Buscar

AD2 EDUCAÇÃO INCLUSIVA E COTIDIANO ESCOLAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD Avaliação à distância 2 (AD2) – 2022-2
Disciplina: Educação Inclusiva e Cotidiano Escolar 
Coordenadora: Prof.ª Drª. Rosana Glat
Aulas referência:
Aula 7: Inclusão escolar de alunos com transtornos do espectro autista
Aula 8: Inclusão escolar de alunos com deficiência auditiva /surdez
Orientações:
1. Importante que cada resposta não ultrapasse 10 linhas
1. Responda as questões com suas próprias palavras, caso cite algum elemento dos textos da disciplina e/ou internet é necessário fazer referência.
I ) De acordo com a Aula 7 : 
“Alunos com transtornos do espectro autista destacam-se, no público-alvo da Educação Especial, por apresentar um padrão de comportamento bastante peculiar, bem diferente de seus colegas da mesma faixa etária. Esta sua maneira de ser no mundo, por assim dizer, prejudica em muita sua aprendizagem, desenvolvimento e relacionamento social, de modo geral”
1. Imagine que você é professor(a) de uma turma de Educação Infantil, em que ingressou um aluno com autismo. Descreva e exemplifique, pelo menos três (03) dessas características apresentadas por este aluno. 
R: Com a chegada deste novo aluno que é autista a turma e os profissionais da sala precisaram se adaptar a ele, assim como ele ao novo ambiente. Foi verificado algumas características no aluno como: falta de contato visual ( com os profissionais e outros alunos),falta de interação com outros alunos (só brinca sozinho), agitação/inquietação, também foi verificado que o novo aluno gosta muito costuma de fazer batuques em qualquer lugar ou em objetos que estejam disponíveis.
1. Destaque três (3) habilidades / comportamentos que gostaria de trabalhar com esse aluno no contexto da turma para possibilitar sua inclusão e desenvolvimento, e como poderia trabalhar com ele para alcançar esses objetivos.
R: A rodinha é muito proveitosa porque o aluno vai poder aprender seu nome e dos amigos (fazer a interação), além de cantar. Como é um aluno que gosta muito de batuques a bandinha com instrumentos selecionados (música e toques de instrumentos) podem facilitar sua interação e controlar sua inquietação/agitação controlando seu corpo através da música e dança, além da contação de histórias que é importante para trabalhar através de imagens estimular sua linguagem , habilidades e brincadeiras .
 	 
II) De acordo com a Aula 8:
Conforme mencionado, até recentemente os métodos oralistas predominavam na educação de surdos. Porém, nas últimas décadas a língua de sinais vem sendo cada vez mais reconhecida como um meio de comunicação natural e primordial entre estes indivíduos. Entretanto, não se pode negar que a falta de comunicação oral na língua predominante é uma grande barreira para inclusão social e escolar da pessoa surda. Sendo assim, tem ganhado proeminência uma nova alternativa educacional denominada de bilinguismo.
1. Explique, com suas palavras, em que consiste a proposta de bilinguismo para educação de surdos
R: Para uma comunicação plena dos surdos se defende a apendizagem através do bilinguismo assim o aluno terá o conhecimento de duas língas, a linguagem de sinais e do portugês oficial tendo uma melhor oportunidade de comunicação/oralização e interação na sociedade.No bilinguismo a intenção é que o surdo consiga desenvolver,leitura ,escrita e pensamento em duas linguagens diferentes garantindo sua comunicação em qualquer local que se encontre.
1. Imagine que você é diretor(a) de uma escola em que ingressaram alguns alunos surdos. Quais seriam algumas das ações que você implementaria para melhor propiciar a inclusão e aprendizagem desses alunos?
R: Na chegada do aluno surdo a unidade escolar deverá oferecer palestras informativas a todos os profissionais /responsáveis e alunos ( dependendo da faixa etária) porque nem todos sabem como lidar com alunos nesta condição, adaptar o planejamento pedagógico para que as atividades possam contemplar este aluno, buscar um curso de libras para todos os educadores e se possível conseguir um intérprete de libras que acompanhará as aulas .Nas reuniões de responsáveis mostrar a importância da inclusão não só no papel mais em sala de aula e que todos podemos de alguma colaborar para que isto ocorra.

Continue navegando