:
Irrupção com direção incorreta ou ectópica.
A maior causa dos distúrbios de irrupção estão relacionados a hereditariedade. Muitas vezes por causar um desequilíbrio na oclusão provoca doenças periodontais.
INFRAOCLUSÃO DE MOLARES DECÍDUOS:
A infraoclusão está relacionada a anquilose , pode levar a perda do perímetro do arco, suprairrupção do dente antagonista, impactação dos dentes sucessores e favorecimento de problemas relacionados cáries e problemas periodontais.
MALOCLUSÃO ASSOCIADA AO DESENVOLVIMENTO DA OCLUSÃO E A ORTODONTIA INTERCEPTIVA
Hábitos e características que influenciam no desenvolvimento anormal da oclusão: sucção nutritiva, sucção não nutritiva, respiração bucal, deglutição atípica, interposição lingual e perda precoce dos dentes decíduos. (os hábitos deletérios devem cessar até o 4 ano de vida).
MORDIDA ABERTA NA DENTADURA MISTA –hábitos de sucção (tríade de graber- intensidade e gravidade do caso) antes do 4 anos é possível autocorreção quando o hábito é cessado. Paciente com hábito de sucção tem como característica mordida aberta mais arredondada e pode estar relacionado a mordida cruzada posterior.
MORDIDA CRUZADA POSTERIOR NA DENTADURA MISTA- pode ser classificada em dentária, muscular ou funcional, óssea. Pode estar relacionada à aspectos ambientais (hábitos deletérios) e genéticos (padrão de crescimento).
MORDIDA CRUZADA ANTERIOR DA DENTADURA MISTA- pode ter origem esquelética ou dentária. Para o diagnóstico diferencial, deve-se manipular a mandíbula em relação cêntrica e conferir a relação molar e do trespasse anterior.

Continue navegando